Comentários
Release
O grupo de Rap Paulista União Racial está em estúdio preparando o segundo CD da carreira, trazendo músicas inéditas que não deixam de ter a característica questionadora e inovadora usada pelo grupo.
O UR, desde sua criação em 1994, se preocupa em desenvolver letras que tenham teor social. Uma de suas principais intenções é elaborar uma poesia que desperte no ouvinte o interesse em debater questões individuais e coletivas, nos âmbitos cultural, social e político.
Apesar do nítido amadurecimento, o plano de escrita conspiratória segue em vigor; mas o que se percebe claramente, é a diferença (entre os dois cds) na forma com que o grupo concebe o fator instrumental da obra.
Lançando mão de influências como o Jazz, Samba, Música de Concerto, MPB entre outras, o União Racial vem elaborando bases que tencionam fugir dos paradigmas.
Formado pelo DJ Willian, destaque nas edições de 2003, 2004 e 2005 do Hip Hop DJ, e pelos MCs Marquinhos, Neves e Smi, o União garante: "Esse novo projeto é o resultado de processos de 'lapidação' e de congruência das particularidades, portanto apresenta uma identidade mais original e representativa. Estamos aprimorando nossas bases a partir de propostas diferentes, que pretendem polemizar a discussão em torno da produção musical no Hip Hop".
Sobre o União Racial: Fundado em setembro de 1994, o UR costuma se destacar no circuito musical. Lançou seu primeiro cd em 2002 pelo selo "É nóis na fita" e no ano de 2003, junto à produtora "13 Produções", criou seu único vídeo clipe. Este foi transmitido pela MTV Brasil que convidou o grupo a participar do programa YO! Raps para o lançamento do vídeo.
Além do próprio CD, o grupo teve participações no "Riscando Um", CD do DJ Marcelinho, com a faixa "Rima Didática" , produzido pela Trama Records e também no CD "Espaço Rap vol. 6" , com a faixa "A Bússola" , que vinculava algumas das músicas mais pedidas pelo público da Rádio 105 FM no programa "Espaço Rap" durante o segundo semestre de 2002.
O último feito mais significativo do grupo foi junto ao projeto "Rumos" do Itaú Cultural em 2005; o concurso visava destacar "retratos" artísticos da "Cultura Brasileira". O União Racial foi um dos 50 escolhidos dentre mais de 1.400 conjuntos oriundos de diversas localidades do território nacional.
Atualmente o UR está aguardando decisão dos jurados no "Prêmio Hutúz" quanto a indicação de Cinco dos aproximadamente Cem inscritos na categoria "Demo Masculino".
Contamos com sua torcida e o manteremos informado...
obs: "Quem mata o tempo não é assassino, é suicida..."
ACORDA!!! É PRA ONTEM!!!
UNI-VOS!!!