Comentários
Release
Os 30 Valentes de Davi
Inúmeras foram as vitórias do rei Davi contra os inimigos de Israel.
Sempre à testa do exército, só registrava vitórias e conquistas, traduzindo-se estas em terras, homens e tesouros.
Mas, como conseguia Davi tantas vitórias? De onde lhe vinha a força e o auxílio para ser sempre vencedor?
Bem, primeiramente, de Deus, como ele próprio declara no Salmo 121: ?Elevo os meus olhos para os montes. De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra?.
Em segundo lugar dos guerreiros que o cercavam. Parece que a Palavra de Deus já queria prestar homenagem a esses bravos soldados, que repetidamente foram chamados de ?valentes?. É só percorrer os livros de Samuel, I e II Reis e I e II Crônicas para se comprovar essa realidade.
Em inúmeras ocasiões os seus ?valentes? acorreram para defendê-lo, como narra Samuel, em seu Segundo livro, no capítulo 16: ?Atiravam pedras contra Davi e contra todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valentes estavam à direita e à esquerda do rei?.
Também em diversas ocasiões os ?valentes? alertaram o rei sobre perigo iminente, como na passagem de II Samuel 17:16: ?Agora, pois, mandem avisar depressa a Davi para que não passe esta noite nos vaus do deserto, mas vá, sem demora, ao outro lado, para que não seja destruído o rei e todo o povo que com ele está?.
Um exército tem que estar bem preparado. Os soldados devem estar treinados e prontos para a guerra. Veja esta passagem de I Crônicas 12:1-2: ?... estes eram dos valentes que o ajudavam na guerra. Tinham por arma o arco e usavam tanto da mão direita como da esquerda em arremessar pedras com fundas e em atirar flechas com o arco?.
Sem querer prolongar esta narrativa, os que cercavam Davi eram ?homens valentes, homens de guerra para pelejar, armados de escudo e lança. Seu rosto era como de leões, e eram eles ligeiros como gazelas sobre os montes?.
E o texto termina por enumerar os principais entre eles, finalizando a narrativa assim: ?O menor valia por cem homens, e o maior, por mil. São estes os que passaram o Jordão no primeiro mês, quando ele transbordava por todas as suas ribanceiras, e puseram em fuga a todos os que habitavam nos vales, tanto no oriente como no ocidente?.
Observe agora a declaração incondicional de Amasai ? um dos chamados ?cabeça de trinta homens?: ?Nós somos seus, Davi, e com você estamos, filho de Jessé! Paz, paz seja com você! E paz com os que o ajudam! Porque o seu Deus o ajuda?.