- canoeiro do tietê1.083 plays
- no bojo do jacarandá529 plays
- seguindo os passos da imaginação249 plays
Comunidade
Comentários
Release
O seu trabalho é inspirado na música regional – do interior de São Paulo, Minas Gerais, norte do Paraná, Goiás e Mato Grosso – MPB e world music. Em seus arranjos busca a fusão de instrumentos como a viola caipira, violino, contra baixo, flautas e percussão.
A opção pela harmonia simples e melodias suaves ditadas pelo violino mistura-se com o som grave do baixo que forma um casamento harmônico com a viola caipira, dando um contexto exótico às suas composições, fazendo com que a sua poesia agregue-se a este contexto musical.
A parceria com seu irmão Antonio Carlos, Nico, atravessa mais de uma década de boas idéias, incluindo em seus temas ecologia, filosofia; espiritualidade e a vida caipira. A busca pela linguagem simples faz com que as idéias sejam passadas de uma forma clara e objetiva.
Em seu repertório além de suas composições, interpreta músicas de grandes nomes como Renato Teixeira, Almir Sater, Tião Carreiro, Rolando Boldrin, etc.
Iniciou seus estudos musicais aos doze anos aprimorando-se no contra baixo e viola caipira. Teve como mestres Valdevido de Souza, Antonio Marcos Conceição, Celso Pixinga, etc.
Leciona viola caipira, teoria musical e demais instrumentos de corda em sua residência, em oficinas culturais e na escola de música NAM - Núcleo de Arte Musical, na zona leste de São Paulo.
É autor de um conjunto de métodos de ensinopara viola caipira:
A viola caipira sem mistérios: método teórico e desenvolvimento técnico para viola caipira;
Ponteio Caipira: repertório para viola caipira - contendo 3 volumes de músicas caipira totalizando 600 canções dos mais diversos compositores e interpretes da música caipira;
Toque de viola: contendo introduções de musicas caipiras;
Ponteio caipira 2: músicas soladas na integra para viola caipira.
Este material didático abrange o estudo da viola caipira de um modo prático, tratando de assuntos como: técnicas, escalas, ritmos, teoria musical e ponteios.
Como instrumentista, em seus trabalhos anteriores destaca-se: “BANDA KRIG-HÁ, BANDOLO!”, que foi fundador e participava como baixista e violeiro, banda esta que interpretava a obra de Raul Seixas.
Acompanhou a cantora paranaense Erimeide Zanchettini por dois anos contando com a sua primeira participação no programa “VIOLA MINHA VIOLA” da TV CULTURA, e também o violeiro paranaense Alecir Carrigo, ambos como violeiro, violonista e baixista.
Com o poeta popular Costa Senna, dividiu o palco no show “Cantos e cordéis”, apresentando-se em faculdades e eventos culturais.
Acompanhou a dupla caipira Liu e Léu em algumas apresentações como violeiro.
Além de seu trabalho solo, desenvolveu junto a Associação Cultural Brasil Inkas seu primeiro CD, onde interpreta músicas caipiras com um “toque” andino ( Charango, quenas e sampoña ), em arranjos desenvolvidos por ele.
Em suas apresentações com seu trabalho destacam-se:
6 apresentações no programa “VIOLA MINHA VIOLA”;
Festival canta São Paulo, em duas edições;
SESC;
Festival Ibero Americano;
4ª musical no Shopping Anália Franco, abrindo o show para Dominguinhos;
Projetos Bairro a Bairro apresentando-se várias bibliotecas casas de cultura;
Projeto Arte nas Ruas - prefeitura de São Paulo;
4ª musical projeto Itaú metrô;
VI mostra de arte, Biblioteca Ipiranga;
Circuito de Casas de Cultura de Diadema;
2ª grande festa country e sertaneja, abrindo o show do cantor sertanejo Marciano.