Rafael Pondé

Rafael Pondé

EstiloPop
Cidade/EstadoSalvador / BA
Plays68.405plays

Comunidade

OuvintesRay e outros 163 ouvintes
RayRayRayRayRay
Fã-clubeMalabim Mp e outros 160 fãs
Malabim MpMalabim MpMalabim MpMalabim MpMalabim Mp

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

O projeto África Dub é fruto do hibridismo de ritmos característicos do Brasil com as sonoridades africanas e a percussão da Bahia, resultado do contato de músicos soteropolitanos com a música produzida, principalmente, na parte ?lusófona? da África, que inclui os países de Angola e Cabo Verde.

A proposta é valorizar a musicalidade vinda das ruas de Salvador, reverenciando criadores baianos como: Paulinho Camafeu, Roberto Mendes, Gilberto Gil, entre outros. Ritmos como o samba-reggae, o Dub, o Ragga, o Semba e os Afro beats, se misturam dando uma nova roupagem às canções de ícones da cultura baiana e brasileira.

No ano em que o carnaval presta uma homenagem ao centenário de Jorge Amado, que junto com outras referências da cultura baiana, como Dorival Caymi e Caribé, retrataram de maneira única os valores da nossa terra para o mundo, o ?África Dub? se incorpora ao universo da festa com o intuito de fortalecer o intercâmbio musical/cultural entre a Bahia e a África, em Salvador (Metrópole com o maior percentual de afro descendentes do mundo). Nesse caminho já percorrido por entidades e blocos como o Olodum, que com o seu samba-reggae transformou a nossa música popular, e que se renova com movimentos e novas tendências, surge o África Dub.

O trabalho vem sendo desenvolvido e apresentado em Salvador, e já contou com a presença e participação de nomes como Letieres Leite, Ronaldo Bastos e Magary Lord. Os músicos que compõem a banda base do projeto são: o cantor, compositor e guitarrista Rafael Pondé, o percussionistas Mamá Soares, o baixista Milton Pellegrini e o guitarrista Luis Soares.

Rafael Pondé fez sua primeira aparição de sucesso na cena musical como um dos músicos fundadores da banda de Reggae baiana "Diamba" em 1996, ali excursionou por 6 anos e teve a oportunidade de ganhar experiência em palcos grandes, enquanto tocava como banda de abertura para "The Wailers", "Andrew Tosh"," Steel Pulse " entre outros grandes artistas do estilo. Sua estréia em 2003, como artista solo, levou os críticos a elogiarem seu Cd "Átomos, Palavras, Canções". A crescente popularidade de Rafael Pondé despertou a atenção do produtor Rodrigo Castanho. Assim, Rafael foi convidado para produzir o seu 2 º álbum ?Horizonte Vertical? com o produtor Kezo Nogueira no Estúdio MIDAS em São Paulo, no ano de 2005. O resultado foi um álbum de um artista maduro que é nativo da Bahia, mas viaja pelo mundo.

Em 2006, Rafael excursionava o Brasil como guitarrista do Natiruts. Após ter vivido em São Paulo por um ano, voltou à Bahia, onde produziu um álbum totalmente acústico inesperado chamado "Eu e meu violão?(2007) em co-produção com o amigo Márcio Mello .Esse trabalho abriu portas e vários artistas brasileiros incluíram algumas de suas canções em seus cds. Sua canção "Sorriso de Flor" tornou-se ?cult? e entrou nas pistas de dança como um remix e inevitavelmente, ela cruzou o oceano para ser tocada no epicentro da música de dança: ?London's Club?, lançada pelo selo "Inner Ground Records" da Inglaterra. Seguido pelo sucesso de "Sorriso de Flor" na Europa, Rafael

pega o violão para uma viagem a Portugal e Espanha no final de 2006. Foi então, que o selo alemão Peppermint Park, conheceu este jovem talento e o convidaria para uma sessão de gravação no Peppermint Studios em Hannover na Alemanha, onde trabalhou com alguns dos melhores músicos alemães no ano de 2009.

Cinco dias depois, o álbum ?Sorriso de flor? de 7 faixas é gravado com o famoso engenheiro de som e editor Hans Martin Buff, que ganhou sua reputação no Paisley Park Studios, de propriedade do cantor Prince. Esta primeira gravação internacional de Rafael Pondé dá ao público uma visão mais próxima do seu mundo musical e interior. Ele combina Funk, Soul, Rock, Reggae e estilos brasileiros com uma tal facilidade que é difícil classificar esse registro em algum estilo. Juntamente com sua voz e composições elaboradas, Rafael Pondé traz-nos a sensação brasileira com um toque global. São 7 músicas distintas harmonicamente unificadas em um registro autêntico.

Ao longo desses 15 anos dedicados à música brasileira, já estabeleceu parcerias e/ou abriu shows de artistas como: Ivan Lins, Tony Allen, Ibrahim Ferrer Jr, Natiruts, Lazzo Matumbi, Los Hermanos, Steel Pulse, Sandra de Sá, Claus e Vanessa , Diamba, Adão Negro, Innatura, Moinho, entre outros.


Rafael é sobrinho neto do compositor Humberto Porto, um dos maiores compositores brasileiros da década de 30, autor do sucesso carnavalesco "A jardineira", entre outros. Humberto foi gravado pelos maiores cantores da sua época. Em 2011, o cineasta carioca Hélio Rodrigues finalizou o filme documentário ?O novíssimo baiano? sobre a vida e obra de Rafael. O documentário tem depoimentos de grandes artistas brasileiros e estrangeiros. O filme está disponível para exibição na internet no link http://blip.tv/gabriel-amorim/o-novíssimo-baiano-the-newest-baiano-5386210


Contato no www.rafaelponde.com

Playlists relacionadas

Contrate

Lucas pondé

(71) 8899 - 3100http://www.rafaelponde.com