- Dizendo Ao Coração23 plays
- Duas Versões1.077 plays
- Gota De Amor173 plays
- Muito Mais Que Mais33 plays
- Dá Um Tempo384 plays
- Nobre Paladar15 plays
- Pedaço De Solidão12 plays
- Praieira7 plays
- 02:41DIZENDO AO CORAÇÃO(Roberval Santos e Arnaldo Almeida)80 visualizações
- 02:59DUAS VERSÕES(Roberval Santos) *cifra no CifraClube68 visualizações
- 02:43GOTA DE AMOR(Roberval Santos)35 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
PROCEDER E SEGUIR(EP)
Começo dos anos 2000 e por conta de uma dor de cotovelo braba lá estava eu, quase eremita, no meu quarto sombrio compondo canções melosas e queixosas de amores acabados. Só saia do esconderijo para comer ou para cumprir o único compromisso profissional que mantinha, duas vezes na semana, para o mínimo sustento possível. Foi aí que tempos depois inventei de mostrar pra meu “cumpadi’ Ito Araújo. Danou-se! Me atormentou argumentando que eu tinha que registrar, mesmo como “demo”. Articulou com os amigos Marcelo Cuinha e Son Melo e lá estava eu gravando os devaneios amorosos em forma de canção. Os instrumentos bem gravados! A voz, nem tanto... ajeitamos apenas uma que acabou ficando entre as cinquenta do festival promovido pelo IRDEB, que tocam na rádio Educadora, e que foi gravada depois pela banda onde cantava a querida e saudosa amiga Joana Mendonça. Pouca gente conhece essas canções. Elas estão num estilo “pop baladas”, e eu gosto de cantar Samba! Porém, naquele momento, saíram várias ideias, mas nada de Samba. Que frustração! Então um querido amigo músico carioca “Gabriel Lopes”, que chegou a essas canções através do também saudoso amigo Emerson Sperandio, sentenciou: “ - meu cumpadi, tu tem que atravessar essas fase, lançar essas canções, pra prosseguir, passar esta etapa, senão tu vai ficar empacado aí”. Pois bem, vou lançar no Palco MP3, de forma simples, onde dá pra ouvir e baixar, e colocar as letras e cifras. Pensei em ajeitar a voz. Afinação, impostação, interpretação, essas coisas, mas foi então que me disseram: “- tua voz nestas canções está mais jovem!” Como? Fui ouvir. É mesmo. Vou deixar como está!
RELEASE ROBERVAL SANTOS
Cantor, instrumentista e compositor, Roberval Santos começou a tocar violão aos 10 anos orientado pelo professor Jorge Borges, tendo contato com teoria e prática desse instrumento na Escola Josmar Assis a partir dos 16 anos.
Na década de 80, apresentou-se ao lado de André Becker, flautista e saxofonista, tocando música instrumental na noite de Salvador, quando também descobre o universo do choro ao lado dos bandolinistas José Mario, Fred Menendez e Ricardo Markis. Na mesma década, ao lado de André Becker, faz longa temporada com a cantora Vânia Abreu. Ingressou no final do ano de 1986 na “Banda Voou”, grupo de influência popular, onde acompanhouno "Projeto Verão do Hotel Pelourinho" os sambistas Batatinha, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil e a cantora Elza Soares.
Adquiriu maior experiência e versatilidade ao acompanhar a cantadora “Roze”, intérprete de compositores da chamada "Cantoria", entre eles Elomar, Gereba, João Bá e Carlos Pita. Em 1997 participou das comemorações dos "Cem Anos da guerra de Canudos" pelo sertão da Bahia ao lado de Roze, Gereba, Fábio Paes, Wilson Aragão, Dinho Oliveira, Tato Lemos.
Acompanhou Mariene de Castro na temporada de lançamento do seu primeiro cd, ao violão.
Participou do lançamento do cd e da gravação do especial para a TVE, tocando violão para o compositor e cordelista “Bule-Bule”.
Foi o primeiro profissional da música, a acompanhar a cantora Márcia Castro, no início de carreira, em 2002.
Em 2004, fez a pesquisa, escreveu o roteiro, os arranjos e faz a direção musical do espetáculo “Cartola e Noel” com Eliane Veiga e Eduardo Brito.