Kenia Tinôco

Kenia Tinôco

EstiloPop Rock
Cidade/EstadoBelo Horizonte / MG
Plays3.722plays

Comunidade

OuvintesCamila Leal e outros 13 ouvintes
Camila LealCamila LealCamila LealCamila LealCamila Leal
Fã-clubeEbert e outros 20 fãs
EbertEbertEbertEbertEbert

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Nasceu no início da manhã do dia 28 de setembro de 1973, em Vitória -ES. Sua mãe, solteira, dividia suas atenções entre a filha, o trabalho e a faculdade. Mas suas noites mal dormidas eram compensadas quando sua filha lhe sorria em seu colo, e pedia que cantasse Chico Buarque antes de pegar no sono. Aos quatro anos de idade olhou de forma firme e disse: “Quando eu crescer vou ser cantora e compositora”.

Durante sua infância e juventude participou de concursos e festivais, intrigando os espectadores com suas interpretações sérias das músicas de Caetano Veloso. Aos quinze anos estreou nos palcos da cidade de Vitória, fazendo apresentações solo e realizando participações em shows de cantores capixabas. Em 1996 participou do Festival de Alegre.

Junho de 2000, Kenia se apresenta no show “Mulheres Acústicas”, evento que também contou com a participação de Tamy, Marcela Lobo e Nô Stopa (São Paulo), com produção de Alexandre Lima e Estúdio Nova Arte; show que comporia o CD “Acústicos na Cidade - Ao Vivo”.

Na semana seguinte faria uma audição para a gravadora BMG Ariola, porém sofreu um grave acidente automobilístico que a afastou dos palcos por quase quatro anos. Permaneceu internada no Hospital das Clínicas de Vitória entre meados de junho e início de agosto do ano 2000, mudando-se para Belo Horizonte logo a seguir, onde poderia concluir seu tratamento.

Junho de 2002, Kenia foi para o Rio de Janeiro. Atuou como coordenadora da Escola Rio Música & EG Stúdio, do baixista Ézio Filho (produtor musical da cantora Zélia Duncan), Geraldo Brandão e Sérgio Benevenutto. Estudou Técnicas de Gravação com Florencia Saravia, com quem realizou trabalhos como Assistente de Estúdio em gravações de artistas consagrados; como exemplo “As Frenéticas”.

Conheceu então o circuito carioca e brasileiro, e ganhou a gravação do seu primeiro CD demo, no estúdio Órbita, de Carlos Trilha. Neste mesmo tempo foi apresentada à importante fonoaudióloga Lígia Marcos, que tem como pacientes grandes nomes da música popular brasileira, e que gentilmente a ajudou a recuperar definitivamente sua voz, oferecendo-lhe tratamento gratuito. Logo depois voltou a Belo Horizonte e começou a retomar sua carreira, dando início à captação de recursos para a gravação do seu primeiro CD solo.

Em novembro de 2004 retornou para sua cidade natal, Vitória-ES, para dar continuidade ao trabalho de concepção do cd “meu reino, minha casa” (Estúdio Nova Arte 2003-2004); que foi produzido e prensado com recursos próprios, além da valiosa ajuda de amigos, mineiros e capixabas, que compraram uma rifa para este fim. Todos estes amigos (quase mil pessoas) têm seus nomes, como forma de homenagem e agradecimento, impressos no encarte do CD. O cd “meu reino, minha casa” traz 6 faixas de sua autoria, e seus arranjos foram criados por Léo Caetano, músico da banda capixaba Manimal.

Playlists relacionadas

Contrate

Kenia Tinôco

(31) 8869 - 2473https://www.palcomp3.com.br/keniatinoco/