- Humilde Residência1.088 plays
- TRISTEZA DO JECA2.807 plays
- NUNCA MAIS EU E VOCE1.535 plays
- Que amor é esse872 plays
- Dez passos1.599 plays
- 04:27Nunca mais eu e você ( cover)3.278 visualizações
- 03:06Vanessa Passos - Dez Passos - Sertanejo Universitário7.870 visualizações
- 03:44Tristeza do Jeca ( Cantora Sertaneja)1.907 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
Vanessa Passos: Uma vida a serviço da música
A música entrou na vida de Vanessa Passos aos cinco anos, em um bar. Desde então, a menina cantora, ganhou acordes de mulher e tornou-se uma das mais respeitadas cantoras da região de Campinas. “Subi no palco, por acaso. Tinha um homem tocando teclado e eu cantei uma música da Sula Miranda no tempo certinho. Depois disso, todos os domingos eu cantava neste bar, com meu repertório próprio”.
No início da carreira, ainda criança, Vanessa cantava de tudo um pouco, principalmente os sucessos da dupla Sandy e Junior, que estava tocando em quase todas as rádios. Já na adolescência, Vanessa mudou-se para a cidade de Rolim de Moura, em Rondônia. “Dei continuidade a este sonho. Cantei em palcos políticos, festas de igrejas, Companhia de Rodeio, entre outros eventos”.
Porém, foi nesta época, que Vanessa passou um dos momentos mais difíceis da sua carreira. “Já achava que era cantora. Tive a inocência de achar que iria sobreviver da música. Com o passar do tempo, as coisas foram ficando difíceis. Voltei para Campinas com 18 anos e triste com o que já tinha passado. Parei de cantar comercialmente, mas, cantava na igreja”.
Durante este tempo longe dos palcos, Vanessa fez curso de teatro e aulas de dança. “Como voluntária, comecei a dar aula de dança num projeto de rua para jovens talentos. Foi quando aos poucos, voltei a cantar. Comecei a fazer cerimoniais de casamentos com minha família, que assim como eu, também são cantores. Foi uma época agitada, pois cantava três vezes por semana, além dos projetos de aulas e danças, também trabalhava em um banco como corretora de seguros”.
Com o passar dos anos - e já conhecida pelo público de Campinas -, Vanessa Passos foi conhecendo ainda melhor a cidade e os bares. “Tinha um bar que se chamava Bar da Viola. Era um ambiente bastante familiar. Um tio meu tocava lá. Como eu amo moda de viola, sempre estava neste bar. Comecei a fazer algumas participações neste bar, e quando me dei conta, já estava cantando nos bares de Campinas”.
De volta aos palcos, Vanessa precisou tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida. “Deixei minha profissão de corretora de seguros, para focar na música. Foi complicado, pois me sustentava deste trabalho. Mas, cheguei ao ponto que se eu não acreditasse em mim, como cantora, quem iria acreditar? Então mantive o foco e escolhi ser cantora sertaneja”.
Com muitos shows para fazer em Campinas e região, Vanessa deparou-se com outros desafios. “Fazia tudo sozinha. Subia no palco para cantar, era produtora, vendia os shows, contratava os músicos, cuidava do som, etc. Tive dias difíceis, que deu vontade de abandonar tudo e voltar para o meu antigo emprego, e me questionar sobre meu talento de ter que cantar quatro horas, pagar o cachê dos músicos e ficar com R$ 40,00”.
Com tantas batalhas enfrentadas, e levando as marcas de uma guerreira, Vanessa nunca desistiu de seu sonho. “Passei a selecionar os bares que toco. Com isso, canto menos horas, e com músicos de alta qualidade. E, assim, vamos vivendo e apreendendo, pois sempre temos o que aprender.
Atualmente, Vanessa está conciliando sua agenda de shows, com a gravação de seu primeiro DVD que deve ficar pronto até o final do mês de Setembro. “Graças a ajuda de muitos amigos, está sendo possível a realização de mais este sonho, que é a gravação do meu primeiro DVD, Só tenho a agradecer a Deus pelo dom da vida e da musica, e a minha família e amigos que sempre apostaram em minhas escolhas, e aos meus fãs pela paciência e carinho, devo toda a minha força a vocês, obrigada!!