- Gatinhos No Piano3.876 plays
- Suíte Retratos II Ernesto Nazareth4.437 plays
- Radicalmo53 plays
- Suíte Retratos I Pixinguinha144 plays
- Alumiado (Ao Vivo)143 plays
- Corre Loló, Que Tá Na Hora!2.295 plays
- De Sábado Pra Dominguinhos135 plays
- Suíte Retratos IV Chiquinha Gonzaga473 plays
- Gatinhos No Piano (Ao Vivo)101 plays
- 03:15Toca de Tatu - Gatinhos no Piano (Radamés Gnattali)811 visualizações
- 05:14Toca de Tatu - Suite Retratos II - Ernesto Nazareth182 visualizações
- 05:03Toca de Tatu - Suite Retratos I - Pixinguinha222 visualizações
Comunidade
Comentários
Release
O Toca de Tatu se uniu há quase dez anos em Belo Horizonte. Luísa (Mitre) no piano, Lucas (Telles) no violão, Lucas (Ladeia) no cavaquinho e Abel (Borges) na percussão, além de grandes amigos, são músicos sintonizados um com o outro e vem construindo, aos poucos - e solidamente -, uma carreira inédita e produtiva.
Com um som único, respeitoso à tradição e com um espírito inovador, o Toca possui interpretações que valorizam a coletividade, equilibrando suingue, versatilidade e delicadeza. No repertório, peças autorais e de compositores consagrados recebem o trato refinado dos arranjos do grupo, que transita por diversos ambientes da música instrumental brasileira, passeando pelo balanço e fraseado típicos do choro, a liberdade improvisatória do jazz e a abordagem camerística da música de concerto.
Possui dois álbuns lançados: “Meu amigo Radamés” (2013), em homenagem ao maestro e compositor brasileiro Radamés Gnattali, e “Afinidade” (2017), dedicado a compositores contemporâneos de Minas Gerais; ambos de acesso físico e pelas plataformas streaming disponíveis.
O Toca venceu o II Concurso Instrumental Estúdio 66 (Canal Brasil - RJ) em 2013 e foi premiado com o 2º lugar no Festival de Choro Jorge Assad (São João da Boa Vista - SP) em 2014. Realizou duas turnês pela Europa, passando por Londres (Inglaterra); Paris, Antony e Bordeaux (França); Rotterdam, Haia e Oosterhout (Holanda). Nas ocasiões, apresentou-se em importantes eventos, como “10ème Festival International & rencontres de choro de Paris” e “Rencontres Internationales de la Guitare” (França); e, também, em diferentes espaços, como o Clube de Choro UK (Inglaterra) e a “Maison de L`Amérique Latine” (França).
Pelo Brasil, é relevante destacar alguns encontros e shows que marcaram a trajetória do grupo: 52º Festival Villa-Lobos (RJ), Festival 30 anos do Jazz Mania (RJ), Centro de Referência da Música Carioca (RJ), Festival Choro da Casa/Ribeirão Preto (SP), Encontro Novos Chorões SESC/Piracicaba (SP), Clube do Choro de São Paulo - Festival Piano no Choro (SP), Festa da Música (MG), Savassi Festival (MG), Choro Livre (MG), BH Instrumental (MG), SESC Minas ao Luar (MG), SESC Chorinho e Samba na Praça (MG), Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG), Seminário Euro-Brasileiro de Choro (MG), Museu de Arte da Pampulha (MG), Palácio das Artes (MG), Festival de Inverno de Itabira (MG), dentre outros.
O grupo teve a honra de dividir o palco com admiráveis artistas do Brasil, como Juarez Moreira, Zé Nogueira, Cristóvão Bastos, Toninho Carrasqueira, Nivaldo Ornelas, Sérgio Santos, Célio Balona e Caetano Brasil.
O Toca de Tatu promove a música brasileira também em atividades didáticas, com oficinas e workshops preparados pelos integrantes do grupo, que compartilham seus conhecimentos e experiências ao redor do mundo.