Comentários
Release
Conhecidos em todo o Brasil como um dos mais virtuosos e conceituados grupos de música instrumental do cenário independente, os Retrofoguetes surgiram em Salvador, em 2002, da dissolução dos Dead Billies. Seus temas misturam elementos da surf music, tango, mambo, jazz, polca e bossa nova, com uma ambientação no cinema, nos quadrinhos e antigos seriados de tv. O resultado é uma música pop bem-humorada e extremamente visual.
A banda lançou seu primeiro disco, Ativar Retrofoguetes!, em 2003, pelo selo goiano Monstro Discos, com produção de andré t e Nancy Viégas, sendo bastante elogiado pela crítica nacional. No ano seguinte, fizeram o projeto especial O Maravilhoso Natal dos Retrofoguetes, lançado em vinil, também pela Monstro Discos. No repertório, clássicos natalinos em versão surf/rockabilly como Bate o Sino e Boas Festas. C hachachá, o segundo CD, repete a produção de andré t e Nancy Viégas e é lançado, em 2009, pelo selo próprio Indústrias Karzov, com show no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. Pela faixa Maldito Mambo!, receberam, juntamente com o maestro Letieres Leite da Orkestra Rumpilezz, o prêmio de melhor arranjo no Festival de Música da Rádio Educadora da Bahia. O álbum foi considerado pela revista Rolling Stone como um dos 25 melhores discos nacionais do ano e os Retrofoguetes foram indicados ao Prêmio vMB da Mtv como Melhor Banda Instrumental, além de figurarem na lista do portal Vírgula/UOL entre as 10 Melhores Bandas do Nordeste.
Com um trabalho de boa aceitação internacional e marcando presença em coletâneas e matérias de veículos estrangeiros, o grupo já realizou turnê pela Argentina e foi citado pelo jornal espanhol El Pais em uma lista das melhores canções para strip tease. Suas músicas ainda chegaram a trilhar um comercial que faturou o Leão de Bronze do Festival de Cannes na França e foram executadas pela rádio BBC de Londres. D esde sua criação, os Retrofoguetes vêm colecionando prêmios e se apresentando em importantes festivais como Abril Pro Rock, Virada Cultural de São Paulo, Goiânia Noise, Festival de Verão de Salvador, Coquetel Molotov, Campeonato Mineiro de Surf e Festival do Sol. Já na tv, a banda acumula participações em programas da Rede Globo (Programa do Jô, Caldeirão do Huck), Multishow, Mtv e SESC tv, onde gravaram, em 2012, o Instrumental SESC Brasil.
Em 2016, lançam Enigmascope — Volume 1. Considerado pelos músicos o disco mais maduro nestes 15 anos de banda, ele traz 13 faixas compostas e gravadas para funcionar como a trilha de um filme de espionagem imaginário. No neologismo entre enigma e cinemascope surge o nome do álbum já lançado em compact disc e plataformas digitais.
Agora em 2019, os Retrofoguetes seguem tocando e já preparam novas composições para a gravação do Enigmascope — Volume 2.