- Abertura3.291 plays
- Forró de Quebrar o Sapato2.181 plays
- Doido de Desejo1.399 plays
- Presente de Deus1.093 plays
- Teu Cheiro1.013 plays
- Passarinho Cantador1.404 plays
- Forró do Dengo Meu801 plays
- Essa Menina711 plays
- Forró pra Todo Mundo465 plays
- Você nem Tchum1.536 plays
Comunidade
Comentários
Release
BALALAICA TRAZ ALEGRIA E DIVERSÃO COM O
FORRÓ-PÉ-SERRA PARA AS NOITES DE BRASÍLIA!
A Banda Balalaica, formada por músicos de Brasília, começou sua história em 2005, com o Grupo Afago. A primeira influência musical veio da MPB e do samba de raiz, mas logo descobriram a paixão pelo forró e pelo xote. Foi assim que os idealizadores Mazin na zabumba, Rodriguim na voz e violão, Victor no baixo e Vinícius na percussão deram início a carreira. Mais tarde e para completar o grupo juntou-se a eles, o sanfoneiro Geléia.
Sempre muito criativos os integrantes decidiram colocar o nome da banda de Balalaica, que surgiu a partir da tradução da poesia do russo Vladimir Maiakovski. Os versos foram traduzidos para o português por Augusto de Campos e falam: Balalaica / [como um balido abala / a balada do baile / de gala] / [com um balido abala] / abala [com balido] / [a gala do baile] / louca a bala / laica. Balalaica, além disso, é também, o nome de um instrumento de rica melodia usado em concertos. A Balalaica sofre ainda influência do forró universitário, que começou a surgir nos anos 70 e se firmou no fim dos anos 90, com os grupos Forróçacana e Falamansa.
As apresentações são sempre muito descontraídas e os integrantes procuram trazer alegria e diversão aos shows. O primeiro CD da banda foi lançado em 2007. Inclui duas composições de Mazin e as outras faixas são regravações de artistas famosos e considerados por eles. Uma das principais músicas de trabalho da Balalaica e sucesso em todos os shows é a conhecida ?Forró de Quebrar o Sapato?. Segundo eles, essa é a melodia que anima e coloca pra dançar o público dos arrasta pés em que se apresentam.
No ano de 2007 a Balalaica foi classificada para participar da 7ª edição do Fenfit, o Festival Nacional de Forró de Itaúnas, em Itaúnas no Espírito Santo, um dos maiores festivais de forró do país, que reúne bandas de todo o Brasil e faz delas revelações do forró pé-de-serra. Lá os integrantes tiveram a honra representar o forró de Brasília, com a música ?Festa da Vila do Sol?.
Hoje a Balalaica é composta por Rodriguim, voz e violão, Victor, contra-baixo, Vinícius, triângulo e percussão, Beto na zabumba e Léo Saraiva, sanfona.
Com essa trajetória musical a Banda Balalaica conquista cada vez mais adeptos do forró universitário da capital, pois sem dúvida o ritmo é uma das manifestações artísticas brasileiras mais difundidas em todo o país. Afinal de contas quem é que não gosta de dançar um xote coladinho, cocha com cocha, sussurrando palavras bonitas ao pé-do-ouvido de quem se gosta? Por isso, o forró não é mais só a cara do nordeste, é também a cara de Brasília.