- Retrospectiva1.528 plays
- A Vida Inteira531 plays
- Amanhã526 plays
- Perto de Ti431 plays
- 02h55675 plays
- Sombras e Vozes Estranguladas358 plays
- Flávia400 plays
- O Filho das Estrelas117 plays
- Visceral26 plays
- Propósito Sagaz23 plays
- 05:14Cidades & Satélites - Retrospectiva [Legendado]1.241 visualizações
- 04:53Cidades & Satélites - A Vida Inteira [Legendado]554 visualizações
- 03:16Cidades & Satélites - Amanhã [Legendado]611 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
Sendo uma banda declaradamente “oitentista”, o “Cidades & Satélites”, formado por Daniel dos Santos (Voz); Valdemir Roger (Guitarra); Sérgio Ricardo Oliveira (Guitarra); Joe Shox (Baixo) e André Marreco (Bateria); é uma Banda de Pop-Rock brasiliense com som independente e autoral, cuja proposta visa resgatar o estilo de se fazer e se pensar o Rock dos anos 80/90, com particularidades sonoras e ideológicas que singularizam o som produzido pela banda, fazendo com que seu trabalho não seja mera "cópia" dos grandes gênios da música e poetas das décadas de ouro do Rock Nacional. Desta forma, “o Cidades” resgata estas ideologias, buscando algo novo na criação e produção, ou seja, segue uma vertente que resulta em algo inédito e original. As letras trazem uma visão contemporânea da vida cotidiana, abordando temas como o Amor, a vida urbana, política e a sociedade, suas tecnologias, arte e filosofia.
O nome "Cidades e Satélites" é uma referência ao local de origem do grupo, a Cidade-Satélite do Gama, localizada a 30 Km de Brasília. Faz também, uma analogia com as palavras "Cidade" e "Satélite”. Assim, “Cidade” é aquilo que nos envolve e por muitas vezes, aliena. Neste sistema, o "Satélite" encontra-se acima da sociedade e lança suas "redes" sobre a humanidade. Com o passar do tempo, os "satélites naturais", por seus encantos e fascínios, passaram a integrar as imagens usadas pela banda, para a divulgação.
O “Cidades” nasceu a partir de observações feitas pelo Arte-Educador Daniel dos Santos junto a alunos e colegas de trabalho da escola ao qual lecionava, dentre estes, o músico e ex-integrante Weyler Coelho, que desponta hoje no cenário sertanejo, como Ronaldy Silva. Estes debatiam acerca da forma com que muitas novas bandas criam suas músicas sem "essência e sentimento", utilizando muitas vezes, letras apelativas. Na ocasião, chegaram a conclusão que as bandas dos anos 80/90 possuíam algo em comum e, este algo, seria dado a uma maior atenção às produções, sobretudo por suas letras e melodias marcantes, além da genialidade de seus poetas, como Renato Russo, Cazuza e Humberto Gessinger. E então, a partir destas observações, surgia a vontade de se montar uma banda e criar canções com as características aqui mencionadas: nascia a banda CIDADES & SATÉLITES.
O primeiro trabalho da banda foi a música RETROSPECTIVA, de autoria de Daniel dos Santos, que aborda a mídia e as relações do ser humano com o tempo: o passado, presente e o futuro.
Como já mencionado aqui, embora a proposta dos Cidades seja a de resgatar o "estilo oitentista", as letras da Banda “falam” da vida na sociedade, a alienação do sistema e temas como o amor, a política e o mundo com seus mais constantes desgastes e turbulências (naturais ou não).
No fim de 2009 e início de 2010, a música Retrospectiva começou a ser tocada em algumas das principais rádios do DF. Tal fato, fez com que a banda ganhasse maior notoriedade nas redes sociais.
No fim de 2011, a banda entrou em Hiato e retornou às atividades de estúdio em 2013, com novos integrantes e produzindo novas músicas para a alegria de quem já aprecia o trabalho do sexteto brasiliense.
Em 2017, o Cidades & Satélites lançou o CD “As Crônicas do Tempo”, produzido em Brasília por André Marreco da Marrecore Estúdios e prensado em São Paulo pela Ponto4 Digital, reunindo canções inéditas e antigas remasterizadas. Em seus shows, o Cidades traz ao público suas antigas e novas músicas, interpretadas ao bom e velho estilo do Rock brasiliense dos anos 80/90.