- Homines Dissensio4.065 plays
- Pretending1.324 plays
- Sleeping Eye2.325 plays
- Inside a Human's Head4.430 plays
- Never See My Fall6.002 plays
- Ruins To The Ground4.153 plays
- Never See My Fall (Orchestral)1.706 plays
- Way of Wisdom1.929 plays
- Being Human1.533 plays
- DAYS AND NIGHTS5.360 plays
- 05:09FINITUDE - DISSENSIO HOMINES (NEW SINGLE) WITH LYRICS2.041 visualizações
- 05:09FINITUDE - DISSENSIO HOMINES (NEW SINGLE) WITH LYRICS2.041 visualizações
- 04:26FINITUDE: DAYS AND NIGHTS New Single from upcoming album DISSENSIO HOMINES PART I727 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
Formada entre julho e agosto de 2005 na cidade de Aracaju / Sergipe, a FINITUDE vem desbravando, desde então, um longo e espinhoso caminho na busca da sua evolução musical e artística, em específico, mas não limitante, sob a forma de expressão conhecida como ?Heavy Metal?.
O marco inicial desta jornada foi a gravação do primeiro CD, intitulado ?Way of Wisdom?, durante o período de janeiro a abril de 2006. Uma produção concebida de forma totalmente independente e inesperada, visto o pouco tempo de formação. Entretanto, este trabalho serviu para solidificar o termo ?banda? e o interesse em permanecer junto fazendo boa música.
Assim, constituiu-se o primeiro lançamento da FINITUDE, ou seja, permeado por cinco faixas autorais, uma ótima produção gráfica e um conceito marcante envolvendo assertivas da Psicologia e dúvidas estritamente humanas. Some-se, ainda, ?riffs? marcantes e melodias cativantes definindo um resultado atestado pelas diversas resenhas positivas da mídia especializada, disponíveis ao final deste texto, além de uma excelente recepção por parte do público.
O primeiro show oficial da banda combinou o lançamento do CD ?Way of Wisdom? e a presença forte do público, em 22 de abril de 2006, abrindo espaço para seguirem, então, fazendo diversas apresentações em suporte a este trabalho por todo o destacado ano.
Ademais, durante o final de 2006 e inicio de 2007, a banda voltou ao estúdio e gravou um single exclusivo para lançar na Internet, intitulado ?Inside a Human's Head?. Esta faixa repercutiu positivamente e tornou-se rapidamente uma música constante em todos os shows. Todavia, por motivo de conflitos internos, o então tecladista James Freitas deixou a banda durante a produção deste.
Em fevereiro de 2007, a FINITUDE recebeu o convite para participar do Projeto Verão, um evento de grande porte promovido pela prefeitura de Aracaju / SE, que contou com a presença de artistas nacionais e regionais. Mesmo com uma série de adversidades a banda fez uma excelente performance, agrandando ao grande público presente.
No decorrer do mesmo ano, a FINITUDE recebera o convite para dividir os palcos em uma série de shows pelo Nordeste com a banda gaúcha BURNING IN HELL. Contudo, para este ofício a banda recrutou os trabalhos do guitarrista Ícaro Reis, já à época bastante próximo. Embora sua estreia tenha ocorrido antes, ou seja, em um show que antecedera a turnê na cidade de Lagarto / Sergipe, sua efetivação como membro oficial ocorrera imediatamente.
Esta turnê estendeu-se por todas as grandes cidades do nordeste brasileiro, incluindo Paulo Afonso (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE), com grandes shows, onde o público recepcionou de forma bastante calorosa a música feita pela FINITUDE.
Sem dúvida, 2007, fora um ano de bastante reconhecimento para a banda, pois diversos foram os contatos, aparições e entrevistas em revistas especializadas, sites e jornais. Saíram várias resenhas positivas e otimistas sobre o CD-Demo ?Way of Wisdom?, em especial das revistas: Rock Brigade, Roadie Crew, Rock Hard Valhala e Commando Rock; além dos sites: Whiplash (www.whiplash.net), Novo Metal (www.novometal.com), Metal Attack, All The Bangers (www.allthebangers.com.br), MetalVox etc. A maior parte destas resenhas podem ser conferidas ao final deste texto.
Encerrando 2007 de forma positiva, a banda ainda fez a abertura do show da renomada banda Hangar, do reconhecido baterista Aquiles Priester (www.hangar.mus.br), na casa de show ATPN na cidade de Aracaju / SE.
Em 2008, a banda começou com o pé direito sendo selecionada, entre diversas outras de todo o Brasil, para fazer parte do CAST do maior evento independente de rock em pleno carnaval, o PALCO DO ROCK, na cidade de Salvador / BA. Um grande show para um público estimado na casa dos milhares e uma excelente organização dos produtores do evento.
No mesmo ano a banda lançou mais um single promocional, o ?Never See My Fall?. Sem dúvida, um trabalho diferenciado que surgiu com uma temática distinta dos anteriores, mas não menos importante. Este CD-single foi muito bem recebido e contém três composições inéditas que versam sobre uma visão fenomenológica do planeta em relação ao homem. Ademais, traz uma sonoridade variando entre um metal rápido, uma balada refinada e uma faixa totalmente orquestral que gerou para a banda mais críticas e resenhas positivas.
De forma a levar um excelente e completo material aos fãs, o single conta ainda com uma faixa interativa (CD-ROM) contendo fotos, textos, letras das músicas e um vídeo documentário chamado ?Making of (A film by Finitude)?, que mostra grande parte do processo de produção, entrevistas e performances ao vivo da banda. Este vídeo e muitos outros podem ser conferidos no perfil da FINITUDE no You Tube (www.youtube.com/finitudeonline).
Outro grande momento de 2008 fora a abertura do show do André Matos, renomado ex-vocalista das bandas ANGRA, SHAMAN e VIPER, atualmente em carreira solo e SYMFONIA, em agosto deste ano. Ele dividiu o palco com a FINITUDE para executar a faixa ?Pride? do disco ?Ritual? de sua ex-banda SHAMAN (Vídeo também disponível no portal You Tube da banda).
A FINITUDE também fora indicada no segundo semestre de 2008 como banda Revelação pelo Prêmio Dynamite de Música, a maior celebração da cena independente do Brasil.
Em janeiro de 2009 a banda fez a abertura do BLAZE BAYLEY, ex-vocalista do IRON MAIDEN e banda homônima. Um grande show que veio gabaritar o histórico da FINITUDE com a abertura para um dos grandes nomes atuais do ?heavy metal? (Vídeo também disponível no portal You Tube da banda). Sucessivamente, a banda fez uma excelente performance na Rua da Cultura, abrindo a temporada de shows deste reconhecido espaço cultural sergipano. Ainda, em fevereiro, a banda participou mais uma vez do Projeto Verão, dividindo o palco com o irreverente cantor Arnaldo Antunes.
Carimbando o ótimo trabalho que a FINITUDE vem executando nos últimos anos, o site especializado ?All The Bangers? elegeu o trabalho ?Never See My Fall? como o melhor CD-single de 2008 pela sua equipe técnica. Outro reconhecimento imensurável.
No mês de junho do mesmo ano, o baterista André Moreira deixou a banda, sem problemas pessoais e de comum acordo, para seguir rumos próprios. Para seu posto a banda recrutou Arnaldo Silva, baterista bastante gabaritado e reconhecido na cena musical sergipana.
Desde então a banda parou as atividades por um pequeno hiato, retornando aos ensaios e shows no inicio de 2010, sendo convidada de logo a participar da Virada Cultural, outro grande evento promovido pela prefeitura de Aracaju / Sergipe, mais uma vez com grande repercussão na cena local.
Contudo, depois destes anos de experiência e o interesse de subir mais um degrau, a FINITUDE concentrou-se totalmente na composição e produção do primeiro álbum oficial, passando todo o ano de 2010 compenetrada neste processo complexo, mas importante de criação de novas músicas e registro das mesmas.
Então, agora em 2011, o processo de criação deste trabalho encontra-se concluso e se chama "Dissensio Homines Part I", com 10 faixas inéditas e uma regravação, onde irá expor na íntegra o conceito iniciado no CD-Demo ?Way of Wisdom?.
Não há interesse maior em lançar este álbum, retornar aos palcos e fazer diversos shows em suporte aquele e mostrar a FINITUDE nos palcos de todo o Brasil.
FINITUDE é:
Djalma Moreira (Baixo)
Luiz Gustavo (Guitarra)
Ícaro Reis (Guitarra)
Marcelo Menezes (Vocal)
Arnaldo Silva (Bateria)