- Janelas Do Quarto823 plays
Comunidade
Comentários
Release
Bom falar sobre esse ministério não é tão facil assim pois foram 5 anos de muitas lutas e e também de vitórias tudo começou quando eu era de uma outra igreja e retornei pra essa que estou até hoje quando cheguei eram 13 pessoas no min.de louvor ai Deus me deu uma revelação com esses que estão até hoje ai eu conversando com Deus falei assim Deus seja feita a tua vontade ai as pessoas foram saindo e foi ficando os que hoje estão então estamos ai já a 5 anos pra glória de Deus e estamos em estúdio pra lançar nosso primeiro de muitos cds. fiquem na paz e graça e paz
O ministério levitico surge como uma resposta positiva do chamado de Deus. Pois na ausência de Moisés o povo acabou se corrompendo e fazendo o que era mal perante o Senhor, então Moisés faz um apelo: “Quem é do Senhor, então venha até mim... (Ex. 32:26b) e prontamente a tribo de Levi atende a este chamado cumprindo tudo quanto lhes fora ordenado passando ao fio da espada os ídolatras. E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo, aquele dia, uns três mil homens. (Ex. 32:28)
Perante a está atitude vemos o Senhor confiando a eles o cuidado de sua casa e de seus utensílios. Mas, tu, põe os levitas sobre o tabernáculo do Testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que lhes pertence, eles o administrarão e assentarão o seu arraial ao redor do tabernáculo. (Nm. 1:50). É importante lembrar que quando os israelitas saem do Egito, eles vão não expectativa de receber a herança do Senhor a terra prometida, então o Senhor ordena a Moisés que conte o povo segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais, mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles. (Nm 1:2e 47).
Isto significa que eles não teriam herança. Por que? Qual o propósito? Se até então eles eram a única tribo que havia obedecido a voz do Senhor.
Eles não possuíam herança porque eles seriam a herança do Senhor. E eu eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel, e os “levitas serão meus” (Nm 3:12). Deus queria que eles estivessem livres para fazerem a sua obra; separados para Ele. Separação está ligado a apartar-se, consagra-se. Deus deseja ardentemente que seus levitas se apartem das coisas mundanas e se consagrem totalmente a Ele, que sejam santificados e atentos ao seus chamado e prontos para a obra do Senhor e que não reivindiquem a herança dos homens, mas sejam a herança dele.
O oficio dos levitas (Nm 3:5-9)
Eles eram totalmente dedicados a obra. Eles deveriam cuidar da sua guarda e da guarda da congregação, eles administravam o tabernáculo, cuidavam de seus utensílios.
Eles eram organizados e foram divididos em três grupos: Coatitas, Gersonitas e Mearitas. Eles iniciavam seu ministério aos 25 anos (Este é o oficio dos levitas: da idade de 25 anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação. Mas desde a idade de 50 anos, sairão da milícia deste ministério e nunca mais servirão. Porém com seus irmãos servirão na tenda da congregação. Nm 8:24-26a) e se aposentavam aos 50 anos, pois as mobílias do tabernáculo exigia muita força e os mãos novos estariam mais aptos para o trabalho, entretanto eles passavam a ajudar os mais novos a assumirem mais responsabilidades.
Os coatitas eram responsáveis pelas coisas santíssimas (Este é o serviço dos filhos de Coate na tenda da congregação, nas coisas santíssimas. Nm 4:4) isto representa que nós como levitas de hoje nunca podemos deixar de passar pelo Altar de holocausto e ali deixar os nossos pecados, logo após passarmos pela bacia de bronze para sermos totalmente lavados e conhecermos o extraordinário poder de purificação da palavra de Deus, assim como a mesa da proposição para alimentarmos da pessoas de Jesus como o Pão Vivo, o alimento espiritual do povo de Deus que deve ser buscado todos os dias pois ele representa o maná que desceu do seu e que deve ser buscado todos os dias, o candelabro que indica a iluminação e a direção do Espírito Santo que precisamos ter em nossas vidas, o Altar do incenso que representa nossas orações e adoração que deve se sempre continua independente da situação, a Arca que representa a presença de Deus, o propiciatório onde Deus se torna propicio e favorável a nós e por fim os vasos de azeite que se referem a termos sempre o óleo do Senhor sobre nós. Será que estamos carregando estes utensílios em nossas vidas?
Os Gersonitas eram responsáveis pelas coisas exteriores da tenda (Levarão as cortinas do tabernáculo, a tenda da congregação, sua coberta, a coberta de peles finas que está sobre ele, o reposteiro da porta da tenda da congregação. As cortinas do pátio, o reposteiro da porta do pátio que rodeia o tabernáculo e o altar, as suas cordas e todos os objetos do seu serviço e servirão em tudo quanto diz respeito a estas coisas. Nm 4:25 e 26) seria como se eles estivessem carregando as cargas dos irmãos, como Paulo fala em gálatas 6:2, mas infelizmente hoje em nossas igrejas os levitas se preocupam unicamente com as coisas santíssimas e se esquecem que ajudar o próximo também é uma forma de louvar a Deus. Meraritas eram responsáveis pelas coisas pesadas do tabernáculo (... as tábuas do tabernáculo, os seus varais, as suas colunas e as bases. As colunas do pátio em redor, as suas bases, as suas estacas e as suas cordas, com todos os seus utensílios e com tudo o que pertence ao seus serviço; e designarem, nome por nome, os objetos que devem levar. Nm 4:31a e 32) eles ficavam com a função mais pesada, mas se eles não cumprisse como o tabernáculo ficaria de pé? O tabernáculo se mantinha de pé porque havia levitas dispostos a colocarem a mão na massa. Como nossas igrejas não serias mais bem estruturados se “nós levitas” do Senhor nos colo casemos a disposição para fazermos o serviço pesado e passássemos a sermos colunas na oração e intercessão, na palavra, no ensino, no jejum... Você já imaginou como Deus nos usaria?Vejo que está na hora de não apenas nos preocuparmos com a musica, mas devemos também nos levantar como filhos de Merari e fazermos uma revolução no ministério levitico dos nosso dias.
Os primeiros levitas desenvolveram um excelente trabalho no que lhes fora ordenado o que nos leva a pensar se de fato temos agido com toda dedicação aquilo que Deus tem colocado em nossa mãos.
Eu e você temos feito o nosso papel da melhor maneira possível?
Que Deus possa nos despertar e nos levar a impactar o mundo sendo apenas fiel naquilo que ele
nos confiou.