Comunidade
Comentários
Release
Natural de União dos Palmares - Alagoas, concluiu o antigo curso secundário no Ginásio Santa Maria Madalena, no mesmo município, de onde se transferiu para residir em Maceió, capital de Alagoas, a fim de continuar seus estudos. Após concluir o curso de Eletrotécnica, na antiga Escola Técnica Federal de Alagoas — ETFAL —, atualmente IFAL (Instituto Federal de Alagoas), estagiou e prosseguiu trabalhando na empresa Telecomunicações de Alagoas S. A. - TELASA, tendo permanecido até a sua aposentadoria. Técnico Sênior na área de telecomunicações, os últimos quinze anos nesta empresa foram dedicados à área de informática, onde encontrou a fonte de inspiração para estudar incansavelmente o programa de notação musical FINALE, amigo inseparável de todas as horas, desde o ano de 2005.
Após iniciar os estudos básicos de música na antiga ETFAL, com o lendário professor Manoel Leandro Simplício — o Mestre MANUCA —, in memoriam, José Gomes Brandão optou pelo trompete que era o seu instrumento predileto, seguido pelo violão.
Músico, compositor, cantor e arranjador, participou de vários "Conjuntos Pops", na década de 1970/80, e foi trompetista da extinta Orquestra Filarmônica de Alagoas, fundada e mantida pela FUNTED (Fundação Teatro Deodoro), em Maceió. Foi também um dos fundadores do Grupo Chorinho Novo, nos idos de 1977, onde tocava violão de 6, posteriormente de 7 cordas. Entre os anos de 1971 e 1985, participou de várias Orquestras de Frevos. Teve, ainda, atuação permanente em Festivais Universitários, ou defendendo suas músicas, ou como jurado em algumas apresentações, além de compartilhar dos movimentos estudantis, no início da década de 1980, culminando com apresentações pelas DIRETAS JÁ.
A música é a única arte que traduz o sabor da vida em toda sua completude.
JG BRandão