Tião Simpatia

Tião Simpatia

EstiloMPB
Cidade/EstadoFortaleza / CE
Plays23.465plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesMaria Ozaneide e outros 36 ouvintes
Maria OzaneideMaria OzaneideMaria OzaneideMaria OzaneideMaria Ozaneide
Fã-clubeVinicius Santana e outros 16 fãs
Vinicius SantanaVinicius SantanaVinicius SantanaVinicius SantanaVinicius Santana

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Tião SimpatiaTião SimpatiaVoz
Imagem de Débora Queiroz Débora Queiroz Backing Vocal
Imagem de Claudyane GuedesClaudyane GuedesBacking Vocal
Ver mais integrantes

Release

“Com forte expressão no cenário nacional, o trabalho do cearense Tião Simpatia é hoje, principalmente, objeto de reflexão social. Natural do interior cearense, da cidade de Granja, Tião une o cordel, a poesia, a música e o compromisso social para discutir uma temática de real valor: o enfrentamento da violência contra a mulher. Com o show Mulher de Lei, já percorreu diversos espaços, o mais recente, um encontro promovido pela ONU Mulheres, em Brasília. Atuando em parceria com o Instituto Maria da Penha, Tião mostra, cotidianamente, que a arte atravessa as mais diversas fronteiras e é capaz de disseminar alegria, paz amor, delicadeza, conscientização”.
(Por Dideus Sales, editor da Revista Gente de Ação – Edição de Janeiro de 2014).

Tião Simpatia é cantor, compositor, cordelista e arte educador.
Alfabetizado aos 15 anos de idade através da Literatura de Cordel no Interior do Ceará. Hoje, tem na bagagem 5 CDs gravados e 2 DVDs, sendo um solo (Mulher de Lei) e outro com o grupo Batuta Nordestina, do qual é membro fundador.
É autor de vários cordéis dentre eles o mais conhecido “A Lei Maria da Penha em Cordel”, fruto de uma parceria com o Instituto Maria da Penha e a Editora Armazém da Cultura. Já foi inclusive, reconhecido pela ONU como obra de grande relevância sociocultural, e encontra-se disponível em várias Bibliotecas Nacionais.
Viaja por todo o Brasil se apresentando ao lado de Maria da Penha e foi 4 vezes à África (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). Sua trajetória internacional começou em 2011, quando foi convidado pela ONU para participar de uma oficina com 26 artistas da América Latina e do Caribe na Cidade do Panamá. A partir desse encontro Tião Simpatia passou a representar o Brasil na Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres, desenvolvendo posteriormente várias ações em parceria com os artistas participantes da campanha.

Com o “Show Mulher de Lei”, Tião Simpatia já percorreu mais de 20 municípios cearenses, em parceria com o Instituto Maria da Penha-IMP e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Ceará-CEPAM. A convite da Superintendência de Políticas para Mulheres do Governo de Mato Grosso, o artista já apresentou a “Palestra/Show Mulher de Lei” na capital, Cuiabá e em vários municípios do interior do Estado. Em agosto de 2014 iniciou um projeto pioneiro em Teresina-PI, levando “A Lei Maria da Penha em Cordel” para as escolas da Rede Municipal de Ensino, através de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina-CMPM, e a Secretaria Municipal de Educação-SEMEC.

“A Senadora Marta Suplicy me dizia a pouco que não tinha ouvido até agora, uma explicação mais clara, da Lei Maria da Penha, do que aquela feita pelo nosso Tião. Que aqui descreveu em versos com a graça e aquela espontaneidade dos cantadores da minha região, tudo o que é, realmente, a Lei Maria da Penha...Tião, me poupou de ter que explicar os detalhes da Lei. Ele explicou melhor que qualquer um de nós”.
(José Sarney, Presidente do Senado Federal, sobre a apresentação de Tião Simpatia da Lei Maria da Penha em Cordel, em 07 de agosto de 2012 no Senado).

Playlists relacionadas

Contrate

Simpatia Produções e Entretenimento

(85) 8618 - 8696 | (85) 9949 - 1338http://www.tiaosimpatia.com