- 07 guerrilheiro55 plays
- 08 a retomada56 plays
- Abuso72 plays
- Açoite45 plays
- Contexto atual38 plays
- Esquecido50 plays
- O Resto de Nada68 plays
- Raggae gangstae2.496 plays
- DE OLHO NO FUTURO438 plays
- Redesenhando275 plays
Comunidade
Comentários
Release
THUNDER BROWN é compositor e cantor sergipano do gênero RAP e militante da cultura HIP-HOP, iniciou sua produção autoral em 1994 na cidade de Aracaju, onde torna-se um dos precursores locais e referência dessa cultura. Sendo então fundador do grupo RESISTÊNCIA SUB URBANA em 1997 liderado por Thunder Brown, junto com jovens integrantes; Isael, Genilson, Manoel, TC e Daniel moradores do Jardim Esperança, apenas T.Brown continuou na atividade cultural militando e representando seu bairro ROBALO, a zona sul e toda a Zona de Expansão onde foi pioneiro.
Com letras politizadas de protesto que falavam sobre temas típicos do cotidiano das periferias e que caracterizavam o hip hop dos anos 90; racismo, violência e corrupção. Também fazia abordagens mais reflexivas sobre a subrevivência e o futuro da sociedade. Fomentando auto-estima, consciência e auto-valorização cultural, social e moral; alertando sobre devastação ambiental, exploração humana e incitando a indignação coletiva e protestos por direitos e deveres serem respeitados através do auto-conhecimento coletivo.
Descobriu o seu talento através de incentivos dos seus colegas da Escola Municipal Professor Anisio Teixeira na zona sul de Aracaju, aos 14 anos quando apresentou sua primeira letra em sua sala de aula (ANTI-RACISMO).
Apartir do conhecimento adquirido sobre a música rap e o movimento hip-hop mundial e local, em 1998 surgiu o convite para Thunder Brown integrar o quadro de uma rádio fm comunitária no Bairro Améria (Carcará FM 106.7) No mesmo ano foi criado o espaço do primeiro programa de rádio no Estado de Sergipe exclusivamente dedicado ao Hip-hop e se chamava EXPRESSÇAO DAS RUAS, apresentado por Thunder Brown nas tardes de sábado e domingo, o programa tinha uma audiência cativa participava atravéz de ligações que formava a grade da playlist e mandava recados entre os ouvintes, sendo considerada um sucesso, chegava incomodar os grandes veículos na disputa de audiência durante o tempo que ficou no ar. A Carcará FM foi extinta em 2002 após não conseguir renovar concessão.
Com pouca participação dos primeiros integrantes no processo criativo e evolutivo do grupo, T.Brown optou por seguir em frente e inserir novos integrantes até configurar a formação: T.Brown, Negro Fidabala e Júlio Poesia, a mais longa e participativa (1999 até 2009) nesse periodo houve um recesso nas apresentações entre 2003 e 2005 onde houve a tentativa de implantar um projeto com banda acústica mas prevalesceu a Resistência de T.Brown, Negro Fidabala e Júlio Poesia, sendo que os dois novos integrantes eram moradores do Bairro America. O grupo fez sua primeira apresentação ao público no Centro Comunitário do Bugio (CSU), na sequência fez vários ensaios abertos, apresentações e eventos em comunidades da periferia de Aracaju realizados a partir de entidades que promoviam e fomentavam a organização do movimento hip hop em Sergipe. Após mudanças de cidades a formção se desfez e apenas T.Brown continuou e auliado por velhos parceiros(Dj Feroz e Alexandre Pikeno) estimulou-se a gravação de um primeiro CD que se realizou do ano de 2011 com o nome em homenagem ao velho grupo sendo o título do disco: Resistência Sub Urbana. O disco teve a produção de beats feita por Feroz, foi cooproduzido por Alexandre Pikeno, Gravado Por Ricardo Classic, Masterizado por Anselmo Caranguejo e capa de Mário Fiscina. Contou com 08 faixas escolhidas por T.Brown e está disponível para download no youtube Thunder Brown.
. Thunder Brown também contribuiu fortemente na organização do movimento hip-hop a partir do ano 2000 quando em assembléia realizada pela Sasci-Sociedade Afro Sergipana de Estudos e cidadania, junto com representantes vários grupos de rap, bboys, grafiteiros e dj´s formaram a UCRASE – Unificação da Cultura de Rua Ativa de Sergipe. Pela Ucra-Se T.Brown teve rápida participação em grande evento que contou com a presença da banda paulistana Pavilhão 9 em 20 de novembro de 2001.
Precocemente T.Brown voluntariamente afastou-se da Ucra-se por discordar de tópicos importantes já decididos e registrados em ata. Com sua saída aliou-se a HotBlack e Mensagenegra para fundarem a FAMILIATIVISTA ainda em 2001. Na Familiativista participou da criação e realização de vários projetos e eventos a exemplo do GRITO DA PERIFERIA, o HIP HOP CRIANÇA FELIZ e NA PAZ DO HIP HOP, criação do núcleo NAÇÃO HIP-HOP BRASIL – SE, tendo participações importantes em congressos a nível nacional em São Vivente/SP em 2009 ou na UFRJ/RJ em 2015. Também obtivemos grande exito quando através da militância politico partidária de esquerda pela UJS, UNE e PcdoB, conseguimos eleger a vereadora Karla Trindade a qual levou o projeto aprovado e executado como lei municipal onde cria A SEMANA MUNICIPAL DE HIP-HOP EM ARACAJU (primeira cidade do Brasil). Este até então pode ter sido o maior evento de hiphop que já hove no Estado de Sergipe e contou com diversos artistas de renome nacional como Nelson Triunfo, GOG, Dexter, Gregory, Inquérito. Támbem contou com a maioria dos grupos de rap, mc´s, grafiteiros(as), b.boys e b-girls. O evento foi registrado na midia do genero pela revista Rap Brasil que trouxe a equipe completa para cobrir o evento e fez grande matéria exclusiva a nível nacional com várias páginas editadas. Subsequente ao primeiro ano realizado, todas gestões municipais deixaram de cumprir a lei e executar o projeto.
Thunder Brown participou de diversos eventos, as datas e nomes não estão em sequência confirmada, mas fica um pequeno esboço de alguns eventos:
·Csu do bugiu 2001
·Familia ATN - Cotinguiba - 2001
·Escola ...Bairro Industrial 2001
·Mercado Centro20 de novembro de 2001
·Campex Skate Parque dos Cajueiros 2002
·Rima Aracaju - Sol Nascente 2002
·Escola Olga Benaro Stos Dumont 2002
·Grito da Periferia Santos Dumont - 2002
·De Quebrada em Quebrada Ponto Novo - 2002
·Na paz do Hip-hop São Carlos - 2002
·Congresso do PcdoB Aracaju - 2001
·Ucra-Se Escola Valadares - Cidade Nova – 2001
·Rima Aracaju Praça 18 do Forte - 2001
·Inaugaração da pista des skate Cara de Sapo 2005
·Hip-hop Criança Feliz - Jardim Centenário
·Reatores 2007
·Show Racionais MC´s Gonzagão – 2010
·Congresso Nacional PcdoB Recife 2003
·Congresso Estadual UJS - 2003
·Congresso Nacional Une Brasilia 2006
·Projeto Verão 2006
·Congresso Nacional UJS 2004
·Rua da Cultura Atheneu 2004
·Projeto Verão 2008
·Rua da Cultura Centro Familiativista
·Rua da Cultura festival RPB Cufa 2009
·Projeto Ensaio Aberto
·Casa Laranja
·Semana Municipal do Hip-hop
·Hiphop de Quebrada – Ponte Aracaju/Barra
·Congresso UJS – Salvador/BA
·20 de Novembro
·Uzotus TV Aperipê