- Uma vez mais, madrugada3.405 plays
- Trilhas2.242 plays
- Labirinto3.061 plays
- Baião pra 2ª feira1.004 plays
- 5 Variações Sobre Tema1.245 plays
- 01 Anos Dourados12.833 plays
Comunidade
Comentários
Release
MARCO AURÉLIO SILVA
Natural do Rio de Janeiro, é Professor, Licenciado, do Departamento de Artes/Música da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, pesquisador, instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical, teve a formação erudita como primeiro contato com a arte musical. Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade. Formado em teoria musical, solfejo e percepção musical, Bacharel em Música com habilitação em contrabaixo - onde teve como mestres nomes ilustres como: Maria Luisa de Mattos Priolli, Orlando Silveira, Nelson Faria, Yuri Popoff, Tato Taborda, João Guilherme Ripper, dentre outros -, Licenciado em Música, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Doutorando em Ciências da Educação/Especialização em Estudos Musicais com pesquisa que faz interface entre música, educação e ambiente e Doutor honoris causa em Letras e Artes pelo Centro de Estudos Históricos de Kastória – Grécia.
Gravou e produziu diversos Cds, realizou vários shows e concertos ao lado de diversos artistas da música instrumental e popular em casas e teatros de renome. Como professor há mais de 20 anos, acumulou experiências que estão em seus livros “A improvisação consciente” editado pela Bruno Quaino Editores-2008 e “A arte e os caminhos do contrabaixo” (a ser editado/ ed. Gryfus).
Tem se dedicado a educação e, de 2003 a 2004, foi Diretor, Coordenador Pedagógico e idealizador da Escola Municipal de Música Pixinguinha em São Gonçalo – RJ; em 2005 assumiu a Superintendência de Música da Fundação de Artes de São Gonçalo - RJ, cargo que ocupou até 2006; foi Professor Titular de técnica e prática instrumental, prosódia musical, estética, apreciação musical e história da música no Curso Superior do Conservatório de Música de Niterói, também até 2006; é Produtor musical de trilhas para TV, teatro e cinema, além disso, foi professor titular da disciplina Oficina de Cordas da Escola Superior em Música da Universidade Candido Mendes – Nova Friburgo - RJ, e professor I – contrabaixo - na Escola de Música do CETEP-FAETEC no Rio de Janeiro, coordenando o projeto “Orquestra de Música Popular - OMP – uma ação inclusiva”.
Possui larga experiência em coordenação de projetos culturais e sociais, coordenando, durante 10 anos, os projetos culturais das Aldeias Infantis SOS Brasil em Jacarepaguá, onde era responsável por projetos musicais sendo estes: Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Jazz Sinfônica Jovem, Coral e Musicalização infantil, tendo, através destes projetos, vários jovens com curso universitário de música concluído; outros cursando, e ainda, alguns, já profissionais, atuando na área musical em gravações e shows.
Como pesquisador editou o livro “Música... educação, cultura e integração social” (iEditora: São Paulo, 2001).
Não acreditando existir, na música, linha divisória entre o erudito e o popular, dedicou-se a pesquisa de Mestrado, que faz interface entre música, educação e ambiente, obtendo o título de Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente com a dissertação - “Imagens sonoras do ambiente e educação: Relato de uma pesquisa participante no ensino superior de licenciatura em música”. Busca, agora, aprofundamento em programa de Doutorado através de pesquisa que tem como finalidade propor um estudo sonoro do cotidiano escolar, e por conseguinte, social, contribuindo para uma tomada de consciência por parte da sociedade na construção do que chama “audição inteligente”.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Foi professor de música e maestro em várias escolas dirigindo grupos instrumentais e vocais especializando-se em aprendizagem coletiva através de instrumentos de cordas. De 1989 a 1996, dirigiu sua própria escola de música. A partir daí, coordenou projetos de música em algumas prefeituras e ONG’s, destacando o projeto de música que culminou na Orquestra Jovem das Aldeias Infantis SOS Brasil em Jacarepaguá RJ de 1995 a 2004, onde desenvolveu, como professor e maestro, um projeto de inclusão social através da música levando vários jovens à profissionalização e integrando-os com dignidade à sociedade. Deste projeto constam 05 alunos já graduados, dentre eles dois bacharéis em violão, e outros, em formação. Destacamos também, o projeto de fundação e organização pedagógica da Escola Municipal de Música Pixinguinha em São Gonçalo – Rio de Janeiro – 2003/2004, onde foi Diretor e Coordenador Pedagógico; assumiu, então, a Superintendência de Música na Fundação de Artes de São Gonçalo- FASG – RJ – 2005/2006, levando a cidade a um novo panorama artístico-musical.
Foi professor de contrabaixo, violão e improvisação na Escola de Música do CETEP-FAETEC de Quintino – Rio de Janeiro, onde coordenou um projeto de inclusão musical denominado “Orquestra de Música Popular – uma ação inclusiva”, onde mais de trinta alunos, de diferentes níveis de cognição musical, tendo inclusive alunos com necessidades especiais, aprendem, pela prática, música, noções de consciência sonoro-ambiental e cidadania.
Foi músico efetivo da Orquestra Sinfônica da Fundação Educacional de Barra Mansa (FEBAM) de 1989 a 1996.
Possui extensa discografia onde atuou como músico, arranjador e produtor musical; atuou em vários shows e concertos ao lado de diversos artistas da música instrumental e popular brasileira destacando-se: Roberto Menescal, Tânia Machado, Jacyra Silva, Fernando Araújo, Neuma Morais, Zélia Duncan, Sérgio Nacif, Tião Neto, Zeca do trombone, Chico Batéra, Marcos Sabino, Carlos Vereza dentre outros, em casas e teatros de renome como: Jazzmania, Teatro Municipal (Rio), Sala Cecília Meireles, Teatro João Caetano (Rio), Teatro Gacemss, Teatro da FAAPS (SP), Teatro da UFF, etc, além de grupos sinfônicos tendo gravado inúmeros programas de TV e rádio bem como, diversos Cds.
Foi Produtor e diretor musical do Festival de Música de São Gonçalo em 2005, e Produtor musical do CD do Festival de Música de São Gonçalo – 2006; Atualmente, produz a trilha sonora da peça “Este programa pertence a vocês” do ator e diretor Carlos Vereza ator exclusivo da rede globo de televisão, acompanhou o violonista, compositor e arranjador João de Aquino de 2008 a 2009 e, ainda em 2009, lançou seu primeiro CD solo instrumental “Trilhas”.