- Vou de carona790 plays
- Estão Querendo acabar547 plays
- Doce terra Morena1.610 plays
- Canções Lunetizadas239 plays
- O beijo ea Flor522 plays
- Saudade d cê243 plays
- Anjo Cupido227 plays
- Banho de Praia167 plays
Comunidade
Comentários
Release
O show FOLE, CORDAS E COURO será apresentado pela Banda Chapéu de Palha, formada em 2007, por 4 jovens moradores dos assentamentos de reforma agrária de Pinheiros, Montanha e Conceição da Barra – ES.
O grupo começou animando os encontros e reuniões do MST em todo território nacional. No inicio tocavam apenas para animar as noites dos encontros, mas com o tempo e com muitos incentivos, os amigos resolveram levar a sério a ideia de formar uma banda, e assim começaram os ensaios e também as dificuldades, pois os mesmos eram moradores de assentamentos de cidades distintas, mas isso não foi motivo para desanimo, pelo contrário, a banda seguiu firme e hoje conta com 6 integrantes residentes no município de Pinheiros, sendo 4 no assentamento Nova Vitória.
A definição do gênero musical tocado pelo grupo é o forró pé-de-serra, que historicamente está presente na região noroeste do Espírito Santo - região que recebe influencia da cultura nordestina, devido o processo migratório ocorrido entre os anos 50 aos anos 80 onde vários nordestinos migraram em busca da melhoria de vida e emprego.
Embora a Banda Chapéu de Palha , seja do norte do Espírito Santo, a mesma tem como objetivo difundir os valores culturais da região do noroeste do estado com a diversidade da cultura local, por meio da música. O gênero tradicional, o forro pé-de-serra, tocado pelo Chapéu de Palha possui suas referencias nos nomes de grandes mestres da cultura popular brasileira, como: Luiz Gonzaga, Jacson do Pandeiro, Sivuca e Dominguinhos.
O show, é uma produção cultural que além de rememorar composições que sugiram junto com o Forró-pé-de-serra, apresentam composições próprias e de autores do município de Pinheiros, retratando a cultura local que no decorrer da apresentação se mescla as músicas tradicionais.
Para ambientação do palco e caracterização dos músicos, as referências utilizadas, serão uma mesclagem das vestimentas do forró-pé-de-serra tradicional com o moderno, facilmente visível nos atuais festivais e encontros de forró pé de serra, que se caracterizam com sandálias de couro, chapéus de palhas ( para enfatizar o nome do grupo),podendo ser utilizados chapéus de couro, calças mais largas e camisas estampadas.
A cultura sertaneja que se mescla com a do forró-pé-de-serra, baseia –se no clima do sertão, o que é fonte de inspiração para o Cenário do show FOLE CORDAS E COURO, lembrando a seca, as casas feitas de estuque, a caatinga, com uma paisagem esbranquiçada, com a maioria das plantas sem folhas e os troncos secos, que é característico da região, mantendo-se forte nos tempos atuais, com altas crises de desemprego, fome e miséria.
A Banda, já vem se apresentando em cidades capixabas, como: Conceição da Barra - Itaúnas, Pedro Canário, Vitória, Barra de São Francisco, São Mateus, Pinheiros, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Mantenópolis, e também fora do estado, como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Seropédica- RJ e na cidade de Sarandi-RS.
Recentemente a Banda Chapéu de Palha, compôs e lançou a música que fala da Região “ Doce Terra Morena”, retratando as riquezas culturais e econômicas dos municípios de Pedro Canário, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo e com esses trabalhos a Banda foi selecionada no Edital 013/2013 da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Circulação de Shows).