- Melhor me Garantir4.918 plays
- MANÉRA (Part. WILSON SIMONINHA)21.723 plays
- Black Samba Baby4.905 plays
- Me Ganhou Malandramente 2181 plays
- Coisinha Danada25.084 plays
- Mesmo Que Seja Longe34.338 plays
- Vê Se Te Orienta232 plays
- Carne De Sol6.611 plays
- Eu Já Me Acostumei121 plays
- Me Ganhou Malandramente176 plays
- Sambalanço2 músicas, 2019
- JOÃO8 músicas, 2018
- Nossa Copacabana5 músicas, 2014
- My Black My Nega14 músicas, 2010
- 03:52João Sabiá - Melhor Me Garantir (Clipe)1.369 visualizações
- 04:05João Sabiá e Wilson Simoninha - "Manéra"1.714 visualizações
- 04:16Coisinha Danada (Clipe Oficial) - João Sabiá88.987 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
O bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi o cenário no qual João Sabiá nasceu e foi criado, por Dona Carmen e Seu João, que nunca deixaram faltar em casa boa música ? João e seu irmão mais velho, Guiga, cresceram em meio a vinis de Wilson Simonal, Jorge Ben Jor, Chico Buarque, Tom Jobim e Bebeto, entre outros artistas que faziam a trilha sonora da família.
Aliás, a parceria com o irmão na música não é de hoje: desde moleques trocavam figurinhas e experiências, prática que hoje é a impressão digital da dupla no trabalho de João que, aos 17 anos, já cantava e montava seus projetos musicais.
Nesse período a dupla montou a Swingability, que tirava um som já com alguma característica black.
A partir daí a coisa começou a ficar boa, mas a onda ainda não havia batido com força, e isso aconteceu após Sabiá deixar a faculdade de radiojornalismo e cair dentro da carreira musical.
A Fama é Certa
Comandando shows pelo Rio de Janeiro com a sua Banda 5 no Brinco, em 2004 Sabiá é selecionado para o programa Fama, da Rede Globo, voltado para a apresentação de novos talentos.
De cara já se deu bem: mantendo seu estilo no sambalanço de suas influências e mestres, tira o terceiro lugar, lucrando muito mais que a colocação.
O programa foi o sinal de que estava no caminho certo, sem ter que atirar para todos os lados.
Após a participação no programa de TV, Sabiá encara uma maratona de shows e trabalhos; entre eles surge o convite para atuar nas duas temporadas da minissérie "Hoje é dia de Maria" (também da TV Globo), onde contracenou ? e bem, numa tranqüila, numa relax - com grandes nomes da dramaturgia brasileira.
A produção não pára
Durante todo esse tempo João esteve com a mão na massa, compondo, produzindo. O resultado desse esforço ganha vida com o primeiro álbum Pisando de Leve, lançado em junho de 2006 pela Robdigital, no Brasil todo.
Produzido em parceria com Paulinho Soledade - que já trabalhou com Marina Lima, Tim Maia e Erasmo Carlos - o disco chega cheio de balanço, com arranjos ao mesmo tempo dançantes e sofisticados: um veneno!
Sabiá assina 6 canções das 11 canções que compõem o trabalho, sendo que três em parcerias com Guiga Sabiá (Vê Se Te Orienta, Mãe Alice e Prazer de Cotovelo (Margarida)) e uma em parceria com Dan Torres e Mariana Belém (Pode Chegar).
As duas que compôs sozinho são Vamo Confiar e Renata, Renatinha. Para fechar a tampa da panela, Sabiá regravou País Tropical e Fio Maravilha, do mestre BenJor, e Deixa Isso Pra Lá, imortalizada na voz de Jair Rodrigues.
A bolacha fez sucesso no país tropical e foi lançada no mesmo ano no Japão (Argus Label) e na Espanha (Disc Medi).
My Black My Nega
Em 2010 lançou o disco “My Black My Nega” (Vison/Acesso), um trabalho todo autoral onde divide com Guiga Sabiá sete das doze composições do albúm. Mais uma vez o disco foi recebido com muito carinho pelo público dançante do pais. O que já vinha acontecendo no Rio de Janeiro acabou se espalhando para todo o brasil. As academias de dança, os bailes e o professores adotaram o som de João como a “Gafieira Moderna”. Arranjos sincopados, metais em brasa, e a mistura do samba com o balanço fazem a trilha sonora ideal para a dança e o novo rio de janeiro. A partir dai a agenda de shows ganhou o brasil com apresentações em São Paulo, Porto Alegre, Minas Gerais, Brasília, Recife e Bahia.
Em 2010 também surgiu o convite para se tornar Diretor Musical da casa de shows Rio Scenarium. João aceitou o desafio e permaneceu no cargo durante dois anos encerrando sua gestão em julho de 2012 com a intenção de compor e gravar o seu terceiro disco.
Paralelo aos palcos e gravações, João seguiu a carreira de ator iniciada em 2004. Atuou em duas novelas (“Paraíso” 2009 Rede Globo e “Vidas Opostas” 2008 Rede Record), três minisséries (Hojé é Dia de Maria 1 e 2” 2004/2005 Rede Globo e “Fora de Controle” 2012 Rede Record) e dois longas-metragens (“A Novela das 8” 2011 Universal Pictures e “Espiral” 2011 Pax Filmes), todos os trabalhos com repercussão nacional.
Em agosto de 2011 apareceu a oportunidade de fazer o primeiro show no Teatro Rival. João sugeriu então o projeto “Bailão do Sabiá”. Uma noite diferente que juntasse tudo no mesmo lugar. Uma aula, um baile e um show. Em parceria com as academias de Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e Centro Cultural Carioca, a ideia ganhou força e juntos chegaram a um formato. A primeira edição do “Bailão do Sabiá” foi um sucesso e o projeto seguiu numa temporada de 8 meses no próprio Teatro Rival.
Em março de 2012 João foi pela primeira vez a Europa para alguns shows. Foram 6 apresentações com músicos brasileiros radicados lá, sendo duas em Londres (Inglaterra), uma em Amsterdam (Holanda), duas em Paris e uma em Chartres (França). A viagem deu tão certo que Sabiá foi convidado a voltar em agosto/setembro de 2012 para mais uma pequena turnê de 5 shows na França. Novamente viagem foi muito produtiva e o velho continente se apresenta como um novo mercado musical para o som do jovem artista.
Atualmente João Sabiá esta em faze de produção do seu terceiro disco e segue a agenda de shows com sua banda por todo o Brasil.