- Kalika2.981 plays
- Pressentimento1.494 plays
- Pra Qualquer Santo573 plays
- Poema de Amor à Rumi497 plays
- O Místico De Konya442 plays
- Minas236 plays
- Ser - Tão Ibérico226 plays
Comunidade
Comentários
Release
Sitarista, compositor, produtor, multi-instrumentista e pintor, toca Sitar indiano, Saltérios da Pérsia antiga, do Vale do Kashmir (Índia) e da Europa medieval, além de percussões étnicas do Mediterrâneo, Arábia, Índia e Brasil.
Esteve nos últimos 15 anos vivendo continuamente fora do Brasil, notadamente em Madrid, Espanha.
Nascido em Minas Gerais, sua paixão por estes instrumentos musicais levou-o a uma vivência entre Espanha, Marrocos, Grécia, Turquia, Arábia, Irã e finalmente a Índia, onde estudou com alguns professores em Madrás, Calcutá e Bombaim.
Em Madrid, Marcus Santurys formou o grupo Terra Mãe e lançou Cd homônimo. Participou do Cd “Baobab” do compositor e pianista Wagner Tiso, com o cantor Salif Keita e o virtuose do nôvo Flamenco espanhol Vicente Amigo, apresentando-se no exterior nos festivais de Jazz de Madrid, Bilbao, Montreaux, Gasteiz, Barcelona e no Brasil no Teatro do Sesi São Paulo, em dueto com Wagner Tiso.
Estudou Sitar com Ravi Shankar, o grande músico indiano que trabalhou com George Harrison dos Beatles e pai da cantora Norah Jones, com Subroto Chowdhury e Ustad Zia Mohiuddin Daggar (mestro de Rudra-Veena, na Índia). Recebeu aulas de tabla com Zé Nazário (Brasil) e Asit Pal (Calcutá), e estudou Santoûr com Paul Grant, maestro da Escola de Música Étnica de Rotterdan e discípulo de Shivkumar Sharma e Madjid Kiani (maestros tradicionais da Índia e Irã).
Inspirado no seu mestre Ravi Shankar, desenvolveu uma técnica própria em seu Sitar Indiano, modificando o instrumento que é diatônico, tornando-o cromático. Encontrou seu estilo próprio de interpretação, criando composições que abrangem uma amplitude de influências do Oriente, do Mediterrâneo, das raízes da música brasileira e de sua tradição oral.
Recebeu uma condecoração do Consulado Geral da Índia, na pessoa do Sr. R. Viswanathan em cerimônia de homenagem aos 50 anos de sua Independência, em reconhecimento ao seu talento e contribuição em promover a cultura indiana através dos instrumentos clássicos utilizados - Sitar,Tabla e Santoûr – na Europa e no Brasil.
Em 1999 participou do “Projeto Lorca na Rua”, em homenagem ao centenário do grande poeta espanhol Federico Garcia Lorca, produzido pelo Sesc, com seu grupo de músicas e danças espanholas “Fiesta Lorca”, em 35 shows itinerantes por todo estado de São Paulo.
Em 2000 fez a trilha sonora e o tema principal da Peça “Os Luziadas”, com super-produção de Ruth Escobar e texto de Luiz de Camões comemorando os 500 Anos do Descobrimento do Brasil na recém inaugurada Sala São Paulo.
Em 2001 lançou o CD “World Celebration- Madrid, Madrás... Minas”, onde o Sitar se funde ao baião do grupo Mestre Ambrósio, aos sons da viola caipira, do piano de Benjamim Taubkin, e às vozes de Ná Ozzetti e Anna Maria Kieffer. Resgata músicas tradicionais do século XII , temas medievais da Irlanda, Espanha, Grécia, e da tradição Súfi do Irã, Turquia e do Vale do Kashemira (Índia do norte).
Em 2003, lançou o seu segundo disco, "Ancestral Trance", com as participações especiais da pesquisadora indigenista Marlui Miranda, do grupo Mawaca, da cantora indiana Ratnabali, do violeiro Ivan Vilela, e os "beats" eletrônicos e remixes do DJ Dolores entre outros.
Em 2005, participou da Amostra de Artes Mediterrâneo produzido pelo Sesc, onde atuou com seu grupo em várias unidades da capital e do interior apresentando o show “Ecos do Mediterrâneo”.
Em 2006, lançou o cd “Meditando” e participou de palestras e shows em Universidades (UNESP), emprêsas, além de um circuito cultural em centros de Yoga, unidades do Sesc e do Banco do Brasil.
Em 2007 lança o cd “Mágico e Místico -Tributo à Rûmi” distribuido pela Sonhos e Sons (Marcus Vianna) , homenageando o poeta súfi do séc. XIII, à quem a UNESCO dedica como o “Ano Internacional” pelos 800 anos de seu nascimento.
Lançamento cd “Chakras Energy” em uma revista temática, pelo Grupo Dômus Editôra em todo o Brasil.