- Aquarius1.654 plays
- Let me Love You Baby12.842 plays
- Cabra Marcado719 plays
- Século XX1.970 plays
Comunidade
Comentários
Release
Afirmando se tratar de uma música com raízes norte-americanas e que em nada tem a contribuir com a cultura nacional, alguns erroneamente questionam o valor artístico do blues nacional. Se olhássemos com tal puritanismo para este e outros gêneros só nos restaria a música indígena que é a única a representar os primeiros habitantes dessa terra, todas as demais foram trazidas de outras culturas e formam esse caudilho cultural que temos hoje no Brasil, sustentar tal postura seria o mesmo que abrir mão da Bossa Nova, do Rock Nacional, do Tropicalismo e de tudo mais que hoje nos faz brasileiros. As manifestações culturais brasileiras são fruto de um reprocessamento pelo qual se forja nossa musica popular, na qual o blues ocupa lugar garantido, pois a muito tempo vem sendo absorvido e incorporado à MPB. Nada mais natural que o blues cresça e adquira seu merecido lugar na música brasileira e dando frutos como este que venho aqui apresentar: o “Paulo Calarezzo Blues Loud”.
Admirado e respeitado por muitos expoentes do meio, o guitarrista, cantor e compositor Paulo Calarezzo é indubitavelmente um dos principais bluesman do cenário paulistano. A mais de uma década na “estrada” com sua voz privilegiada, seu virtuosismo à guitarra e um repertório que une composições próprias à releitura de clássicos, vem arrebatando novos admiradores e se consolidando como um dos grandes nomes do blues nacional. Sua história começa em meados dos anos oitenta quando inicia sua carreira tocando em casas noturnas e acompanhando cantores dos mais diversos gêneros, sua versatilidade o levou a tocar com o compositor tropicalista Tom Zé, que segundo o próprio Paulo, teve uma forte influencia na sua carreira. No final da década de oitenta, após algumas “canjas” com amigos decidiu dedicar-se seriamente ao blues, formou seu primeiro grupo e em pouco tempo descobriu sua inclinação para o estilo, sua primeira composição foi “Antenas Na Favela” que o acompanha até hoje. Dividiu o palco com grandes expoentes do meio como: a “Blues Connection”, Marcelo Palma, Vasco Faé, Luís Fernando Lisboa, Val Tomato, Marcelo Rodrigues, Robson Fernandes, Paulo Meyer, Fernando Lóia (Irmandade do Blues), Flávio Vajman, Ailton Rios, André Carlini, Ségio Duarte, Mr John (Zona Blues), Cláudio Camargo (Derivados do Blues), Izal de Oliveira (Caça Níqueis e André Christovam Trio), além de ter sido integrante de dois grupos muito atuantes no cenário paulista: o “Tupinic Blues” e posteriormente, o “Urublues” do qual se retirou para formar seu próprio grupo, o já mencionado “Paulo Calarezzo Blues Loud”.
Recebido com surpresa, seu o primeiro CD causou boa repercussão em um meio ainda muito segmentado e com pouco espaço na grande mídia. O blues nacional caminha em busca da afirmação de sua identidade, para qual este trabalho contribui significadamente. Ousado e com personalidade, aos poucos tem aberto as portas da mídia: o programa da Kiss FM, “House of Blues” tocou uma faixa do CD antes mesmo de seu lançamento; na sua participação no tele jornal “Fala Brasil”, da Rede Record, obtiveram-se altos índices de audiência a cada aparição do grupo; durante entrevista no programa “Novos Talentos” da All Tv, o entrevistador André Domingues destacou a fusão de linguagens em “A Praga” e no dueto de Paulo com a violeira Laura Campanér pode-se comprovar toda a sua versatilidade e comprometimento com a cultura nacional; na USP FM, o programa “Blues Power” fez especial com Calarezzo tocando ao vivo; outras rádios fora de São Paulo também aderiram, estado do Rio de Janeiro, em Rio das Ostras, a Atlântica FM levou ao ar um especial sobre Paulo Calarezzo no programa “Puro Rock”; devemos mencionar também os significativos elogios tecidos pela imprensa escrita, não só na capital paulista, como em outras localidades onde sua música tem alcançado.
Todos estes fatos até aqui mencionados falam por si só, mesmo assim, ainda nos falta falar sobre um quesito importantíssimo no que se refere a qualquer trabalho artístico, sua interação com o público, sua performance ao vivo. Desde seu nascimento o Paulo Calarezzo Blues Loud tem tido uma atuação incrivelmente respeitável, já subiu ao palco mais de cento e setenta vezes e em mais de uma dezena cidades, arrancando aplausos das mais variadas platéias e nos mais variados espaços. Boa parte desse sucesso se deve ao entusiasmo empregado, num show repleto de improvisação e de grandes performances. Os músicos que compõe o grupo foram todos escolhidos a dedo por sua alta qualidade técnica e valor artístico, tudo para garantir um desempenho coletivo à altura da proposta. O repertório apresentado é sempre cuidadosamente selecionado em virtude da realidade dos espaços e do momento para o qual foram programados, misturando velhos sucessos do blues relidos e as composições que tanto distinguem o trabalho de Paulo dos demais.
Aqueles que buscam um entretenimento inteligente e de alto nível precisam conhecer esse trabalho bem humorado e feito de um jeito bem brasileiro, misturando a energia do rock, a elaboração do jazz e o feeling do blues. Quem já viu gostou e ficou muito impressionado, assim que puder não perca a oportunidade de conhecer ao vivo o Paulo Calarezzo Blues Loud.