- Confinamento78 plays
- Dinheiro95 plays
- Marquises35 plays
- Elevadores18 plays
- Verticais10 plays
- Jamais32 plays
- E.l.a16 plays
Comentários
Release
Banda de rock de Fortaleza, Ceará, Brasil. Iniciou os primeiros ensaios em 2000, com o nome de "Kapruk" tocando new metal. Lançou dois trabalhos: o CD demo "Retoricaos" (2001) inspirado no thrash metal na linha Roots do Sepultura e do Soulfly cantado em inglês. No ano seguinte foi a vez do EP "Bangunza-ã - kapruk" (2002) com 8 faixas de new metal na linha Machine Head, Fear Factory, Soulfly, etc. Referência na cena undergound da década. Já no show difundindo a partir de 2003 por várias cidades do estado foi o "Atabak Batuk". A banda começa a trazer referências como o mangue beat, e o rock dito "regional" em alta no nordeste na época, gravando o single "Mocambo" (2003), um som parecido com Nação Zumbi que teve essa única música registrada. A partir de 2004 o estilo musical começa a mudar radicalmente influenciado pela percussão de Marcello Santos e Juliana Morena e o violão de Túlio Furtado, quando de 2004 a 2007 a banda compôs canções autorais e as reuniu no primeiro álbum: "Samba tosco batucado" (2008) com 10 músicas que traziam uma sonoridade mais regional com violões e bastante percussão afrobrasileira e da cultura popular nordestina. Nova alteração de formação em 2011, com a saída e entrada de músicos. A atual formação vem desde 2011: Jonat Kapruk (Voz e guitarras); Alex Vasconcelos (B-Vocal e Baixo); Thiago Ponte (Bateria e percussão) e Eduardo Madeira (Teclado e sintetizadores) o último membro a entrar. A banda gravou em 2011 o single "Mr.Kapruk", alterando o nome da banda e disponibilizando virtualmente 3 faixas (Balanciei, Arear e Maracatu de Lanceio) pelo site oficial e redes sociais. Em 2012, gravou e lançou pelo site um CD com releituras de músicas nacionais que a banda toca nos shows - "Cover Up". Atualmente está em gravação de seu segundo CD, com lançamento previsto para 2013. A temática desse novo trabalho é urbana, com guitarras em baixa afinação e uma pegada eletrônica com loops de bateria e sintetizadores, aliado ao suingue de guitarras limpas. A primeira faixa disponibilizada foi "Dinheiro" (2013), cujo clipe está disponivel na internet.
O grupo realizou a montagem de vários espetáculos ao longo dos nove anos de existência, tendo passado por várias fases e estilos: "Retoricaos" (2001), "Bangunza" (2002), "Atabak batuk" (2003), "Homenagem ao malandro" (2005), "Samba tosco batucado" (2006-2010), Mr.Kapruk" (2011-12) e CoverUp (2012). Nesse último espetáculo a banda executa releituras e versões de composições de Seu Jorge, Lenine, Chico Buarque, Zeca Baleiro, Chico Science e Nação Zumbi, Mundo Livre S.A., O Rappa, Jorge Ben, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, etc.
Lançado em Abril de 2008, o primeiro CD "samba tosco batucado" traz dez faixas de autoria da banda, sendo duas delas instrumentais, com uma pegada percussiva explorando ritmos afro-étnicos e toques ancestrais da cultura nordestina. O repertório do disco é bem variada e vai do samba-bossa, ao rock, passando pelo maracatu, jongo, soul, além de nuances de melodia mais suave com levadas suingadas ao som de guitarras, baixo, bateria, violão, piano, sintetizador, clavinetes e bastante percussão com vocais suaves de melodiasexóticas.
Começo 2013 gravando o segundo CD autoral que será lançado no segundo semestre.
www.mrkapruk.net