- De passagem & Alumiar1.029 plays
- 12 estrelas521 plays
- Rotação195 plays
- Atravessando o sol236 plays
- O colar e o penhasco252 plays
- Dentro do mundo150 plays
- Outros mundos123 plays
Comunidade
Comentários
Release
Carolina Pinheiro is a musician, singer and composer of Pernambuco. Her song blend World Music and mistical letters with emphasis in ethnical -and ethical- expressions of indigenous and afro-brazilian people. Carolina plays acoustic guitar, portuguese guitar, violoncello, flutes and worked with great brazilian artists like Naná Vasconcelos. She has participated on tours around Europe with the group Chão e Chinelo.
Força, espiritualismo e sensibilidade. É a partir dessa tríade que se sustenta o trabalho da cantora, compositora e musicista Carolina Pinheiro. A sua relação com a música vai além do simples ato de tocar e cantar, e sim prenuncia uma comunhão entre o corpo, a mente, o coração e o universo ao seu redor; uma comunhão transcendental e profunda. Porém, uma profundidade expressa com simplicidade e leveza através de suas canções.
Musicista, cantora, compositora, arte-educadora, Carolina Pinheiro já teve a oportunidade de trabalhar com Chão e Chinelo (com quem excursionou pela Europa, incluindo França, Portugal e Bélgica), Naná e Erasto Vasconcelos, Hélio Mattos, Zé Rocha, Jorge de Altinho, Alma em Água, Orquestra Sinfônica do Recife e Orquestra Armorial, dentre outros. Realizou shows na Soparia, no Festival de Nantes (França), no Teatro Joaquim Cardozo, no Pátio de São Pedro, no I Fórum Social Nordestino, no Pré-AMP 2005 , nas programações oficiais da PCCR 2005, 2006 e 2007 de Carnaval e São João, e no ano de 2008 tocou no mesmo palco e dia de Nóbrega e Mestre Salu. Foi uma dos doze compositores selecionados para o primeiro festival da Cut, o CANTACUT 2006, dentre as quais apenas dois compositores eram nordestinos e somente Carolina Pinheiro representou Pernambuco. Na edição 2007 do Festival de Garanhuns foi uma das atrações do Palco Pop. Foi selecionada pro Projeto Arrecifes Sonoros, do SESC.
Carolina canta e toca instrumentos como Cello, Flautas, Percussão e Guitarra Portuguesa. Faz uma música em que se identificam elementos das nossas raízes culturais, reprocessadas através de uma linguagem pop contemporânea, com letras de forte teor místico e existencialista. Uma música pontuada por um misto entre regional e universal, de natureza híbrida, onde se percebem diversas texturas, por hora contrastantes, porém complementares e uníssonas.
Participou do Projeto ?O Frevo?, em comemoração ao centenário do frevo, imprimindo sua personalidade em algumas composições de grandes autores de frevo pernambucanos (com os quais guarda afinidade e dos quais sua memória evoca com nostalgia belos frevos que marcaram sua infância), também transformando algumas de suas próprias composições em um frevo com uma sonoridade bem contemporânea. Assim, se desenvolve um espetáculo sensível e dançante, proporcionado por uma voz suave e potente ao mesmo tempo, mais uma das aparentes contradições de que se compõe esse trabalho.
Acompanham Carolina Pinheiro músicos como Publius Lentulus (violão de 12, Hugo Lins (baixo) e Eduardo Buarque (bateria e percussão).
Email: talataui@yahoo.com.br