- Eu vim dizer1.972 plays
Comunidade
Comentários
Release
Flautins Matuá é um grupo de Pífanos. E mais do que isso: é um coro de vozes, um arsenal de percurssão, e sobretrudo, uma união de corpos que cantam e dançam na cadência temperada de ritmos de nossa Cultura Popular Brasileira, grande fonte de inspiração.
Os pífanos são instrumentos artesanais de sopro que no contexto do nordeste brasileiro desenvolveram-se como uma manifestação popular de caráter sagrado e profano. As Bandas de Pífanos tradicionais são formadas por dois pífanos acompanhados de percurssão que tocam ritmos como o baião, valsas e rastapés tanto em novenas como em festas populares aonde é conhecido como " Esquenta Muié".
As influências recebidas dos Mestres e Brincantes das Manifestações populares são incorporadas e resignificadas em apresentações que envolvem música, dança e cenicidade composta por cenário, figurinos, maquiagem e figuras.
O repertório envolve músicas próprias e arranjos baseados na Bandas tradicionais de Pífano como a Banda de Pífanos de Caruaru(PE), Edmilson do Pife(PE), Zabé da Loca(PA) e Banda Cabaçal Irmãos Aniceto( CE) e de outras manifestações como côco, baião, xote, cavalo marinho, maracatu, ciranda, frevo, cacuriá, boi ,reisado entre outras.
O grupo propõe apresentações de palco e de rua, os chamados Fuás ,onde o público é estimulado e convidado a interagir dançando, cantando e brincando.A confluência das cores, movimentos e ritmos proporcionam um espetáculo alegre onde a essência da brincadeira leva o público a uma viagem pelo imaginário popular brasileiro.