Comentários
Release
Compositora, bailarina e não somente cantora, mas uma verdadeira intérprete, Aila Menezes deu início a sua trajetória artística a partir dos cinco anos no seu contato com a dança, através do ballet
clássico, uma das suas paixões.
Dona de um visual de registro extremamente brasileiro, repleto de personalidade, cores e brilho, a artista é possuidora de uma musicalidade que, por onde passa emociona. Aos sete anos descobriu que sabia cantar e o contato com a arte desde muito cedo, foram as maiores influencias para a escolha do canto como profissão: “A dança me fazia feliz, mas a música me fazia voar” (Aila Menezes).
A cantora realizou trabalhos como backing vocal do artista Carlinhos Brown, onde acompanhou o artista em turnês internacionais pela Europa e EUA.
Liderou a banda Groove de Saia, um diferencial na música baiana, tendo como principal característica o talento feminino no universo do pagode.
ImagemEm 2013, a artista participou da audição às cegas, na 2ª Edição do Programa The Voice Brasil e integrou o Time Carlinhos Brown, tendo seu trabalho apresentado ao grande público a nível nacional. Nas apresentações, Aila destacou-se nos quesitos: voz, personalidade, performance e figurino, conquistando a simpatia do público. Aila também apresentou seu talento no Caldeirão do Huck, no quadro “Cante Outra Vez”, ambos programas da Rede Globo.
Em 2014, Aila foi convidada para homenagear a artista Alcione no evento onde a mesma recebeu o Titulo de Cidadã Soteropolitana na Câmara dos Vereadores em Salvador - BA. Ainda neste mesmo ano por ser apaixonada pelo samba, e ter Alcione como uma das suas grandes referencias, Aila, decide homenagear a cantora com o projeto “Aila Menezes Canta Alcione”, onde lotou as casas de eventos por onde passou inclusive o Teatro Eva Herz por duas vezes consecutivas.
Ainda em 2014, a cantora teve o prazer de realizar o show “Aila Menezes canta Bethânia”, um projeto especial onde Aila homenageia a cantora que completa, em 2015, 50 anos de vida artística. Este show contou com a presença de Irene Veloso, irmã da cantora homenageada, a qual convidou Aila a participar de um evento em Santo Amaro da Purificação.
E foi neste evento que Aila teve a oportunidade de cantar para Maria
Bethânia, Caetano Veloso e Alcione. Momento este, memorável em sua carreira, poder cantar para artistas que são representantes da raiz
musical do nosso país.
Aila também Integrou o grupo Cabeça de Nós Todos, o que resultou num CD em parceria com a artista Daniela Mercury, no qual Aila participa como interprete e compositora em diversas canções, em especial “Alma Feminina” e “Como Rei Mandar” juntamente com seu parceiro musical Mikael Mutti, diante a repercussão do CD as obras concorreram ao Grammy Latino Americano na categoria POP 2015
A nível internacional, Aila Menezes compôs a música “A Festa do Gol” para a Copa do Mundo, em parceria com a dupla venezuelana Pucho y Tucutu e Mikael Mutti. A música foi utilizada como tema da Copa do Mundo na principal emissora de TV da Venezuela, a “Meridiano Televisión”.
A cantora assinou, também juntamente com Mikael Mutti, a composição da música “Raiz Brasileira” no álbum "Magic“ do artista Sérgio Mendes. Nesse disco, Sergio reúne vários cantores mundialmente renomados como: Will.I.am, John Legend, Ana Carolina, Maria Gadú, Milton Nascimento, Carlinhos Brown, e Gracinha Leporace que divide uma faixa do CD com Aila. O álbum “Magic”, também concorreu ao Grammy na Categoria World Music 2015.
Outro projeto idealizado pela artista é o “Noite da Styllosa”, onde todos embarcam na fusão da música percussiva com música eletrônica. Trata-se de um projeto audacioso e futurista, que envolve a mistura de diversos ritmos, apresentando características visuais e conceituais, inspirada no Grupo Dzi Croquettes sucesso na década de 70, famoso pelo visual andrógino e psicodélico.
Em 2015, Aila pretende disseminar pelo Brasil, Europa e EUA através do seu novo projeto “Raiz Brasileira” a diversidade rítmica cantando e interpretando canções dos artistas como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethania, Carmen Miranda, Gonzaguinha, Elis Regina e muitos outros interpretes não menos importantes, além de algumas composições de sua autoria que nos emociona e também nos faz dançar.