- Canção à Prova D'água920 plays
- Café Br3.191 plays
Comunidade










Comentários



Release
Uma das revelações da nova música produzida na cidade de Belém, o grupo paraense Cravo Carbono vem se destacando no cenário independente nacional por aliar guitarras de sotaque original e poesia a poucos rótulos colados ao seu trabalho. Apesar do formato básico (guitarra, contrabaixo, bateria e voz), é pelo vasto território de possibilidades da música brasileira - e seu flerte aberto com gêneros locais e planetários – que a banda trafega suas composições.
Formado por Lázaro Magalhães (letras, percussão, vocais), Pio Lobato (guitarra e contrabaixo), Bruno Rabelo (contrabaixo e guitarra) e Vovô (bateria), o grupo surgiu em 1996. Em 2001, lançou seu primeiro álbum independente, Peixe Vivo, gravado ao vivo nos estúdios da Rádio Cultura FM, de Belém.
Com Córtex, segundo disco independente, a ser lançado em 2006, o grupo consolida uma carreira pop marcada irremediavelmente por uma guerrilha cultural em busca do reconhecimento de gêneros locais como as guitarradas, o brega e o carimbó, mas com opiniões nada convencionais sobre o rótulo do regionalismo e a identidade musical no Brasil.
Festivais, guitarradas e cinema
Em 2000 o Cravo Carbono foi incluído no mapeamento musical do antropólogo brasileiro Hermano Vianna para o documentário multimídia Música do Brasil, exibido na MTV Brasil ( confira o site www.musicabr.com.br ) e Rede Cultura de Televisão.
Em fevereiro de 2001, o grupo participou do festival pop alternativo Rec Beat, realizado em Recife (PE). Em março do mesmo ano, se apresentou em São Paulo, no Centro Itaú Cultural, entre atrações selecionadas para a mostra nacional do projeto Rumos Itaú Cultural Música - Tendências e Vertentes (www.itaucultural.org.br). A banda também atração da edição 2001 do Mercado Cultural Latino-Americano, em Salvador, Bahia, ao lado de 1.500 artistas e 600 promotores culturais e organizadores de festivais de música da América Latina, África, Europa e Estados Unidos.
Em 2002 o Cravo Carbono esteve também entre os apenas sete grupos brasileiros selecionados para o festival norte-americano South by Southwest (SXSW), na cidade de Austin, Texas. O SXSW é um dos dois mais importantes festivais de música independente dos EUA. O grupo não viajou por falta de patrocínio.
Entre os principais responsáveis envolvidos em Belém com a retomada nacional das guitarradas - gênero instrumental popular na região Norte do Brasil, concebido pelo velho guitarrista Vieira de Barcarena -, recentemente, o grupo também passou a flertar com o cinema. Em 2003, o guitarrista da banda, Pio Lobato, teve seu trabalho solo incluído na trilha sonora do filme Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues. Também em 2003, o Cravo Carbono cedeu músicas para o documentário Vaidade, do carioca Fabiano Maciel.
Entre diversos projetos paralelos, os integrantes da banda ainda se desdobraram nos últimos três anos entre shows nacionais com o projeto Mestres das Guitarradas e em outros grupos como o Suposto Projeto e o CUBA S.A.
O álbum Córtex
Abraçando diversas vertentes, do samba às guitarradas, passando pelo maculelê, pela marcha, pelo carimbó e pelas sonoridades do rock, funk e até do tecnobrega, Córtex vem sendo produzido desde outubro de 2003. O disco é uma produção independente assinada pelo selo próprio da banda, o Cardume. O álbum foi gravado com patrocínio da Fundação Cultural Y. Yamada, através da Lei Tó Teixeira de Incentivo Cultural Municipal.
Córtex também é o registro de uma longa experimentação da banda com computadores caseiros. Durante a produção das faixas, apenas vozes, percussão e baterias foram registradas no estúdio APCE, em Belém. Todas as guitarras e contrabaixos do álbum foram gravadas com a ajuda de PCs – o que permitiu maior mobilidade e tempo para experimentações.
Para o grupo, notoriamente formado por dois guitarristas que se revezam nas construções de baixos e guitarras, um dos resultado mais interessantes são as diversas camadas sonoras dispostas ao longo das 13 composições inéditas que o disco reúne. São elas: Canção à Prova D´Água; A Marcha; Café BR; Alto do Bode; Vale Quanto Pesa; Brasileiros Invadem o Mundo da Moda; Marx Marex; Arraial; Espaço prá Passear; Miss Clima; Supernada; Aplausos de Auditório; e Linha Reta.
Contatos:
lazaroweb@yahoo.com
brsza@yahoo.com
cravocarbono@yahoo.com.br
(91) 3223 8357 / 8118 8310 / 32648776
Importante: Nâo entenda o Cravo Carbono sem antes visitar o blog oficial da banda:
www.cravocarbono.weblogger.terra.com.br/
Comunidade no orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1265390