- Pai, Muito Obrigado142.467 plays
- Plantar O Bem103.115 plays
- Chama Lá32.714 plays
- Mãe, muito obrigado22.473 plays
- Encostei No Baile Funk (Remix Garden)17.452 plays
- Encostei no baile funk (dj tecyo)40.147 plays
- Cade O Gigante (Remix)27.901 plays
- Menino Jhonny101.009 plays
Comunidade
Comentários
Release
Com críticas sociais, MC Garden faz ressurgir o chamado Funk Consciente
A conscientização política que tem movido milhões de brasileiros também tem contribuído para que um novo tipo de funk ressurja, resgatando a função de crítica social desse estilo de música. O paulistano MC Garden é um dos artistas mais reconhecidos dessa vertente, que ganha cada vez mais força entre os jovens brasileiros. Alguns vídeos do artista somam milhões de visualizações no Youtube, como a música “Isso é Brasil”, que atingiu mais de quatro milhões. Ao lado de Cauê Moura, MC Garden lançou o clipe da música “Pensadores Incomodam”, em que aborda entre outros assuntos, a situação enfrentada pela Presidente Dilma Rousseff com o refrão “Um pensador incomoda muita gente, muitos pensadores incomodam o presidente”.
Morador da periferia de São Paulo, o MC de apenas 21 anos chama a atenção por suas músicas, que se distanciam do funk ostentação, trazendo em sua temática assuntos como desigualdade social, corrupção, homicídio e alienação. Com participações em shows de músicos consagrados como Gabriel O Pensador e Zizi Possi, e até colaborações de artistas como Rafinha Bastos e Rafael Queiroga, Garden tem ganhado a simpatia do público e ajudado a diminuir o preconceito com esse estilo de música, por meio de um conteúdo politizado, que busca a conscientização de quem o ouve.
Os temas de suas letras mesclam questões temporais e atemporais. Garden também crítica a banalização da imagem da mulher brasileira em um de seus principais sucessos, a música “Isso é Brasil”, com o refrão “Pensadores tentaram avisar, mas você fingiu que não viu, aqui a bunda vale mais que a mente, infelizmente esse é o Brasil”.
Filho de professor, Lucas Rocha da Silva, nome de batismo de MC Garden, começou a escrever letras com apenas 15 anos. A vontade de falar a respeito de questões sociais teve origem na experiência familiar, pois o artista acompanhou desde cedo o trabalho feito pelos pais em uma ONG. “Desde pequeno eu ajudava meus pais no Grupo de Auxílio ao Próximo (GAP), o que reforçou ainda mais o meu desejo de falar sobre a realidade da periferia”, conta.
Com influência de vários tipos de música, como rap, samba, rock, entre outros, MC Garden tem a proposta de fazer uma música que contribua para uma maior conscientização social e política da sociedade. “O meu objetivo é fazer um som que leve as pessoas a pensarem, por meio do funk consciente, e levar esse estilo de música a um outro patamar”, comenta.