- Fátima no Curso952 plays
- Pra Gente Gandaiar (ao vivo)317 plays
- Viajando - Instrumental (ao vivo)462 plays
Comunidade
Comentários
Release
Formada finalmente em janeiro de 2000, a Xôro Baixo já existia desde 1997, quando os primos Claudinho e Gui Oliveira freqüentadores assíduos das casas do chamado ?Forró Universitário?, decidiram comprar um zabumba e um triângulo. O gosto pelo forró pé-de-serra fez com que os dois amigos começassem a se dedicar ao robbie de tocar para os amigos em reuniões e churrascos. Com o passar do tempo, a pedido desses amigos, Claudinho e Gui começaram a busca por um sanfoneiro até que encontraram José Ferreira ? o famoso Zé da Mola, que além do apelido que é hoje seu nome artístico, sempre teve muito em comum com os dois.
Química perfeita estava formada finalmente a Xôro Baixo.
Começaram a ensaiar um repertório de canções do mais puro forró pé-de-serra e a tocar em bares e casas de shows de Caieiras e região, sem nunca ter parado de tocar nos encontros com os amigos.
A estória da Xôro Baixo começa a mudar quando foram convidados a tocar em 2002 no Arraiá do Rancho Trem Bão em Caieiras, onde puderam apresentar composições próprias que de cara encantaram o público que começou a acompanhar a banda em seus shows.
A Xôro Baixo tem em seu castting de shows apresentações nas três primeiras edições do Baile do Hawai de Caieiras (2002, 2003 e 2004), em duas edições do Forró do Webol (2003 e 2004), nas duas últimas edições da Feira da Cultura de Caieiras (2004 e 2005), diversas apresentações em São Paulo em eventos promovidos pela ONG Movimento Melancia de Jaraguá, em diversas realizações do Movimento Juventude Fazendo Arte de Caieiras como por exemplo o Festival de Inverno de Caieiras em 2006, além de várias apresentações em festas particulares, nas festas Juninas da Geologia e da Química na USP e nas casas de forró universitário KVA, Projeto Equilíbrio e Danado de Bom.
Mas a grande consagração do trabalho veio em 2006 e 2007, quando participando do FERMUCA ? Festival Regional de Música de Caieiras ? conseguiu a classificação final como 3º Melhor Banda dentre as mais de 80 bandas inscritas com a música País do Carnaval em 2006 e Fátima no Curso em 2007.
Tendo em seu repertório músicas de grandes lendas do forró pé-de-serra como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Sivuca, de grandes nomes do forró nordestino atual como Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho e dos maiores trios do tradicional forró como Trio Virgulino, Trio Nordestino, Trio Jerimum entre outros, a Xôro Baixo também procura inovar e diversificar seu repertório tocando versões de músicas de artistas de outros gêneros musicais como Karnak, Dread Lion, Tim Maia, Zeca Baleiro tentando manter-se contemporânea sem fugir às raízes.
A Xôro Baixo conta também em seu repertório com composições próprias que mostram um pouco dessa diversidade contemporânea. Entre elas estão:
País do Carnaval, um xote com letra de protesto que consagrou a banda no FERMUCA 2006;
Fátima no Curso, um forró no estilo munganga, tradicional estilo de músicas de duplo sentido;
Pra Gente Gandaiar, um regae com clima praieiro;
Viajando, forró instrumental;
Flor de Primavera, um xote com letra romântica;
Só Tem Alegria, outro regae com pegada forte de sanfona.
Nesses sete anos de estrada a Xôro Baixo vem mantendo acesa a chama do bom e tradicional forró pé-de-serra, música típica e genuinamente brasileira que é parte integrante da cultura e tradição brasileira, trazendo elementos contemporâneos e mantendo o seu som atualizado.
A Xôro Baixo é:
- Claudinho - vocal, zabumba e alfaia;
- Gui Oliveira - voz, triângulo, pandeiro e efeitos de percussão;
- Zé da Mola - acordeom de 120 baixos.
Contatos para shows:
(11) 6313 - 0567 c/ Claudinho
(11) 4605 - 4652 c/ José