- Eu Vou Cantar1.391 plays
- Nossa Magia67.787 plays
- Pisada Diferente1.492 plays
- Pra Se Lambuzar1.083 plays
- Bota Ela Pra Girar1.107 plays
- Um Instante Para Reviver17.130 plays
- Caminhos Da Paixão1.072 plays
- Ignora4.171 plays
- Debaixo Do Coqueiro1.893 plays
- Em Cada Canto Um Canto6.084 plays
- 03:04Eu Vou Cantar148 visualizações
- 02:46Nossa Magia! (Fabiano Santana)626 visualizações
- 02:31Pisada Diferente526 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
Criado numa família de músicos, Fabiano Santana, 36 anos, sempre teve o forró como influência. Natural de Timóteo, Fabiano cresceu em Ipatinga sempre envolvido com o universo musical. O intérprete e acordeonista passou sete anos no Rio de Janeiro, onde trabalhou como produtor e arranjador. Agora está na Europa para tocar e cantar...
O multi-instrumentista, produtor, arranjador, intérprete e compositor se mudou para o Rio em 2005, para substituir um sanfoneiro no “Trio Candieiro”. “Um conhecido me convidou para tocar uma noite. A casa noturna estava lotada de pessoas curtindo forró. Fiquei encantando e resolvi ficar por lá”, contou Fabiano. “Além de tocar e cantar na banda, também trabalhei em estúdios, produzindo álbuns de outros artistas”.
De volta a Ipatinga em 2012, por questões pessoais, Fabiano fortaleceu a cultura do forró no Vale do Aço. “A dança tem um apelo muito forte e as letras do forró não são vazias de sentido. Elas contam uma história, retratam uma cultura”, assegurou o sanfoneiro, que já produziu seu album solo. “O album é uma produção independente".
Para o show desta turnê, Fabiano promete um repertório de primeira. “Vou mesclar minhas músicas com clássicos de Dominguinhos e Luiz Gonzaga”, garantiu o sanfoneiro, se dizendo feliz pela oportunidade de tocar em vários eventos.
Paixão pelo forró
A música ganhou mais espaço na vida de Fabiano aos 12 anos, quando ele ganhou do seu tio "Nilo" um violão e começou a tocar na igreja. Aos 16 anos se juntou à banda do irmão, “Mania que Mexe”, onde foi designado a tocar sanfona. “Todos tocavam percussão, então percebemos que estava faltando algo, que era a sanfona. Como ninguém sabia tocar, me fizeram aprender o instrumento”, contou o artista, que teve aulas com o "Seu Nequinha", paraibano que vive em Ipatinga. “Depois de quatro meses ele me liberou, dizendo que eu já tinha aprendido a tocar acordeon”. Hoje, além da sanfona e do violão, Fabiano também toca zabumba, triângulo, baixo, guitarra, percussão, entre outros instrumentos.
De acordo com o sanfoneiro, o período em que viveu no Rio foi muito positivo para sua vida pessoal e profissional. “Lá eu tive a oportunidade de trabalhar em grandes estúdios e conviver com artistas e bandas como Mestre Gennaro, Trio Nordestino, Dominguinhos, Flávio José, Os 3 do Nordeste, Mestre Zinho, Falamansa, Zé Ramos e Gavião. Também fiz participações em novelas globais como Paraíso, Tempos Modernos e Duas Caras, sempre com minha sanfona nas mãos”, lembrou.
Além da carreira solo, Fabiano Santana também mantém um trabalho como parceiro da banda "Chama Chuva" - faz parte de três CDs e um DVD da mesma.
Feliz com a nova etapa de sua carreira, o sanfoneiro diz que o forró é um dos estilos mais queridos pelos jovens. “As músicas contam a cultura de um povo. A dança aproxima as pessoas, é coração com coração. Foi minha família que me passou essa paixão”.
Shows
O sanfoneiro fez seu show em julho 2019 no Festival Nacional de Forró de Itaúnas, no Espírito Santo e está em turnê pela Europa onde mora atualmente, percorrendo países e fazendo shows em cidades da Alemanha, Portugal, França... ao todo já foram mais de 17 países que receberam apresentações do artista e recentemente gravou também um filme, do cineasta Fred Alves, contando a história do ritmo nordestino que é querido no mundo inteiro.
Contato
Quem quiser contratar um show do sanfoneiro pode entrar contato em:
cantorfabianosantana@gmail.com por email
facebook.com/cantorfabianosantana por Facebook
https://fabianosantana.negocio.site
+49 15739336385 por WhatsApp