- De Repente2.721 plays
Comunidade
Comentários
Release
Dughettu é a banda que vem traduzindo a cultura hip hop e movimentando a cena carioca com muita atitude e ousadia.
A música brasileira não é apenas a referência mais forte na formação do rapper Marcello Red, do guitarrista e cantor Marquinho "O Sócio" e do DJ Nino. Ela é também a plataforma de base do som criado por eles.
"Te Levar", primeiro single da banda, já embala a galera nas pistas e rádios da cidade. No repertório, as inéditas "Deixa Brilhar" "Questão de Quê" e "De Repente" bem como as releituras de "Boa Noite" (Djavan), "Nega do Cabelo Bom" (Max de Castro) e "Olhos Coloridos" (Macau), eternizada na voz da lady soul Sandra de Sá e revisitada pela banda com produção de William Magalhães (Banda Black Rio).
Dughettu é a anfitriã da festa Black Jam, espaço onde recebe mensalmente amigos, Djs, MCs, B.Boys, músicos, fãs e simpatizantes da cultura black para uma celebração cheia de estilo e conceito num movimento plural que integra zona norte e zona sul. De conceito itinerante, há dois anos a festa que vem sendo realizada no Rio de Janeiro em casas como São Tomé, Melt, Six, Ballroom, 00 (Zero Zero), Espaço Constituição, Rio Scenariun, já teve edições super especias em locais alternativos como a Casa de Cultura Estácio de Sá, FNAC Barra shopping e Marina da Glória [onde a festa é realizada num barco em movimento pela Baía de Guanabara].
Na edição 2004 do evento Vivo Open Air, no Jóquei Clube do Rio de Janeiro e São Paulo que teve o cantor Zé Ricardo como anfitrião, o público presente vibrou com o clima e a energia do show da Dughettu que contou com participações especiais de Gabriel o Pensador, Happin' Hood e Cláudio Zoli.
Em 2005 a banda participou dos eventos Conexões Urbanas em Santa Cruz, [como convidada do grupo cultural Afroreggae], Vivo no Rio na praia de Ipanema, Teatro Odisséia Rio de Janeiro e Bleeker St. São Paulo [convidada da Banda Black Rio].
Em 2006 a banda foi a anfitriã do RBMA (Red Bull Music Academy) na Info Session que rolou no Rio, se fez representar através da voz do Marcello que, como apresentador oficial do AfroReggae, participou da abertura do show dos Rolling Stones na praia de Copacabana e da copa da Cultura em Berlin e fez novas participações em shows da Banda Black Rio.
Tantas experiências importantes se refletem no trabalho autoral, individual e coletivo e começa a dar seus primeiros frutos. Em 2003 a banda compôs "Deixa Brilhar", música título do documentário "Gente é pra Brilhar", a convite da Ong Cima, em 2005 o Dj Nino foi o campeão da Batalha de DJ do Prêmio Hutuz e "O Sócio" passou a dividir sua voz e a ser lead vocal também da banda Black Rio (a convite do líder da banda, William Magalhães) e agora, convidada pela gravadora Universal Music a participar da elaboração de repertório para o primeiro disco solo da cantora Negra Li, emplacou de cara, duas músicas no CD que deverá ser lançado em novembro 2006.
A apropriação e reconstrução de clássicos da MPB numa fusão com o Rap e Soul, a constante participação de outros artistas nas apresentações da banda e desta nos shows desses artistas, confirmam a postura aberta à experimentação, dão o tom da cultura Hip Hop brazuca e explicam o público crescente a cada nova aparição.
Fazer com que as pessoas se envolvam para curtir, sintam para entender, celebrem para integrar e valorizem o tradicional. Esse é o espírito Dughettu!