- Por onde passa?3.160 plays
- Signo de Câncer1.472 plays
- Hermético1.301 plays
- Afastaria879 plays
- Onde se escondeu?2.607 plays
- Aceita?20.854 plays
Comunidade
Comentários
Release
Sabará estréia com disco leve e inspirado.
Dez anos após estrear em festivais universitários no Rio, o cantor e compositor Sabará lança em outubro seu primeiro disco. No álbum homônimo - disponível para audição no MySpace e no Palco MP3 - o carioca apresenta dez composições próprias, costuradas com coerência pelo produtor Christiaan Oyens. Um registro despretensioso, pontuado por canções inspiradas, como Por Onde Passa?, Acordei? e Afastaria.
Sabará gravita em torno do amor, assunto recorrente no repertório - que pode surgir como lamento ou reflexão - em Hermético - ou como sinônimo de leveza - em Aceita? ou na platônica O Atraso dos Ponteiros. Há espaço ainda para digressões filosóficas. 'Saberás dizer por que estamos aqui?', questiona o compositor nos versos da esperançosa faixa-título, que abre o disco oportunamente, desvendando um artista contemporâneo.
Produtor experiente, Oyens - que assinou álbuns de Lulu Santos e parcerias como Catedral e Enquanto Durmo, com Zélia Duncan - aceitou o convite para dirigir as gravações de Sabará, após ouvir o EP Pra Fazer Bagunça, em 2006. No disco, além da produção, ele assina alguns vocais e arranjos de guitarra e violão. Participam ainda do registro Fabrício Matos, Dunga e Natália Terra - que apresenta felizes performances no violoncelo.
Sem esconder suas influências - que vão de Paralamas e Titãs a Moska e Arnaldo Antunes - Sabará tinge seu universo pop com cores urbanas. Carioca, ele explora, inclusive, imagens da Cidade Maravilhosa na curiosa Onde se Escondeu?. 'Num jogo no Maraca? No Cristo a rezar? Largaste o meu amor pro Rio apreciar?'
Esboçando pequenos passos no mercado, o cantor prepara um espetáculo para outubro. Na capital fluminense, claro.
(CYRO SALGADO - jornalista e pesquisador musical - resenha publicada no sítio PalcoBR em 18/09/2008).