- 09 assim é o amor273 plays
- 04 deixa eu pensar154 plays
- 07 paixão clandestina226 plays
- 01 só saudade sua159 plays
- 03 um belo jardim de flores138 plays
- CANSEI DE TENTAR164 plays
- 06 tatuagem de beijo133 plays
- Razões divididas113 plays
- Amor proibido259 plays
- 24 horas de amor477 plays
Comunidade
Comentários
Release
BIOGRAFIA
Cícero Cosme Freire da Silva, artisticamente conhecido como “Cícero Cosme de Aurora”, natural da cidade de Aurora-CE, filho de Cícero Gomes de Souza Silva e Tereza Freire da Silva, Ator e Escritor de Teatro, Músico, Poeta Repentista e Cordelista, começou a cantar profissionalmente aos 16 anos de idade, já tendo se apresentado em cantorias com vários poetas renomados de todo o Nordeste.
Fez participações na TV Diário Fortaleza-CE, TV Verde Vale de Juazeiro do Norte-CE, TV Meio Norte de Teresina-PI, apresentou o Programa Façanhas da Cantoria, na rádio Vale do Salgado de Lavras da Mangabeira, na rádio FM Educativa em Aurora-CE, atualmente o jovem poeta atua na Rádio Jornal AM de Iguatu-CE.
Como profissional da cantoria de viola Cícero Cosme já participou, de vários Festivais com os melhores Cantadores do Brasil, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, etc. Já gravou vários Cd´s e Dvd´s de Cantoria, Publicou 02 (dois) cordéis, e na área musical gravou 02 (dois) Cd´s de Canções, além de 01 (um) Cd Gospel. Criou também o Projeto “Viola, Repente e Cordel na Escola” e realiza anualmente um Festival Nacional de Cantadores Repentistas na cidade de Aurora-Ce.
A repentina notoriedade do seu talento já começou a gerar os primeiros frutos, ao passo que pouco a pouco se tornou requisitado para se apresentar nos mais diferentes acontecimentos da vida cultural das demais regiões do Nordeste, como também para eventos públicos e escolares. Sem esquecer as tradicionais “cantorias” que há muito têm alegrado as noites sertanejas, tanto da cidade quanto dos mais afastados grotões do Sertão. Tendo tomado gosto pela arte do improviso do verso rimado, Cícero Cosme, além de adquirir experiência sócio-cultural nas suas andanças por todo território nordestino, extrai Profissionalmente da Cantoria a sua própria subsistência.
Não obstante os elogios, o poeta em questão se ressente de certo isolamento em que estão submetidos quase sistematicamente todos os artistas da viola; razão pela qual reivindica da sociedade e dos poderes constituídos de um modo geral, um pouco mais de apoio como forma de fortalecer a cultura com todos os seus valores tradicionais.
Com Cícero Cosme, o futuro do repentismo nordestino, enquanto autêntica manifestação da nossa cultura popular tradicional está absolutamente garantido. E mais que isso: em boas mãos. Ele é seguramente, acima de qualquer suspeita, um poeta representante do neocancioneiro popular de Aurora.
O mais novo promissor e genial artesão do repente interiorano. Então; vida longa a poesia em todas as suas vertentes genealógicas. Já que, sem poeta e poesia o mundo não teria a menor graça... Afinal de contas, é a sua permanência quem possibilita que o fardo da vida não nos seja tão pesado.
Por: José Cícero da Silva
CONTATOS:
(88) 9961.3398/ 9478.7654
c.cpoeta@gmail.com
Rua Nelson de Souza Alencar, 295, Cocobó, Iguatu-Ce.
CEP: 63504-210.