- Mestres da Plantação724 plays
- 01 Navio Negreiro1.885 plays
- Acalanto1.354 plays
- Maracatu nº1709 plays
- Sentinela800 plays
Comunidade
Comentários
Release
Coral da Casa de Estudos Musicais da UFC
O Curso de Extensão em Música da UFC foi criado em 1996 com o objetivo de preencher uma lacuna na formação de músicos em Fortaleza, que contavam com um curso de nível superior mas ainda não tinham acesso a um curso de nível médio de qualidade na área.
Dentro da disciplina Canto Coral do Curso de Extensão em Música (CEM), surgiu o Coral do CEM, a princípio regido pelo Prof. Gerardo Viana Jr., primeiro professor desta disciplina.
Em janeiro de 2000 a disciplina tornou-se vinculada ao Coral da UFC, na época regido pelo Prof. Erwin Schrader. Neste período o Coral fez diversas apresentações, tendo por base os alunos do CEM.
Em 2004 o Coral da UFC desvinculou-se do Curso, voltando então o Coral do CEM a ter identidade própria. A Profª. Mirella Cavalcante passou a ser responsável pela orientação vocal do grupo, que era regido pela Profª. Inez Beatriz. A partir de julho de 2004, Simone Sousa assumiu a regência deste grupo, com o qual fez algumas apresentações.
Em 2005 o Coral do CEM assumiu o desafio de montar uma adaptação da opereta Forrobodó, maior sucesso da compositora Chiquinha Gonzaga. Esta adaptação foi apresentada em novembro deste ano, no Teatro SESC Emiliano Queiroz.
Em 2006, com a extinção do CEM e a criação da Casa de Estudos Musicais da UFC, o Coral passa a ser vinculado a este equipamento. Neste mesmo ano, apresenta a opereta Forrobodó no palco principal do Theatro José de Alencar, dentro do projeto Ceará em Cena, no Centro Cultural Banco do Nordeste, dentro do projeto Cultura Musical, e em temporada de um mês no Teatro SESC Emiliano Queiroz, dentro do projeto Quinta Acústica.
Ainda este ano, o grupo é selecionado no III Edital de Incentivo às Artes da SECULT, na área de Montagem de Espetáculo Musical, com o projeto Forrobodó, para a ampliação do espetáculo. Dentro deste edital, a opereta foi reapresentada em temporada de um mês, em fevereiro de 2007, no Teatro SESC Emiliano Queiroz. O Forrobodó foi reapresentado mais uma vez, em agosto de 2007, em temporada de um mês, no Centro Cultural Bom Jardim.