- 07ARROXANDO O NÓ2.265 plays
- 08MINHA SAUDADE1.153 plays
- 09SANFONA NO PEITO1.314 plays
- 12TUA ARMADILHA795 plays
- 01PRA RASGAR XINELO4.900 plays
- 10CHUVA879 plays
- 11LOUCURA NO FORRÓ872 plays
- 05ME LIGA2.850 plays
Comunidade
Comentários
Release
A banda de forró pé de serra Xinelo Rasgado (Forró “Xinelo Ragasdo” Pé de Serra) surgiu em 2006. Antes disso, Wellington da Silva e sua esposa, Aurineide, tocavam para amigos e em festas particulares com o nome de Chamaram Porque Quiseram. A mudança marca o início do ciclo profissional da banda, que tem origem no Recife.
Wellington, que hoje é cantor e sanfoneiro, aprendeu a tocar acordeom sob a instrução de Mestre Camarão e Marcelo de Feira Nova. Depois de se encantar pelo instrumento, comprou de um amigo os demais que faltavam para compor um autêntico pé de serra; Aurineide ficou responsável por cantar junto com ele. Desde então, o casal e seus músicos contratados — zabumbeiro, “triangleiro”, percussionista e, quando necessário, baixista — apresentam o mais tradicional e legítimo forró nordestino.
Sob a influência musical dos que consideram os 4 (quatro) ícones da cultura, são eles: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Marinês, bem como, o exímio executante da sanfona o Multi-instrumentista Sivuca, os Poetas Xico Bizerra, Flávio José, Accioly Neto, Santana, Maciel Melo e Petrúcio Amorim, a Xinelo Rasgado destaca-se pela organização e os trajes dos seus membros, sempre a caráter e padronizados.
Nesses anos, além de tocarem em festas particulares e de empresas como Eurovia, Via Sul e Toyota, o grupo fez a abertura do São João do Cabo de Santo Agostinho no Trem do Forró e participou do projeto Mercado, Forró e Repente, ambos em 2008, entre outras apresentações financiadas pela Prefeitura do Recife.
Incentivados pelos Poetas e Cantores Nerilson Buscapé e Júnior Vieira, gravaram seu primeiro CD, Xinelo Rasgado – Levantando Pó, lançado em 2009; e o segundo, Xinelo Rasgado – Poesia e Cultura, que foi lançado em 2011.