- Brincadeiras no Sertão29.518 plays
- Tempos Atrás17.267 plays
- Terra Brasil10.168 plays
- Minha Sina10.414 plays
- O Rio ta Cheio7.185 plays
- Lua de Queijo4.756 plays
- Cadeira de balanço6.914 plays
- Violeiro Matuto6.573 plays
- Mensageiro Cantador7.660 plays
- Cabou a Luz4.186 plays
Comunidade
Comentários
Release
Violeiros Matutos é um grupo de cantores e violeiros formado em 2002, com quatro CDs gravados.
Os dois primeiros (usados apenas para divulgação) trazem arranjos próprios para os grandes clássicos da música de raiz, como: Velha Porteira (Helio Alves e Ziltinho), Tardes Morenas de Mato Grosso (Valderi e Goiá), Meu Primeiro Amor (José Fortuna), Vaca Estrela e Boi Fubá (Patativa do Assaré), Cai Sereno (Eupidio dos Santos) entre outras.
O terceiro ?Violando Fronteiras? vem com a proposta de juntar quatro grupos de quatro Estados Brasileiro em um CD. Minas Gerais (Grupo Viola Urbana), Paraná (Grupo Viola Quebrada), Espírito Santo (Grupo Moxuara), São Paulo (Grupo Violeiros Matutos) e uma participação especial da Banda Pau e Cordas de Recife, PE.
O último álbum intitulado ?Terra Brasil?, de 2009, traz composições inéditas, em sua maioria de integrantes do grupo, tais como: BRINCADEIRAS NO SERTÃO (Sérgio Penna) PAGODE DO TIÃO (Fabíola Mirella), TERRA BRASIL (Sérgio Penna) que dá título ao CD, TEMPOS ATRÁS (Sérgio Penna). Destaque ainda para obras inéditas de compositores amigos como: AS 4 ESTAÇÕES (Pinho ? Editor da Revista Viola Caipira), CABOU A LUZ (Fábio Sombra- escritor e pesquisador de cultura popular) e NÃO VI MAIS MEU CARRO DE BOI (Mumbuka- violeiro e compositor).
O Grupo é formado por cinco músicos e violeiros profissionais que se conheceram na escola de música CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim): Sérgio Penna (viola solo e voz), Cláudio Rugene (viola e voz), Fabíola Mirella (viola e voz), Vinícius Almeida (contrabaixo) e Elcio Paulo (percussão). Essa formação vem ganhando destaque pelos arranjos bem elaborados das três violas e contrabaixo com levadas diferentes e dos arranjos vocais dos três cantores, com linguagem e estilo inconfundíveis, que executam com simplicidade e maestria.