Cravo Carbono

Cravo Carbono

EstiloMPB
Cidade/EstadoBelém / PA
Plays4.110plays

Comunidade

OuvintesMichel Rodrigues e outros 5 ouvintes
Michel RodriguesMichel RodriguesMichel RodriguesMichel RodriguesMichel Rodrigues
Fã-clubeThiago Mesquita e outros 23 fãs
Thiago MesquitaThiago MesquitaThiago MesquitaThiago MesquitaThiago Mesquita

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Lázaro MagalhãesLázaro MagalhãesVoz
Imagem de Bruno Rabelo de SouzaBruno Rabelo de SouzaGuitarra
Imagem de Pio LobatoPio LobatoGuitarra
Ver mais integrantes

Release

Uma das revelações da nova música produzida na cidade de Belém, o grupo paraense Cravo Carbono vem se destacando no cenário independente nacional por aliar guitarras de sotaque original e poesia a poucos rótulos colados ao seu trabalho. Apesar do formato básico (guitarra, contrabaixo, bateria e voz), é pelo vasto território de possibilidades da música brasileira - e seu flerte aberto com gêneros locais e planetários – que a banda trafega suas composições.

Formado por Lázaro Magalhães (letras, percussão, vocais), Pio Lobato (guitarra e contrabaixo), Bruno Rabelo (contrabaixo e guitarra) e Vovô (bateria), o grupo surgiu em 1996. Em 2001, lançou seu primeiro álbum independente, Peixe Vivo, gravado ao vivo nos estúdios da Rádio Cultura FM, de Belém.

Com Córtex, segundo disco independente, a ser lançado em 2006, o grupo consolida uma carreira pop marcada irremediavelmente por uma guerrilha cultural em busca do reconhecimento de gêneros locais como as guitarradas, o brega e o carimbó, mas com opiniões nada convencionais sobre o rótulo do regionalismo e a identidade musical no Brasil.


Festivais, guitarradas e cinema

Em 2000 o Cravo Carbono foi incluído no mapeamento musical do antropólogo brasileiro Hermano Vianna para o documentário multimídia Música do Brasil, exibido na MTV Brasil ( confira o site www.musicabr.com.br ) e Rede Cultura de Televisão.

Em fevereiro de 2001, o grupo participou do festival pop alternativo Rec Beat, realizado em Recife (PE). Em março do mesmo ano, se apresentou em São Paulo, no Centro Itaú Cultural, entre atrações selecionadas para a mostra nacional do projeto Rumos Itaú Cultural Música - Tendências e Vertentes (www.itaucultural.org.br). A banda também atração da edição 2001 do Mercado Cultural Latino-Americano, em Salvador, Bahia, ao lado de 1.500 artistas e 600 promotores culturais e organizadores de festivais de música da América Latina, África, Europa e Estados Unidos.

Em 2002 o Cravo Carbono esteve também entre os apenas sete grupos brasileiros selecionados para o festival norte-americano South by Southwest (SXSW), na cidade de Austin, Texas. O SXSW é um dos dois mais importantes festivais de música independente dos EUA. O grupo não viajou por falta de patrocínio.

Entre os principais responsáveis envolvidos em Belém com a retomada nacional das guitarradas - gênero instrumental popular na região Norte do Brasil, concebido pelo velho guitarrista Vieira de Barcarena -, recentemente, o grupo também passou a flertar com o cinema. Em 2003, o guitarrista da banda, Pio Lobato, teve seu trabalho solo incluído na trilha sonora do filme Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues. Também em 2003, o Cravo Carbono cedeu músicas para o documentário Vaidade, do carioca Fabiano Maciel.

Entre diversos projetos paralelos, os integrantes da banda ainda se desdobraram nos últimos três anos entre shows nacionais com o projeto Mestres das Guitarradas e em outros grupos como o Suposto Projeto e o CUBA S.A.


O álbum Córtex

Abraçando diversas vertentes, do samba às guitarradas, passando pelo maculelê, pela marcha, pelo carimbó e pelas sonoridades do rock, funk e até do tecnobrega, Córtex vem sendo produzido desde outubro de 2003. O disco é uma produção independente assinada pelo selo próprio da banda, o Cardume. O álbum foi gravado com patrocínio da Fundação Cultural Y. Yamada, através da Lei Tó Teixeira de Incentivo Cultural Municipal.

Córtex também é o registro de uma longa experimentação da banda com computadores caseiros. Durante a produção das faixas, apenas vozes, percussão e baterias foram registradas no estúdio APCE, em Belém. Todas as guitarras e contrabaixos do álbum foram gravadas com a ajuda de PCs – o que permitiu maior mobilidade e tempo para experimentações.

Para o grupo, notoriamente formado por dois guitarristas que se revezam nas construções de baixos e guitarras, um dos resultado mais interessantes são as diversas camadas sonoras dispostas ao longo das 13 composições inéditas que o disco reúne. São elas: Canção à Prova D´Água; A Marcha; Café BR; Alto do Bode; Vale Quanto Pesa; Brasileiros Invadem o Mundo da Moda; Marx Marex; Arraial; Espaço prá Passear; Miss Clima; Supernada; Aplausos de Auditório; e Linha Reta.


Contatos:
lazaroweb@yahoo.com
brsza@yahoo.com
cravocarbono@yahoo.com.br
(91) 3223 8357 / 8118 8310 / 32648776

Importante: Nâo entenda o Cravo Carbono sem antes visitar o blog oficial da banda:
www.cravocarbono.weblogger.terra.com.br/

Comunidade no orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1265390

Playlists relacionadas

Contrate

Cravo Carbono

(91) 3223 - 8357https://www.palcomp3.com.br/cravocarbono/