- LIBERDADE207 plays
- DE CHÃO BATIDO5.151 plays
- SAGRADA TERRA225 plays
- GALPÃO DE MINHA INFÂNCIA444 plays
- VOLTA PRA MIM242 plays
- RETORNO197 plays
- PRIVILEGIO276 plays
- DEIXA ACONTECER251 plays
- VINHO DAS PAIXÕES353 plays
- A VOZ DO CORAÇÃO226 plays
Comunidade
Comentários
Release
O Artista
Nasci no CAPÃO BONITO, pequeno reduto de moradores, junto a comunidade de Vista Alegre, localizado no município de Caibaté, região das missões, RS.
Meu pai forjou sua vida, construiu seu rancho e constituiu a família de nove filhos, nos dando sustento e estudo básico numa pequena propriedade de uma colônia de terra.
Infância da calça curta, pés descalços, das montarias em pelo, caçadas de bodoque à beira da sanga, peladas no potreiro com os amigos e a velha bola de meias.
Entre os doze e quinze anos o gosto de cantar aflorava cada vez mais.
Aos dezesseis anos, despertou-me o interesse pela declamação tendo como ídolo, o mestre ”JAIME CAETANO BRAUM”.
Nos encontros com os amigos, sempre surgia uns versos ou payadas de improviso.
Por volta de 1987, já morando no estado do Paraná, em Francisco Beltrão, dei os primeiros passos num instrumento musical, “o violão”.
Autodidata, levado apenas pela vontade, fui aprendendo as primeiras notas e acordes.
Neste período, comecei a participar em festivais de interpretação no sudoeste, oeste do Paraná e oeste de SC, onde me aventurei como interprete da música sertaneja, popular, e o regionalismo gaúcho.
Algumas composições concorreram em festivais INÉDITOS no RS, destacando-se o Grito do Nativismo de Jaguari, RS e Ronco do Bugio de São Francisco de Assis, RS. Neste último classifiquei a milonga “TARCA DO TEMPO” com a interpretação do cantor e músico Luiz Eduardo Braz.
Em 1999, tive minha primeira grande realização como compositor. Wilson Paim viria a gravar uma de minhas composições, a milonga CAMBICHOS DE UMA FLOR, com o selo da Sul discos, no álbum “UNIVERSO DOS MEUS SONHOS”.
Na seqüência, o Grupo Sul Baile gravou o chamame “PELOS CAMINHOS DE VOLTA”, o Grupo Sinuelo da Serra, a valsa “FLOR MORENA”, Os Lendários, o xote" ESTAMPA DE PEÃO” Nilton Pilar, “BUGIO DAS MISSÕES E ESSES POETAS LOUCOS”, Porca Veia, o contrapasso “LIBERDADE”, Eduardo Braz a milonga “RETORNO”.
Em 2011, de volta ao RS, morando em Porto Alegre, gravei meu primeiro disco solo com o título “GALPÃO DE MINHA INFÂNCIA”, álbum com 13 músicas todas as composições de minha autoria.
Em agosto de 2013 gravei "ASSIM É O SUL”, produzido no estúdio DRBC pelo renomado músico, BETO CAETANO, com participação do mesmo, na canção romântica, PRIVILÉGIO.
Em minhas composições, não tenho compromisso específico com o tema ou estilo, seguindo apenas o que a inspiração determina.
Compor, cantar e extrair algumas notas de meu violão são para mim oportunidades únicas.
Para viver e exercer este prazer dependo apenas do ar, da luz, saúde, meu rancho, um cepo, inspiração e a continuidade de minha existência.
Denis Pires