Comunidade
Comentários
Release
Dr. Xote – Pra quem é doente por forró!
Tá com dor? Não precisa se desesperar... Os doutores da alegria estão de plantão para permitir a todos o melhor do forró pé-de-serra.
Houve quem duvidasse, mas a persistência de Clerinho (Voz) e Rodrigo (Zabumba) foi maior do que todas as dificuldades em montar uma banda de forró pé-de-serra na terra da Axé Music. Assim, em meados de 2004, ao lado de Luís Piauí (Triângulo), a brincadeira de amigos começou a tomar rumos até então inesperados. Os convites para tocar em festas universitárias, de empresas, e em casas de shows das mais creditadas da capital baiana, foram sinais de que o hobby poderia ser levado mais a sério.
Daí, tarefa das mais difíceis foi reunir pessoas que gostassem de forró e que, preferencialmente não dependessem da música para sobreviver. Nesse instante, o quebra-cabeça deveria começar a ser montado e com muita paciência, para que uma peça mal colocada não resultasse em transtornos futuros.
Primeiro surgiu Ricardo (Bateria) que, como músico profissional veio dar o tom da experiência àqueles que estavam apenas por começar uma jornada no meio musical. Logo depois surgiram W (Baixo) e Duda (Sanfona), peças indispensáveis e fundamentais para proporcionar à Dr. Xote a musicalidade que lhe é natural.
Assim, com o aumento da quantidade de shows, se fez necessária a presença de alguém que pudesse tomar conta da agenda da banda. Daí foi que surgiu Felipe, também universitário, mas que já lidava com outras bandas de estudantes.
Hoje a banda tem se destacado bastante no cenário do forró baiano, tocando em seu repertório, músicas dos mais renomados forrozeiros do Brasil, a exemplo de Flávio José, Luís Gonzaga, Adelmário Coelho e Virgílio. Entretanto, a maior influência é sem sombra de dúvidas o pé-de-serra universitário, estilo moderno, resultado do aparecimento de bandas como Falamansa, Rastapé e ForróÇacana, as quais possibilitaram à música nordestina, em especial o forró, destaque importante na mídia.
A Dr. Xote já dividiu o palco de grandes eventos com bandas importantes do Brasil, a exemplo da Gatinha Manhosa, Dudu Nobre e Estakazero, ambos no Rock in Rio Café Salvador; Alexandre Peixe, na Fashion Club, dentre outras. Se apresentou em casas de espetáculos como a The Best Hall, Caranguejo da Bahia e Absolut Hall, ambas na capital da Bahia. Pelo interior, a banda já se apresentou no São João de Riachão do Jacuípe-BA, Coração de Maria-BA, Santo Amaro-BA, Elísio Medrado-BA, dentre outras, dividindo palco com bandas como Magníficos, Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró, Virgílio, etc.
Atualmente, a música de trabalho chama-se BAIANINHA, composição de Kuque Malino e que já está em grande parte das rádios de Salvador e do interior da Bahia.
Agora, depois de conhecer um pouco da história da banda Dr. Xote, resta a você conferir pessoalmente a energia do maior forró pé-de-serra universitário da Bahia, pois, como já diz o ditado, AO VIVO É SEMPRE MAIS GOSTOSO!!