- Acarinhar11.632 plays
Comunidade
Comentários
Release
Ric Bass
Henrique Augusto Carvalheiro, ou mais conhecido como “Ric Bass” tem 34 anos e nasceu músico no dia 25 de julho de 1988, no Hospital da Lapa em São Paulo. Quando pequeno via seu pai arranhar algumas músicas no violão tendo assim um de seus primeiros contatos com a música. Aos 12 anos, logo não demorou a demonstrar seu talento, vocação para a música, aprendendo com facilidade a tocar violão sendo autodidata. Aos 16, partiu para os estudos de contrabaixo elétrico com aulas particulares, onde desenvolveu técnicas e conceitos básicos, e foi o que contribuiu para o enriquecimento de sua formação e o desenvolvimento de sua sensibilidade musical.
Sempre muito eclético, escutando e absorvendo todo tipo de som, quando ouviu Jaco Pastorius pela primeira vez em meados dos anos 2000 foi que Ric descobriu de vez seu instrumento preferido e começou a se tornar um contrabaixista. Além de contrabaixista é cantor e compositor também.
Ao longo de sua carreira, Ric Bass tocou ao vivo e gravou em discos com bandas de MPB, rock n' roll, forró universitário e pé de serra, pop, além de samba. Em seu currículo, destacam-se algumas apresentações:
Circuito SESC de São Paulo.
Canto da Ema.
TV Bandeirantes no programa “Bem da Terra”.
Estúdio Show Livre com a banda de reggae “A raiz da vida" E com a banda “Peixeletrico” de forró.
9º (Festival Nacional de Forró de Itaúnas – ES).
1º FEMUCA (Festival de Música de Carapicuíba) com a banda " A Raiz da vida" ficando em 3º lugar e com a banda Biblioteca Sonora ficando em 5º lugar.
Estudou contrabaixo elétrico no IB&T (Instituto de Baixo e Tecnologia) por 2 anos, tendo aulas semanais com Fernando Tavares e Fábio Zaganin.
Atualmente estuda no Conservatório de Tatuí (Contrabaixo Elétrico MPB/JAZZ) com o Professor Felipe Brisola e é bolsista na Jazz Combo do Conservatório. Como contrabaixista de forró acompanha Nando Nogueira e banda, mas já tocou com Coisa de zé, Anastácia, Duani Martins, Edson Duarte, Zé Duarte, Bernadete França, Tiziu do Araripe, Banda Peixeletrico, Black do Acordeon, Diego Oliveira, Nikolas Krassik, Duka Santos e os meninos do Groove, Forrobodó, Fabinho Zabumbão, Digo Ferreira e Grupo Feijão e Farinha... entre outros grandes artistas do forró pé de serra. Em 2019 no 3º festival de banda de forró do festival de forró da lua cheia, alcançou o 2º lugar e levou o título de melhor instrumentista, tendo na bancada de jurados Beto Correa, Cleber Almeida e Ramon Vieira (Trio Macaíba). Vale ressaltar sua apresentação com Joyce Moreno e Léa Freire como contrabaixista da Jazz combo do Conservatório de Tatuí.