- Vamos dar um Close1.561 plays
- Maria da Penha978 plays
- De peito aberto556 plays
- Galope à Maria da Penha1.160 plays
- Marchinha Ligue 180182 plays
- Felicidade454 plays
- Exame Do Toque64 plays
- Mulher de Lei450 plays
- Marcha da lei seca27 plays
- 04:01Quem Ama Abraça - Versão do Show Mulher de Lei (Tião Simpatia)719 visualizações
- 03:53Maria da Penha - Tião Simpatia (DVD Mulher de Lei)26.166 visualizações
- 01:49Marchinha Ligue 180 - Tião Simpatia1.547 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
“Com forte expressão no cenário nacional, o trabalho do cearense Tião Simpatia é hoje, principalmente, objeto de reflexão social. Natural do interior cearense, da cidade de Granja, Tião une o cordel, a poesia, a música e o compromisso social para discutir uma temática de real valor: o enfrentamento da violência contra a mulher. Com o show Mulher de Lei, já percorreu diversos espaços, o mais recente, um encontro promovido pela ONU Mulheres, em Brasília. Atuando em parceria com o Instituto Maria da Penha, Tião mostra, cotidianamente, que a arte atravessa as mais diversas fronteiras e é capaz de disseminar alegria, paz amor, delicadeza, conscientização”.
(Por Dideus Sales, editor da Revista Gente de Ação – Edição de Janeiro de 2014).
Tião Simpatia é cantor, compositor, cordelista e arte educador.
Alfabetizado aos 15 anos de idade através da Literatura de Cordel no Interior do Ceará. Hoje, tem na bagagem 5 CDs gravados e 2 DVDs, sendo um solo (Mulher de Lei) e outro com o grupo Batuta Nordestina, do qual é membro fundador.
É autor de vários cordéis dentre eles o mais conhecido “A Lei Maria da Penha em Cordel”, fruto de uma parceria com o Instituto Maria da Penha e a Editora Armazém da Cultura. Já foi inclusive, reconhecido pela ONU como obra de grande relevância sociocultural, e encontra-se disponível em várias Bibliotecas Nacionais.
Viaja por todo o Brasil se apresentando ao lado de Maria da Penha e foi 4 vezes à África (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). Sua trajetória internacional começou em 2011, quando foi convidado pela ONU para participar de uma oficina com 26 artistas da América Latina e do Caribe na Cidade do Panamá. A partir desse encontro Tião Simpatia passou a representar o Brasil na Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres, desenvolvendo posteriormente várias ações em parceria com os artistas participantes da campanha.
Com o “Show Mulher de Lei”, Tião Simpatia já percorreu mais de 20 municípios cearenses, em parceria com o Instituto Maria da Penha-IMP e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Ceará-CEPAM. A convite da Superintendência de Políticas para Mulheres do Governo de Mato Grosso, o artista já apresentou a “Palestra/Show Mulher de Lei” na capital, Cuiabá e em vários municípios do interior do Estado. Em agosto de 2014 iniciou um projeto pioneiro em Teresina-PI, levando “A Lei Maria da Penha em Cordel” para as escolas da Rede Municipal de Ensino, através de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina-CMPM, e a Secretaria Municipal de Educação-SEMEC.
“A Senadora Marta Suplicy me dizia a pouco que não tinha ouvido até agora, uma explicação mais clara, da Lei Maria da Penha, do que aquela feita pelo nosso Tião. Que aqui descreveu em versos com a graça e aquela espontaneidade dos cantadores da minha região, tudo o que é, realmente, a Lei Maria da Penha...Tião, me poupou de ter que explicar os detalhes da Lei. Ele explicou melhor que qualquer um de nós”.
(José Sarney, Presidente do Senado Federal, sobre a apresentação de Tião Simpatia da Lei Maria da Penha em Cordel, em 07 de agosto de 2012 no Senado).