- Festim Pagão1.125 plays
- Kesh Jig323 plays
- Ponte De San Paio205 plays
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Release
A possibilidade de vivenciar no Brasil a cultura de um conjunto de povos cujos primeiros registros datam do século VI a.C., os celtas, está mais próximo do que se imagina. Com instrumentos raros no país, específicos da arte dessas tribos, o Bando Celta desponta na região Sul desde 2013, quando iniciou em Porto Alegre de forma despretensiosa, em 17 de março, dia de Saint Patrick, padroeiro da Irlanda. O grupo prepara o lançamento do seu primeiro clipe, da canção autoral "Festim Pagão". Em fase de pós-produção, foi gravado em um castelo de Montenegro. Além da capital gaúcha, o Bando Celta tem realizado shows em Curitiba, Florianópolis, no Festival Internacional de Blues de Caxias do Sul, em Sapiranga (Morrostock) e em outras cidades da região. Também está na programação do próximo Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.
Gaita de foles galega, bandolim tenor, banjo, mandola, bodhrán (espécie de tambor irlandês), flauta tin whistle (irlandesa), violino e violão aço são os instrumentos utilizados pelo grupo, criando uma musicalidade que remete diretamente aos celtas. Além do instrumental, os cinco integrantes cantam. Entre as músicas, são contadas histórias curiosas das canções e da cultura celta. Em torno do Bando tem se criado um público fiel e animado que conhece e ensina dança celta aos interessados. Dessa forma, os shows acabam se tornando grandes celebrações onde o público acaba caindo na dança.
O quarteto possui em seu repertório canções dos sete povos celtas, oriundas principalmente dos séculos XVIII e XIX, que incluem temas instrumentais e com voz. A inspiração do Bando foi buscada no The Dubliners e outras bandas que começaram a tocar música irlandesa nos anos 50 e 60 (a Irlanda é um dos locais onde ainda se falam línguas celtas). Mostrando personalidade, o grupo também toca versões que criou de canções brasileiras, como o clássico Asa Branca, solado na gaita de foles.
O Bando Celta junta músicos experientes com talentos da nova geração. Renato Velho, que acaba de ganhar o Prêmio Açorianos 2013 de intérprete instrumental, participou de toda a trajetória da banda de bluegrass Trem 27 (2002-2006). Posteriormente, ao lado de Gerald Künde e Filipe Correia, criou o Tradisons – grupo musical de pesquisa de ritmos folclóricos de várias partes do mundo –, onde conheceu Tales Melati, também integrante do Bando Celta. Outro componente do Bando frequentou oficinas do Tradisons: Caio Haag. Foi quando os três tocaram juntos num show do Tradisons que se formou o grupo. Pouco depois, Jonatã Edinger completou a formação.
João Coimbra
Jornalista DRT/RS 14891