Guilherme De Marco

Guilherme De Marco

Cidade/EstadoBelo Horizonte / MG
Plays8.222plays

Comunidade

OuvintesRODRIGO PALHARES e outros 2 ouvintes
RODRIGO PALHARESRODRIGO PALHARESRODRIGO PALHARES
Fã-clubeBonde Sem Freio e outros 17 fãs
Bonde Sem FreioBonde Sem FreioBonde Sem FreioBonde Sem FreioBonde Sem Freio

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

GUILHERME DE MARCO

Guitarrista, violonista e compositor mineiro autodidata, natural de Belo Horizonte. Inicia suas atividades em 1989. Tocou em bandas do underground mineiro na década de 90, tais como Butcher e Gothic Vox. A partir de 1995, volta suas atenções para o estudo do violão popular, apresentando-se com um trio de jazz e MPB em bares da capital mineira. Em 2007 tocou na banda Aparelho, do cantor e compositor Ricardo Frei. Em 2008, ingressa na banda Macumba, da cantora e compositora Milena Torres. Participa de vários shows, dentre os quais destaca-se o espetáculo "Macumba não é o que vc sabe", que contou com convidados como Marcelo Veronez, Silvia Gommes, Casper Roots e Gustavo Negreiros. Inicia em 2009 uma parceria musical com a cantora e compositora Bia Nogueira, com quem lançou sua canção "Retirante" em um show no CEU-UFMG, abrindo para Pedro Luís e a Parede (PLAP) e Nação Zumbi. Dedica-se ainda à pesquisa e ao estudo do violão percussivo e processado digitalmente e suas aplicações na canção popular. Em 2010 torna-se instrumentista da banda de Bia Nogueira e estréia no palco com a banda Confraria. Inicia também um projeto de canções no formato duo de violões com o músico e compositor Wilson Souza. Em novembro desse ano tocou na Alemanha, acompanhando Rodrigo Jerônimo e Bia Nogueira, com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), no Festival de Outono "Cinco Sentidos" de Jena e em uma apresentação em Erfürt.

Atuou na composição de trilhas originais para videos e espetáculos teatrais, a partir de sua parceria com a videomaker e documentarista Ana Lúcia Guimarães em seus vídeos experimentais (1993). Dentre esses trabalhos destacam-se as trilhas da peça "O manuscrito de um louco" (1994), adaptado do texto de Charles Dickens pelo grupo Os Diletantes, e a de "A vida na arte de Jeanne Milde" (2002), documentário sobre a escultora belga que viveu em Belo Horizonte, dirigido por Ana Lúcia Guimarães e Gastão Frota. Em 1996 gravou a trilha para a montagem do espetáculo "Morte e Vida Severina" pelo Grupo Vênus.

Gravou o album "Butcher - Astral Karma" (1993), lançado somente em formato vinil pela Cogumelo Records, com três composições de sua autoria. Em 1995 trabalhou com a cantora Sílvia Nicolatto, em cuja demo gravou pela primeira vez como violonista. Em 2004 fundou e coordenou o Projeto Experiências Musicais, um pequeno coletivo de compositores criado para registrar as músicas de cada um em equipe. Participaram do projeto os compositores Charley Vasconcelos, Vladimir Micheletti, Erik Haagensen, Maurício Patitucci e Robson Angelo (Rubão). Em 2007 lançou a primeira demo com seu trabalho autoral, intitulada "Morada" e, no ano seguinte, sua segunda demo, "Encruzilhada" (2008). Em 2009, em parceria com o músico e compositor Bernardo Leitão, funda e passa a coordenar as atividades da Confraria, banda que tem em seu repertório músicas dos compositores do Projeto Experiências Musicais, cujo coletivo de origem começa a se expandir agregando novos parceiros, instrumentistas e compositores. Lançou o single "Encruzilhada - ao vivo, com Milena Torres e Árvore Musical Macumba" (2009) e trabalhou também na mixagem do CD "Milena Torres - Bem acompanhada por Árvore Musical Macumba" (2009). Em 2010 dá início a uma série de novas parcerias e à gravação do CD da Confraria.

Participou da gravação, mixagem e masterização do CD-demo ao vivo "Milena Torres Bem Acompanhada" (2010). Produziu o CD independente "Maravilha - Bia Nogueira e Confraria" (2010), lançado na Alemanha. Fez a gravação, mixagem e masterização do CD de Wilson Souza "Contas a Pagar" (2011). Produziu também as demos de Rodrigo Jerônimo e Maíra Lopes e começa a trabalhar na produção do próximo CD de Bia Nogueira e como instrumentista na gravação do próximo CD de Milena Torres.

Atualmente atua como produtor musical e toca violão na Confraria e com os artistas Milena Torres, Bia Nogueira e Rodrigo Jerônimo.

Playlists relacionadas

Contrate