Comentários
Release
Eram os Deuses Astronautas???
Astronauta Discos é um selo fonográfico independente criado para lançar CDs considerados %u201Coutsiders%u201D, ou seja: discos fora dos padrões das ´majors´, ou que causam surpresa por oferecer um conteúdo artístico diferente.
Sob a direção artística do ex-gerente de produtos nacionais da Polygram, Leonardo Rivera (que contratou artistas como Farofa Carioca, Squaws e Júpiter Maçã, entre outros), iniciou suas atividades em novembro de 1999 ao estabelecer parceria de distribuição e vendas com a multinacional então líder de mercado na indústria fonográfica brasileira, a Universal Music.
O primeiro contrato foi com a banda carioca chamada Autoramas, lançada em 2000 no CD de estréia %u201CStress, Depressão & Síndrome do Pânico%u201D, produzido pelo conceituado Carlo Bartolini (que também produziu Charlie Brown Jr., Sepultura, Ultraje a Rigor, Rumbora, Sheik Tosdado, o último álbum dos Paralamas do Sucesso e algumas faixas do último disco solo de Herbert Vianna).
Os hits dos Autoramas, %u2018Fale Mal de Mim%u2019 e %u2018Carinha Triste%u2019, emplacaram nas rádios alternativas e horários direcionados a novas bandas em emissoras como 89 FM (SP), Cidade (RJ) e Atlântida (RS). Realizamos um coquetel para imprensa com show para o lançamento do selo e do álbum no espaço Universal Up (para shows e gravações, localizado dentro da sede da Universal, na Barra da Tijuca, RJ), com a presença de formadores de opinião como Anna Buttler (Diretora de Relações Artísticas da MTV) e artistas ilustres que foram apoiar a iniciativa, como Dado Villa Lobos e Bi Ribeiro, entre diversos outros.
Já em 2001 lançamos %u201CVida Real%u201D, segundo CD da banda, com versões das músicas %u201CAquela%u201D, da extinta banda underground de Brasília Little Quail And The Mad Birds, lançada no início dos anos 90 pelo selo Banguela/Warner, dirigido pelos Titãs. Little Quail and The Mad Birds foi idealizada pelo mesmo idealizador do Autoramas, o vocalista e guitarrista Gabriel Thomaz %u2013 também parceiro de Rodolfo Abrantes (Rodox, ex-Raimundos) e compositor de uma música no último álbum do Ultraje a Rigor. Autoramas também regravou %u201CVocê Não Soube Me Amar%u201D, da Blitz.
Nesse mesmo ano, a Astronauta contratou a banda de pop/surf carioca Mr. Sombra.
Com público fiel e quase dez anos de carreira no underground, Mr Sombra chegou a ser a atração principal num show aberto pelos até então desconhecidos mineiros do Skank, além de show de abertura para os australianos da banda Spy X Spy no ATL Hall (RJ).
O CD %u201CCoco Tá Casca%u201D %u2013 gíria de surfistas cariocas que indica que a ´crista da onda´ está difícil! %u2013 foi produzido por Victor Chicri (também produtor de Sandy e Junior e o hip hop do Nocaute, entre outros) e trouxe no repertório uma versão %u2018trip-hop%u2019 do clássico da MPB %u201CGaroto de Aluguel%u201D, composta por Zé Ramalho.
Com participação da super estrela e amiga Cássia Eller (amém), também participaram do álbum as percussionistas Lan Lan (se lançando este mês em carreira solo) e Thamyma Brasil (integrantes da banda de Cássia), e o reggae-man Nabby Clifford, o saxofonista Fábio Meneguesso e Bolo, vocalista da banda Surto.
Após três anos de parceria com a Universal Music e algumas tentativas de emplacar ainda mais estes artistas alternativos de apelo pop ao mercado jovem, o Astronauta Discos volta-se ainda mais para o esquema independente e %u201Coutsider%u201D ao explorar nichos ainda mais promissores e pouco explorados da nossa música e mercado, mas sem deixar de pensar em emplacar seus produtos.
Por isso, assinamos a distribuição e vendas de nossos produtos com a Tratore Distribuidora (SP). Além de ser apenas uma distribuidora e não um selo ou gravadora, direciona suas estratégias para os pontos de venda mais específicos, onde consumidores buscam o que há de novo e diferente sendo produzido na música brasileira de diversos estilos, como Saraiva Megaestore, Fnac, lojas online como Submarino e Somlivre.com e novas estratégias que fazem nosso produto chegar melhor e diretamente ao nosso público-alvo.
Nossos lançamentos que estréiam a parceria são o cantor, compositor e escritor Luis Capucho (já gravado por Pedro Luis e Cássia Eller, entre outros) e Mathilda Kovak (idealizadora de As Mathildas nos anos 80, pela Warner, e compositora gravada por vários artistas, entre eles Rita Lee, Fernanda Abreu, Pedro Luis e Zeca Baleiro).
Quem também lançou seu álbum pela Astronauta foi Mylene, uma grande surpresa para quem estava cansado das velhas fórmulas de MPB. A artista mistura elementos musicais étnicos com poesia rebuscada, flerta com a bossa nova, visita o eletrônico e pode ser considerada música popular brasileira. Em seu álbum homônimo de estréia, Mylene foi produzida por três ases: Fernando Nunes, Ramiro Mussoto e Jongui e regravou %u2018Eleanor Rigby%u2019, dos Beatles, com arranjo de Alceu Valença. No álbum, também se mostra compositora de qualidade.
Daí a frente, surgiram diversos outros artistas. Galaxy, banda de Beto Lee; Maniva (www.bandamaniva.com.br); Vitrolas (www.vitrolas.com.br), Mestre Kuca, Jorge Guilherme (www.jorgeguilherme.com.br) e surpresas que estão sendo preparadas para 2009.
Leonardo.rivera@gmail.com