Comentários
Release
Criada originalmente em meados da década de 80 o grupo Asas Livres carregava predominantemente em seu repertório o Axé, Reggae e Lambada, e só no início dos anos 90 a banda inovou, tomando um rumo totalmente diferente do ritmo que até então apresentara, migrando paro o romantismo (seresta), uma reformulação, que mais tarde, revolucionaria a música não só na Bahia, como no Brasil, substituindo a bateria por um keyboard (teclado de ritmo programável), acompanhado da guitarra e abolindo os outros instrumentos, o que mais tarde deu origem a um dos ritmos mais tocados da atualidade.
Com ênfase no romântico, porém com uma, “pancada nova”, conforme definiu seu fundador Jailton Barbosa, inspirando nos ritmos latinos, no Carimbó e nas Lambadas, conquistou de imediato o público jovem, que incrementou o ritmo com uma forma diferente de dançar, onde passos de seresta, lambada e swing baiano deram sensualidade ao ritmo recém criado. Essa mistura de ritmos e danças, aliada a batida marcante do teclado de ritmos, consagrou esse novo movimento musical, mais tarde batizado por um dos seus vocalistas, no antigo mercado cultural já na cidade de Candeias com o nome de ARROCHA DO ASAS LIVRES.
Ritmo marcante com uma dança sensual, assim ficou conhecido o ARROCHA DO ASAS LIVRES, mais tarde batizado como simplesmente com o nome de ARROCHA, já preparando-se para gravar o primeiro CD de arrocha do Brasil. O sucesso foi instantâneo e logo surgiram convites para apresentação em grandes eventos na região metropolitano de Salvador.
Teve seu primeiro CD lançado em 2001, intitulado Voando até Você, emplacou vários sucessos como “Tudo Azul”, “Quero ser feliz” e “Arrocha”, ganhando o disco de Ouro (mais de 100.000 cópias vendidas).
Após participar dos principais programas de Tv do Brasil, o grupo Asas Livres ganhou repercussão nacional, fazendo shows em todo o Norte-nordeste do País.
No ano Passado o Grupo gravou seu DVD em salvador com recorde de público, mais de 20 mil pessoas foram conferir o espetáculo que hoje já conta com quase 3 milhões de visualizações no YouTube, no qual estourou o hit “Cd’s e Livros”, que até hoje é sucesso onde quer que seja tocado.
Com sua linha de frente composta por Jailton Barbosa, o seu fundador, conhecido como Jai. Além de sua voz principal, Alan Delon, dono dos agudos mais emocionantes dos shows, que embala os maiores sucessos do grupo. O Cantor Léo Rios é a terceira voz que vem complementar o repertório, com suas características mais jovial e despojada, este interpreta hits mais modernos e atualizados responsável pelos momentos mais descontraídos da apresentação que alega a todos os públicos.
Com o hit recém-lançado nas rádios baianas, “A gente só dá valor depois que perde”, o grupo já segue com sua nova Turnê a todo vapor e com agenda lotada.