- Falso Advogado2.879 plays
- Sonho de Menina1.977 plays
- A Lua Lá1.119 plays
- Tia Eulália na Chiba1.016 plays
- Nossa Aliança1.101 plays
Comunidade
Comentários
Release
UM GRUPO NA DOSE CERTA
por Djalma Leite de Campos
Parece até exagero falar deste jeito, mas não é. O grupo Dose Certa já nasceu com praticamente tudo pronto. Como sugere o nome que foi batizado, o Dose Certa é um grupo que nasceu na proporção exata. Na dose certa. O grupo Dose Certa surgiu em meados do ano de 1998, e dosa em sua formação um pouquinho de cada um dos componentes que remontam a longa tradição do samba. Formado por Alemão do Cavaco (arranjos e cavaquinho), Wilsinho do Peruche (voz e pandeiro), Vitor DC (percussão) e Vinicius Almeida (contrabaixo, violão de 6 e 7 cordas), o Dose Certa mistura o suingue carioca com a força e malemolência da batucada paulistana. Segue os mandamentos do samba ditados por Paulinho da Viola, Martinho da Vila, e vários outros mestres.
Quinteto paulistano, o Dose é formado por músicos experientes e talentosos. A formação impõe respeito. E não é para menos. Na essência da formação do grupo, além de samba de qualidade, os integrantes do Dose Certa registram carreiras como músicos no grupos que acompanharam grandes nomes da música brasileira. Bacharelado em violão e cavaquinho pela Faculdade de Música Carlos Gomes, Alemão já acompanhou nomes como Alcione, Bezerra da Silva, Leci Brandão, Jair Rodrigues, Monarco, Reinaldo (o Príncipe do Pagode), Ivo Meirelles, Thobias da Vai-Vai, Royce do Cavaco e Ernesto Teixeira.
Alemão atua como arranjador e cavaquinhista do CD das escolas de samba de São Paulo (em faixas da escola de samba Gaviões da Fiel), é diretor musical da Gaviões desde 1995; já tocou nos desfiles de Carnaval da União da Ilha do Governador, Arranco e Caprichosos de Pilares, no Rio de Janeiro; levou o samba para os Emirados Árabes, em 2003; e ajudou a disseminar o samba ministrando música e cavaquinho em aulas no Projeto Barracão, da secretaria municipal de cultura de São Paulo, em 2004.
Nascido e criado no Morro da Mangueira, o carioca, Vitor DC traz em seu currículo trabalhos ao lado de Doces Bárbaros (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia), Jorge Benjor, Zeca Baleiro, Jacques Morelembaum, Lobão, Robertinho Silva, entre outros. Vitor alia o talento como percussionista à ginga de atuações como dançarino de salão. Como dançarino, Vitor já desenvolveu grandes trabalhos ao lado de nomes como Débora Colker.
Estava criada a raiz do Dose Certa. Para completar a alquimia do grupo, Alemão e Vitor DC chamaram mais três especialistas: Wilsinho do Peruche e Vinicius Almeida. Estava feita a fórmula de um grupo que se especializou em saudar as raízes do ritmo, e produzir um samba bem tocado e com letras inspiradas.
Em "Brasileiro Guerreiro", o primeiro CD do grupo, o Dose Certa gravou sem a utilização de bateria e com a sonoridade do contrabaixo presente em apenas uma única faixa. Produziu um samba moderno, sem perder contato com as raízes que fundaram a tradição. Do álbum, que reúne 12 faixas, o samba Falso Advogado ganhou, em 2008, a produção de um videoclipe estrelado pelo músico Seu Jorge e pelo ator Ailton Graça, que integra o elenco da novela "Três Irmãs", da TV Globo.
Em 10 anos de carreira, o Grupo Dose Certa já amealhou uma legião de fãs e conquistou a admiração de personalidades como os jornalistas Chico Pinheiro e Abel Neto, e o médico Dráuzio Varela. E, claro, ganhou respeito de grandes nomes da MPB.
Os shows que o grupo realiza semanalmente, no Bar Samba, em São Paulo, tornaram-se um verdadeiro espaço para o culto ao samba raiz. Por lá passam, regularmente, grandes nomes do ritmo, integrantes da Velha Guarda das principais escolas de Rio de Janeiro e São Paulo, novos nomes de talento que surgem a cada dia no ritmo. São artistas que o Dose Certa tem orgulho de chamar para suas rodas de samba, e pedir benção.
Honrando e demonstrando o respeito do grupo por suas raízes e por quem ajudou a construir a magia do samba. O Grupo Dose Certa pede licença e abre passagem para mostrar, por meio do samba, seu jeito de tocar música brasileira.