Imagem de capa de Brasas do Forró
Brasas do Forró

Brasas do Forró

EstiloForró
Cidade/EstadoFortaleza / CE
Plays1.270.853plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver todos os álbuns
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesSalete Silva e outros 11.244 ouvintes
Salete SilvaSalete SilvaSalete SilvaSalete SilvaSalete Silva
Fã-clubeALEILSON TRADER e outros 233 fãs
ALEILSON TRADERALEILSON TRADERALEILSON TRADERALEILSON TRADERALEILSON TRADER

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Zé AirtonZé AirtonVoz
Imagem de PequenoPequenoTrompete
Imagem de GermanoGermanoTrombone
Ver mais integrantes

Release

Brasas do Forró, é uma banda de forró eletrônico brasileira, uma das pioneiras do gênero, oriunda da cidade de Fortaleza, Ceará. Surgiu em meados de junho de 1989, sob a liderança do sanfoneiro Ivanildo Façanha Moreira (Didi).

Ao longo de sua história a banda acumula sucessos que até hoje são lembrados como "Pra recomeçar", "Todo tempo é pouco pra te amar", "Irreverência", "Tão pedindo vaneirão", dentre outros.

Tudo começa em 1982 quando Didi monta a banda Som Cinco, conjunto que se apresentava pelo Ceará com um forró bem tradicional, tocando sucessos de outros artistas regionais. Em 1996, já com o nome Brasas do Forró, conheceram o produtor musical Assis Monteiro, dono da AM Produções. Foi através da produtora Virgínia Guimarães, em São Paulo, que conheceram Gaúcho da Fronteira e dessa parceria surgiu o "forronerão" (mistura de forró nordestino com o ritmo gaúcho vaneirão), que pouco tempo depois se tornaria a marca registrada da banda.

O primeiro álbum foi gravado no ano de 1997, pela gravadora Somzoom, em Fortaleza, intitulado "Calorão - Live", tendo à frente os vocalistas Toca do Vale, Ventura Neto e Marileide.

Em 1998, a banda grava seu segundo álbum, intitulado "Belo Cinquentão no Vaneirão".

O bordão "Puxa o fole Didi", criado pelo vocalista Toca do Vale, já era uma marca registrada nos shows.

Em 1999, o cantor Gaúcho da Fronteira e a banda Brasas do Forró se uniram na gravação do álbum "Forronerão ao Vivo", gravado pela Warner Music. A música que deu nome ao álbum fala, de modo descontraído, da mistura dos dois gêneros regionais, que se aproximam pela presença da sanfona como central, fazendo com que a banda ganhe projeção nacional. Ventura deixa a banda e entra Zé Airton.

No mesmo ano a banda gravou o seu quarto Cd, intitulado "Super Iv". Tal disco renderia a banda o Disco de Ouro, pela simbólica venda de mais de 100.000 cópias. Este álbum, trouxe em especial, algumas das canções mais conhecidas da banda, como "Todo Tempo É Pouco Pra Te Amar" e "Pergunta Sem Resposta". Ainda no mesmo ano a banda grava o quinto álbum da sua carreira, intitulado "Ao Vivo I" em Fortaleza, este que até hoje é o álbum mais bem sucedido do grupo, atingindo a impressionante marca de mais de 1 milhão e meio de cópias vendidas. Após o lançamento do Cd, Toca do Vale se desliga da banda para seguir em carreira solo e Assum Preto assume seu lugar.

No final do ano 2000 a banda grava seu sexto álbum, intitulado "Volume V", com os singles "Irreverência", "Eu te amei" e "Maria Tchá Tchá Tchá". No começo de 2001 vem o sétimo álbum, intitulado "Ao Vivo Ii", com o single "Pra Recomeçar" o qual renderia Disco de Platina pelas suas mais de 500 mil cópias vendidas. No ano seguinte, a banda grava seu terceiro Cd ao vivo, o oitavo de sua carreira. A essa altura, a banda Brasas do Forró já fazia shows em vários estados do Brasil.

Em 2004, para comemorar 15 anos de carreira, a banda grava seu décimo primeiro álbum ao vivo na cidade de São Luís, Maranhão. No mesmo ano, Assum Preto se desliga da banda e entram Nerivaldo e Cláudio Black e a banda entra em estúdio para grava o Cd "Catineirão: A nova Onda do Vaneirão".

Em 2005, lançam mais dois álbuns: "É Brasil" e "O Melhor de Todos os Tempos". No ano seguinte, Helio Barbosa deixa a banda e entram Junior Raidan e Wenya Araújo. A banda grava seu volume 15 e, alguns meses depois, grava seu primeiro Dvd em Caruaru, Pernambuco. Após o lançamento do Dvd, Junior Raidan, e Marli deixam a banda. Zé Airton retorna a banda e se junta a Nerivaldo, Claudio e Wenya. Com essa formação, lançam o décimo sexto álbum, ao vivo no Clube do Vaqueiro, em Fortaleza, no ano de 2006. Neste Cd, Renato Ravel, até então tecladista da banda, canta em duas faixas do disco.

Em 2008, a banda grava seu volume 17, intitulado "O sucesso que nunca acaba". Wenya se desliga da banda e entra Lince, ex-Capital do Sol. Didi participa da gravação do 2º Dvd em Recife, Pernambuco e, depois, se afasta da banda por conta do diabetes e passa a se apresentar-se apenas em ocasiões especiais. No ano seguinte, com a queda na venda de Cds devido ao aumento da pirataria, a banda passa a gravar somente Cds Promocionais. Lince deixa a banda e entra Vanessa Ville, a qual não demora muito tempo. A direção da banda então anuncia o retorno de Wenya.

Após participar da gravação dos Cds Promocionais de 2009 e 2010, Claudio Black se desliga da banda e Paulo Bala entra como substituto e se junta a Zé Airton, Nerivaldo e Wenya. Em 2011, a banda grava seu terceiro Dvd em Campina Grande, Paraíba. Wenya deixa a banda no ano seguinte e a direção traz Joelma Rios, ex-Caviar com Rapadura.

Em 2013 a banda resolve sair um pouco da regra e lança o Cd Promocional "Brasas Elétrico" para o carnaval. No final do ano, com a saída de Joelma, entra Thays Oliveira.

Em junho de 2014, a banda grava seu quarto Dvd em Mossoró, Rio Grande do Norte e é lançado também o Cd promocional "Brasas Canta Vaquejada". Thays deixa a banda e entra Jack Lins, a qual não permanece por muito tempo e nos vocais ficam apenas as vozes masculinas.

A partir de outubro de 2014, a direção decidiu por não contar mais com a presença de dançarinas em suas apresentações.

No final do ano, a direção da empresa anuncia em suas redes sociais o retorno de Leandro Mendes. Nerivaldo deixa a banda.

No início de 2015 contrata a cantora Michelle Torres, porém, no final do mês de junho a mesma foi demitida. No mês seguinte o cantor Leandro Mendes também deixa a banda. Para completar o quadro de vocalistas a direção da banda resolveu apostar em um jovem talento. Trata-se do cantor Wesley Ribeiro. Em novembro do mesmo ano, Paulo Bala é demitido e a direção anuncia o retorno de Assum Preto.

Recentemente, a banda Brasas do Forró gravou seu quinto Dvd em Fortaleza. O show, em comemoração aos 25 anos de carreira, trouxe diversas participações especiais, como Gaúcho da Fronteira, Novinho da Paraíba, dentre outros.

Playlists relacionadas