- Saint's Requiem288 plays
Comunidade
Comentários
Release
Sobre a banda:
A TemplariuS ta na ativa desde 1999. É uma banda de heavy metal que foi inspirada no desejo de aprender e saber tocar algum instrumento e, de repente, fazer o som que seus formadores, Fábio Anderson, Anderson Souza e Igor Rego curtiam: Iron Maiden, Blind Guardian, Dio, Helloween, Bruce Dickinson e Malmsteen. O nome refere-se aos antigos guerreiros Templários, ou Cavaleiros da Ordem de Cristo, uma das maiores lendas da historia européia medieval até hoje, era uma congregação religiosa, secreta (inclusive uma da bases da Maçonaria atual) que defendia a ferro e fogo as divisas e, segundo eles, prover a purificação dos homens contra os pecados da carne. O ensejo do nome se deu pela boa mensagem que a missão da humildade dos Templários pregava, além disso, o fato de o nome representar poder e triunfo até hoje fez com que a escolha por TemplariuS, de alguma forma, prometesse vir a ser uma banda de sucesso.
Como toda banda que surge, a TemplariuS nunca se ateve apenas em ficar ensaiando em estúdios de garagem ou ficar apenas executando as tais músicas que eles tanto curtem, desde sua primeira formação composições próprias rondaram os set lists e nisso, o popular de boca em boca foi fazendo com que velozmente a banda já ficasse reconhecida no bairro onde ensaiava (Costa Azul). Com a entrada do ex produtor e baterista Sérgio Iukelson (2000) a banda deu uma guinada pro cenário do metal baiano, sendo inserido na cena como uma forte promessa de banda de van guarda, vindo então a executar dois shows com bandas grandes do cenário.
Após esses dois shows, infelizmente devido a problemas força maior de alguns integrantes, a TemplariuS foi forçada a parar por dois anos. Pode-se dizer que foi a fase embrionária pros hits que hoje levam o público ao delírio em todos os shows da banda. Na volta desse longo recesso a busca por uma formação que enquadrasse com compromisso e amizade junto profissionalismo e dedicação foi o maior fantasma que a banda enfrentou. Como diz Anderson Souza : “sem complicação não há diversão” e nisso muitos músicos revezaram-se nesta fase de amadurecimento musical da TemplariuS.
Foi dessa forma que a banda chegou à consagrada formação atual, uma equipe jovem unida e motivada a fazer com qualidade aquilo que se propõe: música. Falo isso não somente pelo nível técnico dos músicos que a integram, mas pelo respeito mútuo, paixão e sentimento de cumplicidade que reina o convívio, alguns ex-integrantes se referem ao esquema “família” pra descrever isso.
A formação atual é composta por: David “Blackmore” nos vocais, estudante de Musica da Universidade Federal da Bahia, músico de nascença que tem arrebatado elogios unânimes em todas as apresentações da TemplariuS por parte da critica. A TemplariuS pra ele consiste em um desafio, pois David até então integrava bandas como guitarrista. Seguindo às cordas, ficou e está Fábio Anderson, um dos fundadores da banda, como Guitarrista, ele que começou a tocar, lá em 1999 por instiga de aprender algum instrumento, aprofundou-se nos estudos musicais e revelou-se como exímio solista em seu instrumento com uma criatividade infinita pra composições, é dele, entre muitas outras, “Fight For Life” o maior hit da banda.
Como guitarrista também se revela agora pro cenário Igor “Oziel” Juvêncio. Brincadeiras aparte devido à semelhança física do mesmo com o guitarrista renomado Oziel do Maranhão, Igor tem vasta experiência como guitarrista em bandas da Bahia e recentemente integrou com enorme sucesso a TemplariuS. Segundo a crítica, demonstrando, em menos de seis meses de convívio com a banda extrema fidelidade e harmonia. Dando um passo em direção a Cozinha da banda, eis que chega a hora de falar do surpreendente Thiago Baumgartem, o baixista. Dono de uma agilidade fora do normal e dedicação extrema ao instrumento e convívio com a música Thiago é o mais jovem da banda, com apenas 16 anos é reconhecido de forma unânime como um dos maiores baixistas do cenário metal Bahia atualmente. O que impressiona além da velocidade e intimidade com o instrumento em Thiago são o profissionalismo e infinito espírito de amizade que ele tem com amigos e fãs.
Enfim que chegamos à cozinha da TemplariuS e quem comanda é Alan Mattos, estudante do Conservatório de Musica da Universidade Federal da Bahia, amante da velocidade nos pedais, entenda-se Dragonforce, a banda mais rápida do mundo, Alan foi o baterista que deu o “power” tão esperado por parte dos fundadores à TemplariuS. Dono de um humor sem comparações, é dedicadíssimo ao que faz, com harmonia, respeito e muito talento. Cuidadoso e discreto, Alan destaca-se pelo poder de crítica e minuciosidade em tudo o que lida com a TemplariuS.
Foi com David Blackmore, Fábio Anderson, Igor Oziel, Thiago Baumgartem e Alan Mattos que a banda culminou as últimas quatro apresentações, sendo duas delas no ano (shows próprios) e duas esse ano a convite da própria mídia.