GRUPO FATO

GRUPO FATO

EstiloMPB
Cidade/EstadoCuritiba / PR
Plays28.508plays
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesRoberis Costa e outros 50 ouvintes
Roberis CostaRoberis CostaRoberis CostaRoberis CostaRoberis Costa
Fã-clubeGrace Filipak Torres e outros 45 fãs
Grace Filipak TorresGrace Filipak TorresGrace Filipak TorresGrace Filipak TorresGrace Filipak Torres

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Grace TorresGrace TorresVoz, Teclado, Programações, Piano
Imagem de Sérgio Monteiro FreireSérgio Monteiro FreireVoz, Teclado, Saxofone, Percussão, Guitarra
Imagem de Ulisses GalettoUlisses GalettoVoz, Violão, Baixo
Ver mais integrantes

Release

FATO

O FATO é um grupo curitibano que, à sua maneira, elabora musicalmente a produção de diversos poetas e compositores da cena independente.
O grupo desde 1994 desenvolve pesquisas e experimentações que consolidaram uma sonoridade e estilo bem peculiares, reconhecidos positivamente por críticos no Brasil e no exterior (matérias disponíveis no site www.fato.org ).
Segundo Rodolfo Stroeter, ?o FATO mescla de forma inaudita a tradição (do Fandango do Paraná, por exemplo) com o inusitado, percorrendo uma trajetória que, a partir da visão do Sul brasileiro, abrange o Brasil moreno, urbano, rural, nordestino e muitas vezes sideral?.
Em 1995, o primeiro CD, ?Fato?, com produção musical de Antonio Saraiva, teve ótima aceitação pelo público e pela crítica.
O segundo álbum foi lançado em 1997, com produção musical de Paulo Brandão (Aquarela Carioca): ?Fogo Mordido?, lançado também na Europa pelo selo independente Berimbau..
Após diversas apresentações pelo Brasil, em 1999 o FATO gravou o terceiro CD, ?Oquelatá Quelateje?, com produção musical de Rodolfo Stroeter (Pau Brasil). Em 2000 o Grupo apresentou o show ?Oquelatá Quelateje? com grande sucesso na capital paranaense. O destaque: a percussão com os pés (tamancos de madeira do fandango paranaense) aliada à percussão de instrumentos, além do cenário confeccionado por artesãos paranaenses e o figurino com elementos regionais brasileiros e mundiais. Ainda em 2000, o show ?Oquelatá Quelateje? foi para a Sala FUNARTE e Espaço Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro; São Paulo, no Centro Cultural São Paulo e SESC no projeto ?Balaio Brasil?, que reuniu artistas de todo o país na capital paulista. O FATO também foi assunto de matéria exclusiva do programa Metrópolis da TV Cultura (SP).
Em 2001 a rádio americana KZUM FM fez um programa dedicado ao Grupo. Em setembro, a Rede STV exibiu, na série ?Balaio Brasil?, um programa em que o FATO foi destaque nacional pela sua relevância artística e por aproveitar as sonoridades do fandango paranaense de forma criativa e inovadora.
Em 2002 o FATO tocou no II Fórum Social Mundial (Porto Alegre) para mais de 3000 pessoas; teve suas imagens e videoclipe divulgados para 16 milhões de lares nos EUA através da Rede ?Link TV?.
O quarto CD do Grupo, ?Oquelatá Vivo?, gravado em shows em Curitiba (2000) e em São Paulo (2002), foi lançado em 2002.
Em 2003 o FATO estreou o show ?Atamancados?, com arranjos que utilizavam instrumentos inventados pelo próprio Grupo. As temporadas foram em Curitiba e São Paulo, além de 20 escolas públicas de Curitiba. O programa ?Expresso Brasil?, veiculado pela TV Cultura (SP), destacou novamente a relevância do trabalho do Grupo e, ainda nesse ano o FATO deu início à produção de um documentário comemorativo de seus 10 anos, lançado em 2004.
Em 2005 o FATO se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Paraná com músicas, arranjos e orquestrações assinadas pelo grupo. No mesmo ano, a convite da Secretaria de Cultura do Paraná, fez quatro shows no Carreau du Temple, em Paris, no Ano do Brasil na França, com calorosa recepção.
Em 2006 o FATO lançou o CD MÚSICAPRAGEADA em um show que combinou influências eletrônicas com a pesquisa de ritmos e sonoridades tradicionais.
Em 2007 o FATO foi destaque em programa da série ?Destino Brasil Música ? um outro som?, apresentada por Pedro Luis no Canal Brasil.
Em 2008 o FATO realizou o show Balaio de FATO, com a participação de convidados de 4 estados brasileiros: Siba (Pernambuco), Maurício Pereira (São Paulo), Antonio Saraiva (Rio de Janeiro) e Arthur de Faria (Rio Grande do Sul), além de show em São Paulo, pelo Projeto Rumos Musicais, do Itaú Cultural.

Playlists relacionadas

Contrate

OQ Produções

(41) 3336 - 8015 | (41) 9953 - 3445http://www.fato.org