Harpa Cristã

Harpa Cristã

EstiloGospel
Cidade/EstadoRio de Janeiro / RJ
Plays644.796plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesJamerson Janjam e outros 4.637 ouvintes
Jamerson JanjamJamerson JanjamJamerson JanjamJamerson JanjamJamerson Janjam
Fã-clubeCristina Magalhães e outros 329 fãs
Cristina MagalhãesCristina MagalhãesCristina MagalhãesCristina MagalhãesCristina Magalhães

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Harpa Cristã organizada com o objetivo de enlevar o cântico congregacional e proporcionar o louvor a Deus em diversas liturgias da igreja: culto público, santa ceia, batismo, casamento, apresentação de criança, etc
No início da sua história, a Assembleia de Deus não possuía um hinário próprio. Para sanar esta necessidade era utilizado o hinário Salmos e Hinos, organizado pelos fundadores da Igreja Evangélica Fluminense, Dr Robert Kalley e Sarah Poulton Kalley. A primeira edição inglesa, data do ano de 1855, contava com 27 títulos (10 salmos e 17 hinos) e foi editada em Londres. Já a primeira edição brasileira, de 1861, era composta por 50 títulos (18 salmos e 32 hinos), foi usada pela primeira vez em 17 de novembro de 1861, seis anos depois da chegada ao Brasil. Esta coleção foi a primeira coletânea de hinos evangélicos em língua portuguesa organizada no Brasil. também foi primeiro hinário usado por diversas denominações. Hoje com aproximadamente 150 anos, tem mais de 500 hinos.

Entrementes, as peculiaridades que distinguia a nova igreja das igrejas evangélicas tradicionais fez surgir em 1921 o Cantor Pentecostal. Editado pela tipografia Guajarina sob orientação de Almeida Sobrinho tinha 44 hinos e 10 corinhos. O Cantor Pentecostal foi distribuído pela Assembleias de Deus de Belém/PA, que, naquela época, achava-se localizada na Travessa 9 de Janeiro, 75.

Passado um ano da publicação do Cantor Pentecostal é lançado no Recife-PE a primeira edição da Harpa Cristã. Aos cuidados do Pastor Adriano Nobre, surge o hinário oficial da Igreja Assembleia de Deus com uma tiragem de 1.000 exemplares, distribuídos para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström. A segunda edição da Harpa Cristã , já como 300 hinos, foi impressa nas Oficinas Irmãos Pangeti, no Rio de Janeiro, em 1923.

Em junho de 1931 foi lançado o saltério Pentecostal, para suprir a escassez de Harpa Cristã,tendo como editor responsável: Gunnar Vingren. Este hinário foi impresso pelo Estabelecimento Gráfico Fernandes & Rohe, Rio de Janeiro, 1931. Nove anos depois, em 1932, a Harpa Cristã já contava com 400 hinos.

Na elaboração dos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström. Como não tivesse perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da hinódia escandinava. Para que os poemas fossem traduzido às suas respectivas músicas, foi necessário que o Pastor Paulo empreendesse semelhante tarefa. Por isso, tornou-se o Pastor Macalão, fundador do Ministério de Madureira, onde Traduziu muitas canções do hinário oficial da Igreja Assembleia de Deus todas as músicas na maioria já em DOMÍNIO PÚBLICO.e adaptados por nomes como: Samuel Nyström, Jadiel Barbosa, Dr Robert Kalley,Sarah Poulton Kalley, Cenir da Silva, Nei Araujo, Paulo Macalão um dos Pseudônimos de Paulo Cesar de Oliveira, entre outros...

Playlists relacionadas

Contrate