Comentários



Release
O Código 13 vem da época em que ninguém ainda pensava em faturar com o gênero. Em 88 eles lançaram o disco Cultura de rua, participando com os grupos Thaide & Dj Hum, o Credo e Mc Jack. Em 90 o grupo lançou um LP com o som calcado em mix de rap e house music, chamando a atenção para a “desencanação com que tratam temas sérios e, muitas vezes, pesados”.
Koryac explica o ponto principal do grupo : “Procuramos abranger vários assuntos, Prostituição, consumismo, preconceito. Mas sem panfletarismo, com um outro enfoque”.
Da nova cena da música jovem brasileira, o Código 13 se destaca dos demais por ter um trabalho consciente. Uma linha poética que dá o enfoque a realidade brasileira. Reação em Cadeia um dos CDs do grupo mostra exatamente aquilo que o brasileiro está cansado de assistir nos noticiários dos jornais e televisão. Outro dado importante no trabalho do grupo é a fusão do rap , jazz e “crossover com rock” , Daí a originalidade musical do grupo.
Entre outras músicas o destaque fica por conta de Saco Cheio, Raças Diferentes, Garota da Casa, e Foge Garoto.
O belo trabalho do Código 13 pode ser comprovado com seus CD´s bem produzidos, com uma linha definida. Fala a maturidade dos seus integrantes. E o som pesado também.