- Um Dia ( pré-produção) Celso Libânio153 plays
- Janaína7.114 plays
- Saudades do Sul1.433 plays
- Areia de Estrelas Toya Libânio431 plays
- Hai-kaiser - Cao Guimarães & Joca542 plays
- Também Uma Canção de Amor551 plays
- Vida Aberta339 plays
Comunidade
Comentários
Release
Joca Libânio, além de atuar no campo da música instrumental, é compositor, letrista e arranjador, polivalência musical que lhe tem permitido propor espetáculos variados, que ora privilegiam o concerto para o piano, ora para o violão, podendo, ainda, assumir esses dois instrumentos no acompanhamento de sua voz.
No piano, destaca-se pela fluência e riqueza de harmonia, habilidades enriquecidas em workshops com músicos como o pianista norte-americano Jeff Gardner, o multiinstrumentista Hermeto Pascoal e o pianista e arranjador Cristóvão Bastos.
Já no violão, alcança significativo vigor e forte colorido expressivo, com influência das tradições brasileiras e do flamenco, gênero com o qual teve contato em Andaluzia, com o virtuoso músico Pedro Bacan.
Sua técnica vocal foi desenvolvida em aulas de canto com Eládio Perez Gonzales e Vânia Lovaglio.
Joca Libânio também realizou espetáculos que convocam forte lirismo para o cenário das canções, entre os quais se destaca "Sob a Claridade das Sombras", assistido em muitos teatros do País. Como instrumentista, compôs, durante sua estada na Espanha, aliado ao violonista e arranjador Márcio de Brito, o concerto para Duo de Violões intitulado "O Fogo", apresentado em algumas cidades espanholas e em diversos teatros mineiros.
Seu trabalho inclui, ainda, composições que constituem trilhas para peças teatrais, saraus poéticos e filmes, como o longa metragem "Amor Perfeito", do cineasta mineiro Geraldo Magalhães, e o espetáculo "Noite de Contos de Todos os Cantos", do Grupo Talismã de Contadores de Histórias, produzido pelo Instituto Cultural Itaú.
Seu campo profissional também permeia outras áreas da música, como a da Educação Musical. Exemplo disso é o importante trabalho de musicalização realizado com meninos de rua em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Em Porto Alegre, cidade onde residiu por 8 anos, lançou seu primeiro disco, "Trilhos no Porto", com show de lançamento no Teatro Bruno Kiefer. Financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), esse trabalho reflete a interação de dois contextos culturais distintos, a partir do olhar do artista que migra e os expressa em sua música, caracterizada pela contemporaneidade, pelo romantismo, pelo lirismo quase evasivo e fundamentada musicalmente no jazz, no flamenco e na riqueza da música brasileira. Na capital gaúcha, apresentou-se em diversos espaços vinculados a projetos e eventos, como o Teatro São Pedro, Teatro Renascença, Teatro Carlos Carvalho, Café Concerto Majestic, Solar dos Câmara e a Feira do Livro.
Recentemente, uma nova composição de sua autoria, em violão solo, intitulada "Tema e Improvisação para Rumi, o Persa", integrou o lançamento de um disco promovido pela Casa de Cultura Mário Quintana, o qual reuniu vários compositores e intérpretes que por ali se apresentaram.
Joca Libânio nasceu em Belo Horizonte no ano de 1963