- Benção Gravatá234 plays
- Ai Morena - Part - Dominguinhos2.223 plays
- Desejo - Part - Nando Cordel663 plays
Comunidade
Comentários
Release
Natural da Cidade de Gravatá, o instrumentista, cantor e compositor Ricardo Allegria é um admirador da cultura regional.
Sempre se envolveu em movimentos culturais na sua cidade.
Iniciou sua carreira musical aos 15 anos procurando sempre se aperfeiçoar em sua arte. Estudou canto e instrumentos e terminou por concluir o curso de licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco.
Deste período para cá, Allegria, como ficou conhecido, já participou de vários projetos na área musical.
Em 2001, com a Orquestra Retratos do Nordeste, tocou percussão no projeto Mãe Gentil, onde circulou em turnês pelo RJ, Salvador e SP, acompanhando Elza Soares, Seu Jorge, Rosi Campos e outros.
Em 2002, junto com músicos tarimbados do cenário local, forma o grupo Forró da Serra. Grupo no qual era o cantor e compositor de duas músicas. Com esse grupo veio a idéia de resgatar o forró de boa qualidade e cultivar as raízes do autêntico forró de pé-de-serra. A banda gravou um CD que foi muito elogiado pela critica e fez vários shows.
Em 2004, gravou o CD do Maracatu Nação Pernambuco intitulado O Nação Canta Pernambuco. Esse CD tem a participação de vários cantores pernambucanos e, além de cantar, Allegria fez os arranjos de vocal, percussão incidental, violão e direção musical.
Em 2005, fez turnês cantando com Maracatu Nação Pernambuco e o Balé Popular do Recife pelos estados de Pernambuco, Ceara e Alagoas.
Em 2006, foi diretor musical do Grupo feminino Toque Leoa, para o qual fez preparação vocal e musical para se apresentar em Olinda e São Paulo no AVON WOMAN IN CONCERT com a Orquestra Sinfônica feminina de São Paulo e os cantores Milton Nascimento, Marina Machado e Vanessa da Mata.
Em 2007, participou do projeto Recife Aqui onde foi o diretor musical e cantor da banda que acompanhou o Balé Cultural de Pernambuco. Esse projeto percorreu vinte estados e todas as regiões do Brasil levando a cultura musical de Pernambuco.
Em 2009, gravou o CD intitulado Ricardo Allegria especia de Forró ao Vivo. Esse é o seu primeiro CD solo que tem uma sonoridade moderna e traz três composições inéditas do cantor e algumas regravações fazendo, assim, um apanhado do repertório que faz nos seus shows.
Esse CD conta com as brilhantes participações de Jorge de Altinho cantando a música Linda do próprio Jorge de Altinho; Nando Cordel cantando a música Desejo uma das inéditas de Allegria e Dominguinhos cantando a música Ái Morena também inédita de Allegria. Na ultima faixa do CD, Allegria faz uma homenagem a sua cidade cantando a música Bênção a Gravatá, a sua terceira música inédita.
Em 2010, participa do projeto Pernambuco Bom Pra Você. Um projeto que fez turnê entre os meses de Junho e Setembro e percorreu treze cidades mostrando a música pernambucana : Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Salvador (Ba), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Natal-RN, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Buenos Aires (Argentina).
Direção e produção musical do CD FOI AGORA QUE EU CHEGUEI, DA LICENÇA, do grupo Toque Leoa no qual participa com duas composições de sua autoria.
Atoando como ator no filme A LUNETA DO TEMPO de Alceu Valença, com previsão de lançamento no final de 2012.